DISTRITO FEDERAL
Voz Ativa: GDF e Instituto MultipliCidades formalizam parceria para mapear saúde socioemocional nas escolas públicas
Acordo de cooperação garante implementação de plataforma digital inovadora que dá voz aos estudantes e subsidia políticas educacionais baseadas em evidências
A rede pública do Distrito Federal avança em uma iniciativa inédita para transformar o ambiente escolar: o Instituto MultipliCidades formalizou parceria com a Secretaria de Educação do DF por meio do Acordo de Cooperação nº 10/2025, assinado em 1º de outubro de 2025.
O acordo prevê a implementação do Voz Ativa, uma pesquisa inovadora que utiliza jogos digitais para dar voz às emoções e sentimentos dos estudantes. “Enquanto se divertem, os estudantes respondem a pesquisa no próprio jogo. Essas interações dos estudantes geram indicadores que ajudam a mapear o clima escolar nas escolas participantes”, explica o especialista em inteligência artificial e gamificação, Alisson Sanches.
O projeto utiliza tecnologia social inovadora para mapear o clima emocional e social de estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa vai envolver milhares de alunos em 70 escolas públicas de todas as regiões administrativas.
Segundo a presidente do Instituto MultipliCidades, Cristiane Pereira, “o Voz Ativa foi desenhado para ser um sistema contínuo, ético e inteligente, capaz de revelar tendências converter sinais subjetivos — como desconexão emocional e sensação de insegurança — em indicadores acionáveis para as equipes pedagógicas, com linguagem técnica e governamental”. Ela reforça que a proteção de dados segue rigorosamente a LGPD.
O projeto é uma realização do Instituto MultipliCidades, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Como funciona
Por meio de jogos digitais, os estudantes respondem semanalmente a enquetes integradas em situações que simulam o dia a dia escolar. Cada decisão tomada dentro do jogo revela dados sobre saúde mental, convivência, segurança e pertencimento. As informações são armazenadas de forma segura e organizadas em relatórios automáticos que apoiam professores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas.
“Políticas públicas eficazes precisam ser construídas a partir do diálogo real e constante com quem vive a realidade escolar. Ao unir tecnologia e gamificação, damos voz aos estudantes e criamos uma base sólida de dados para promover transformações concretas nas escolas”, explica Cristiane Pereira.
Acordo garante escuta qualificada
Um dos pilares da parceria é o compromisso com a proteção de dados pessoais dos estudantes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todo o tratamento das informações seguirá princípios de segurança, privacidade e confidencialidade, garantindo que as percepções coletadas sejam utilizadas exclusivamente para fins pedagógicos e de formulação de políticas públicas.
Dados inéditos para políticas educacionais
Os relatórios gerados devem produzir um retrato inédito sobre temas sensíveis como bullying, violência, desigualdades e evasão escolar. Essas informações servirão de insumo para ações estratégicas da Secretaria de Educação do DF, orientando políticas de bem-estar socioemocional, segurança e prevenção de conflitos.
O projeto tem atenção especial para estudantes do programa Superação, permitindo comparar indicadores de diferentes perfis e contribuir para a inclusão de quem mais precisa de apoio dentro da escola.
“Dar voz aos estudantes e transformar esses relatos em políticas efetivas é um dos grandes diferenciais do Voz Ativa. Com base em dados concretos, poderemos desenvolver estratégias pedagógicas mais assertivas, combater o abandono escolar e promover a inclusão. É um projeto inovador que reconhece o estudante como protagonista e fortalece a gestão educacional com inteligência e sensibilidade”, afirma a diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sônia.
Brasília como referência nacional
A iniciativa fortalece educação pública de qualidade que coloca o estudante no centro da escuta e valoriza a construção de políticas baseadas em evidências. A Secretaria de Educação do DF acompanhará de perto a execução, com visitas de sensibilização nas escolas participantes e análise de relatórios para apoiar ações pedagógicas.
Com este acordo, o Voz Ativa reafirma seu compromisso de valorizar a voz dos alunos, fortalecer a comunidade escolar e consolidar Brasília como referência nacional em tecnologias sociais para a educação pública.
DISTRITO FEDERAL
Iguatemi Brasília traz o filme “Mãe Fora da Caixa” em última edição do ano do CineMaterna
Published
9 horas atráson
28 de novembro de 2025By
Gabriel
A sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 2 de dezembro, às 14h10, no Cinemark do shopping
O Iguatemi Brasília realiza a última edição do ano do CineMaterna no próximo dia 2 de dezembro, terça-feira, às 14h10, no Cinemark do shopping. A iniciativa que promove sessões de cinema e momentos de interação para famílias com bebês de até 18 meses exibirá, dessa vez, o filme “Mãe Fora da Caixa”, comédia brasileira estrelada por Miá Mello e Danton Mello.
Para o CineMaterna, a sala é adaptada com iluminação e som adequados para os bebês, além de trocadores para a comodidade das famílias. Para participar da sessão, meia hora antes do início da exibição do filme, são distribuídas 10 cortesias. As promotoras do CineMaterna, identificadas com a camiseta rosa do projeto, entregam os ingressos por ordem de chegada – as cortesias são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido retirar ingressos para terceiros. Já os ingressos tradicionais podem ser adquiridos na bilheteria do cinema.
Mãe Fora da Caixa acompanha uma mulher bem-sucedida chamada Manu que acredita ter sua vida toda mapeada e sob controle apesar de uma rotina agitada e acelerada. Porém, tudo cai por terra quando ela descobre estar grávida de sua primeira filha. Agora, ela e seu marido terão que enfrentar os desafios, dilemas e dúvidas que chegam com o nascimento de uma criança. O longa faz um retrato da maternidade de forma autêntica, misturando humor e leveza aos dramas cotidianos de uma família de primeira viagem.
Mensalmente, o shopping recebe sessões do CineMaterna, reforçando o empreendimento como ponto de encontro das famílias e sua referência em promover experiências incríveis para os clientes. Para mais informações, acesse o site do Iguatemi Brasília e siga as redes sociais: Instagram ( iguatemi_bsb) e Facebook (facebook.com/
Serviço:
CineMaterna no Iguatemi Brasília
Data: terça, 2 de dezembro de 2025
Horário: 14h10
Filme: Mãe Fora da Caixa
Local: Cinemark Shopping Iguatemi Brasília
Sobre CineMaterna
A Associação CineMaterna, fundada em São Paulo em 2008, é uma organização sem fins lucrativos pioneira em sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Em mais de uma década de atuação, a CineMaterna já realizou quase 10 mil sessões, impactando mais de 229 mil famílias em 51 cidades de 17 estados brasileiros. As sessões incluem um bate-papo após o filme, oferecendo aos pais um espaço para relaxar e interagir com outros adultos em situações semelhantes.
Sobre o Iguatemi Brasília
O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.

Ministério da Saúde envia força-tarefa para enfrentar surto de gripe em indígenas de Maturacá, no Amazonas
Comissão discute impacto do turismo off-road no Brasil
Estácio Brasília recebe Selo de Responsabilidade Socioambiental 2025/2026 em reconhecimento por ações de impacto na comunidade
Debate sobre regulação das plataformas digitais destaca protagonismo do Brasil no tema
Prazo para aderir ao Novo Pronacampo acaba domingo (30)
politica
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
DISTRITO FEDERAL
Iguatemi Brasília traz o filme “Mãe Fora da Caixa” em última edição do ano do CineMaterna
A sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 2 de dezembro, às 14h10, no...
Voz Ativa: GDF e Instituto MultipliCidades formalizam parceria para mapear saúde socioemocional nas escolas públicas
Acordo de cooperação garante implementação de plataforma digital inovadora que dá voz aos estudantes e subsidia políticas educacionais baseadas em...
Encontro no Hospital de Santa Maria fortalece a rede de cuidado às pessoas com estomia
Ação marcou o Novembro Verde e reuniu profissionais, pacientes e especialistas em um dia dedicado à informação, escuta e acolhimento...
BRASIL E MUNDO
Com novas regras do MEC, eletivas ganham papel central na formação do Ensino Médio a partir de 2026
As escolas terão que oferecer ao menos dois itinerários formativos a partir do próximo ano. Mais do que uma exigência...
CEERT destaca avanços e a força coletiva após encontro antirracista e II Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Debates aconteceram nesta semana e reuniram personalidades de todo o país. Daniel Teixeira, diretor executivo da instituição, destaca avanços Brasília...
Evento no Senado reúne especialistas para debater avanços dos medicamentos biossimilares no Brasil
Setor público, acadêmicos e organizações como Anvisa e Fiocruz enriquecem o debate juntamente com a sociedade No próximo dia 4,...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Gestor do MEsp e ex-atleta olímpico, Diogo Silva, alerta sobre a importância da prevenção no cuidado contra o câncer
Aos 43 anos, Diogo Silva, carrega no corpo a memória do alto rendimento. Caminha com uma postura firme, respiração ritmada...
Fluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
O Fluminense não tomou conhecimento do São Paulo e protagonizou uma verdadeira noite de gala no Maracanã, na última quinta-feira....
MEsp prestigia Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e destaca investimentos na modalidade
Os secretários de Alto Desempenho, Iziane Marques, e do Futebol, Patrick Correa, além da presidente da Autoridade Brasileira de Controle...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásMéqui abre a fenda para o Mundo Invertido em campanha icônica com Stranger Things, da Netflix
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásReforma Tributária começa em 2026 e exige adaptação técnica das empresas brasileiras
-
DISTRITO FEDERAL4 dias atrásCazuza ganha versão sinfônica em Brasília com Rogério Flausino e Wilson Sideral
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásAumento do ICMS sobre o diesel deve encarecer fretes e produtos a partir de 2026










