BRASÍLIA

AGRONEGÓCIO

Mato Grosso alcança recorde histórico nas exportações de carne bovina em março

Publicado em

Volume exportado atinge novo patamar no primeiro trimestre

Mato Grosso alcançou um volume recorde nas exportações de carne bovina em março de 2025. Segundo boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta segunda-feira (14), o estado embarcou 164,32 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) no acumulado do primeiro trimestre. Esse volume representa 20,63% das exportações nacionais no período.

Crescimento em relação ao ano anterior

O montante exportado representa um crescimento de 6,25% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram embarcadas 154,66 mil toneladas. O Imea atribui esse avanço a uma série de fatores econômicos e produtivos favoráveis ao mercado externo.

Fatores que impulsionaram as exportações

Entre os principais fatores que explicam o aumento das exportações estão a valorização do dólar, a maior disponibilidade de carne por parte dos frigoríficos e a retração da demanda no mercado interno. Segundo o Imea, esse cenário favoreceu a destinação da produção para o comércio internacional.

Receita também atinge valor recorde

Além do aumento no volume exportado, a receita obtida com as vendas externas também foi a maior já registrada para o mês de março. Foram gerados US$ 232,88 milhões, valor 28,76% superior ao arrecadado no mesmo mês de 2024. De acordo com o Imea, o resultado foi impulsionado por um aquecimento da demanda internacional por carne bovina brasileira.

Leia Também:  Usinas de Etanol devem impulsionar crescimento do consumo interno de milho em Mato Grosso

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Brasil apresenta modelo sustentável que une produção de alimentos e energia limpa

Published

on

A integração entre segurança alimentar e segurança energética foi o foco do painel “Cultivando o Futuro: Segurança Alimentar e Energética Caminhando Juntas”, realizado nesta segunda-feira (10) na AgriZone, espaço da Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante a COP30, em Belém (PA).

A coordenadora-geral de Sustentabilidade e Regulação da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (SCRI), Andrea Moura, representou o Ministério no debate e destacou o papel do Brasil como referência mundial em produção sustentável.

Durante o painel, Andrea explicou que a produção de alimentos e a de biocombustíveis no Brasil não competem entre si, resultado da capacidade do país de integrar diferentes cadeias produtivas de forma eficiente. Ela afirmou que é possível produzir grãos destinados à alimentação e matérias-primas para biocombustíveis sem comprometer a oferta de alimentos. Em muitos casos, as duas atividades se complementam, como ocorre quando a segunda safra de milho é cultivada após a soja, prática que contribui para a saúde do solo e aumenta a produtividade.

A coordenadora também destacou que os biocombustíveis têm papel essencial na transição energética global, pois são produzidos a partir de fontes renováveis, como milho, cana-de-açúcar e oleaginosas. Esses produtos permitem substituir gradualmente os combustíveis fósseis e impulsionar uma matriz energética mais limpa. Segundo ela, o Brasil tem grande potencial para ampliar essa produção, especialmente em setores estratégicos, como a aviação civil e o transporte marítimo.

Leia Também:  Receita Federal promove Ação de Conformidade Declara Agro - Aeronaves

Andrea ressaltou que o modelo agrícola brasileiro é um exemplo de como é possível conciliar segurança alimentar, sustentabilidade e inovação. Ela afirmou que o Brasil é parte da solução, pois o agro nacional contribui para alimentar o mundo e, ao mesmo tempo, gerar energia limpa de forma responsável e sustentável.

A atividade integrou a programação oficial da AgriZone, espaço do Mapa e da Embrapa que apresenta soluções inovadoras da agropecuária brasileira durante a COP30 e promove o diálogo entre governos, produtores, pesquisadores e organizações internacionais sobre os desafios e oportunidades do setor.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI