BRASÍLIA

BRASIL

Governo Federal e Instituto Maurício de Sousa lançam gibi da Turma da Mônica sobre importância da valorização de idosos

Publicado em

História contada na revista em quadrinhos serviu de inspiração para a troca de experiências entre estudantes do 4º ano do ensino fundamental e pessoas idosas. Lançamento ocorreu no Instituto Federal Goiano, em Iporá

 

A revista em quadrinhos “Turma da Mônica em: Intergeracionalidade” narra a história de Xabéu, irmã mais velha do personagem Xaveco, e de sua avó, Dona Xepa, em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa.

A trama também explora os desafios que podem surgir entre diferentes gerações devido a distintas visões de mundo e aos estereótipos associados à velhice, que resultam em discriminação e preconceito. Além disso, aborda o impacto desses fatores na dignidade e na saúde das pessoas idosas. A história ficcional encontra paralelos com a realidade quando se conhece a vida de William Aires, de 9 anos, que conta com a ajuda da avó para realizar as tarefas da escola. “Ela sempre me dá muitos presentes e é muito amorosa comigo”, conta ele, que retribui dando dicas de como utilizar o celular. “Eu sou um dos netos favoritos da minha família”, se orgulha.

Estudante do 4º ano da Escola Municipal Odilon José de Oliveira, em Iporá, interior de Goiás, ele foi um dos 25 alunos a participar do lançamento do gibi da Turma da Mônica sobre intergeracionalidade – a relação entre jovens e pessoas idosas, lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. “Tem cenas que podem ajudar a gente a interpretar o que devemos fazer e como interagir com as pessoas idosas ajudando, respeitando e dando carinho”, relata Willian.

 

ENCONTRO DE GERAÇÕES — A ação reuniu, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), pessoas de diferentes idades. O lançamento da revista ocorreu de maneira integrada ao programa Envelhecer nos Territórios, que tem como objetivo promover a inclusão social e o envelhecimento ativo das pessoas idosas em diversas regiões do Brasil.

Leia Também:  Alto do Cruzeiro, em Gravatá, recebe programação especial no próximo sábado (15)

Foi por meio do programa que a dona Maria de Fátima da Silva Masson, de 65 anos e avó de quatro netos, aprendeu a ter seus direitos como pessoa idosa respeitados. “Eu achava que estava velha e não prestava para mais nada”, diz. “Mas não é assim. Agora, eu senti que a minha vida mudou”, afirma. Ela espera que o gibi ajude as crianças e os adolescentes a respeitarem a população mais velha. “As pessoas idosas têm que ser amadas, valorizadas e tratadas com respeito, amor e carinho”, afirma.

 

SEGURANÇA E RESPEITO — A parceria entre o MDHC e o IF Goiano promoverá encontro regulares de pessoas acima de 60 anos com cerca de 400 alunos do ensino fundamental de oito escolas do município.

O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, explica que disseminar os direitos da população idosa para todas as faixas etárias proporciona um ambiente de segurança e respeito de direitos. “Essa formação vai ajudar as crianças a respeitarem ainda mais as pessoas idosas, bem como estimular o convívio entre diferentes gerações, evitando qualquer possibilidade de preconceito ou discriminação que afeta professoras e professores”, afirmou.

A ação contribui para a formação ética e cidadã dos jovens, explica o coordenador de Extensão do IF Goiano, Bruno Silva de Oliveira. “Poucas pessoas sabem os reais direitos aos quais têm acesso a partir dessa idade. Por isso é tão necessário realizar cursos de formação continuada que visem disseminar os benefícios e direitos da pessoa idosa”, disse.

 

MARCO — Para a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, Biany Lourenço, o projeto é um marco na valorização da pessoa idosa, uma vez que possibilita que a política continuada seja exercida de maneira efetiva, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. “Promover o resgate da memória às novas gerações faz toda a diferença para que a gente possa trabalhar a inclusão da pessoa idosa na vida da população”, afirmou.

Leia Também:  Ministério das Cidades esclarece normas para cadastramento de entidades no Minha Casa Minha Vida

 

ENVELHECER NOS TERRITÓRIOS — No último sábado, 5 de abril, 30 agentes do programa Envelhecer nos Territórios realizaram um mutirão de visitas às pessoas idosas para o levantamento de informações sociodemográficas e identificação de violações dos direitos humanos.

Iporá foi escolhida para integrar o programa piloto devido aos indicadores de envelhecimento do município. De acordo com o IBGE, o município possui um alto índice de envelhecimento: são 110 pessoas idosas para cada 100 jovens de zero a 14 anos. Em fevereiro, foram realizadas 3.837 visitas a pelo menos 3.372 pessoas idosas.

Olavo Carvalho de Lima passou pela formação e, hoje, realiza pesquisas de casa em casa. “O nosso objetivo é fazer o perfil das pessoas idosas no município e, a partir daí, construir políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos”, explica.

 

O PROGRAMA — O Envelhecer nos Territórios está em fase de implementação em 43 municípios das cinco regiões do Brasil. O programa já conta com 391 agentes de direitos humanos da pessoa idosa e outros 210 estão em processo de formação. Ao todo, já foram realizadas mais de 45 mil visitas a aproximadamente 29 mil pessoas idosas. Do total, foram identificadas 3,6 mil violências ou violações.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Gravatá celebra a fé e a cultura com a Vila da Páscoa 2025

Published

on

By

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, promove de 17 a 20 de abril a encantadora Vila da Páscoa, um polo especial da Semana Santa que une fé, arte, cultura popular e emoção em uma programação voltada para todas as idades.
A Vila da Páscoa, instalada no centro da cidade, será palco de apresentações culturais, feiras de artesanato, louvor, teatro, recreação e o aguardado Desfile de Páscoa: É tempo de esperança, que percorrerá a Praça da Matriz em direção à Vila.
O desfile contará com a participação de academias e grupos artísticos da cidade, entre eles: Academia de Dança Attitude; Expressão Independente Fábio Lima; ALMA Núcleo de Dança Alberto Lima; Escola de Ballet Fyamma Gabriella; Studio de Dança Juninho Araújo e Academia de Música de Gravatá – Professor João Neto.
“A Vila da Páscoa é um convite à reflexão, à esperança e à celebração da vida. Pensamos em cada detalhe dessa programação com muito carinho para que o público vivencie momentos de fé, emoção e pertencimento. É uma ação que une tradição e arte, valorizando nossos talentos locais e proporcionando experiências inesquecíveis para as famílias gravataenses e para os visitantes que escolhem Gravatá como destino neste período tão especial”,  afirma o prefeito Joselito Gomes.
“Estamos muito felizes em anunciar que, pela primeira vez, o nosso Desfile de Páscoa chegará até o centro da cidade de Gravatá! No ano passado, realizamos um desfile mais intimista durante o evento Tardes no Polo – Edição Páscoa, que foi um verdadeiro sucesso e encantou a todos com sua beleza e magia. Graças à recepção tão positiva, este ano o desfile ganha um novo local, repleto de capricho, encanto e toda a atmosfera lúdica que a Páscoa carrega. Cada detalhe foi pensado com carinho para proporcionar uma experiência especial para crianças, famílias e todos que celebrarem conosco”, afirma Alberto Lima, do Alma Núcleo de Dança Alberto Lima.
Juninho Araújo, do Studio de Dança, também irá se apresentar durante o evento. “Não poderia deixar de agradecer o apoio da Prefeitura de Gravatá e a Secretaria de Turismo por mais um desfile lindo que iremos fazer, as expectativas são grandes onde iremos levar para o centro de Gravatá um inesquecível momento mágico com o Desfile: é Tempo de Esperança”, comemora.
A Vila da Páscoa reafirma o compromisso de Gravatá com a valorização das expressões culturais e religiosas, promovendo uma experiência emocionante para moradores e turistas. A entrada é gratuita.
Confira a programação:
17 de abril (quinta-feira)
• Feira de Artesanato, às 17h
• Apresentação Expressão Corporal da Via Sacra, realizada pela ODIP, às 18h
• Louvor com a Comunidade Centelha Divina, às 18h40
• Louvor e momento de oração com a Comunidade Santíssima Trindade, às 19h20
18 de abril (sexta-feira)
• Feira de Artesanato, às 17h
• Musical “Porque Ele Vive” com os corais infantil e adulto da Primeira Igreja Batista, às 18h
• Banda SM1 da Igreja Sara Nossa Terra, às 18h30
• Grupo de Dança Kairós e Coral da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio, às 19h
• Voz e violão com o Pastor Sérgio Barreto (Igreja Emanuel – Olinda), às 19h30
19 e 20 de abril (sábado e domingo)
• Feira de Artesanato e recreação com a Kombiteca, às 17h
• Peça teatral “Clamor dos Anjos”, às 18h
• Desfile de Páscoa: É tempo de esperança, às 18h30
(Concentração na Praça da Matriz, com destino à Vila da Páscoa)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasil e México estão entre os principais destinos para expatriados; contratações locais e expansão dos negócios também estão em alta
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI