BRASÍLIA

BRASIL

10º DIGO acontece no Cine Ouro de Goiânia

Publicado em

O DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás começa nesta quinta-feira (12/12) e segue até domingo (15/12). O evento possui uma programação recheada de apresentações e performances com artistas de todo o Brasil. O público vai poder viver uma experiência única, celebrando a diversidade e a criatividade em um espaço inclusivo.

 

A programação do DIGO conta com a exibição de filmes, espetáculos teatrais, shows musicais, debates e lançamentos de livros. Essa edição foi contemplada pelo Edital nº 8/2023 de Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo. Considerado o maior festival sobre diversidade do centro-oeste, o evento propõe ser uma vitrine para as produções audiovisuais com temáticas LGBTI+ e palco para discussões relevantes do segmento.

“As produções nacionais vindas de estados variados revelam as especificidades e desafios enfrentados em cada localidade, destacando as nuances das histórias e das vivências que compõem a identidade brasileira. Essas obras trazem à tona narrativas que muitas vezes permanecem invisibilizadas, promovendo um espaço onde as experiências diversas podem ser compartilhadas e celebradas” contextualiza o diretor do DIGO, Cristiano Sousa.

O público do festival abrange todos os amantes do cinema, incluindo, aqueles que frequentam festivais em geral e têm interesse na cultura. O tema desta 10ª edição é “Natal da Diversidade” e segundo Cristiano, o DIGO é um espaço de aprendizado, luta e valorização da diversidade. “Fazemos parcerias com universidades e instituições para diversificar cada vez mais o público”.

 

Programação

A abertura do 10º DIGO acontecerá quinta-feira (12/12), às 16h, com a Mostra Competitiva Internacional. No Cine Ouro vão ser exibidos sete curtas-metragens: Mi Primera Comunión (Espanha), I Feel (For) You (Espanha), Buraco (Portugal), Eclipse of a Relationship (Itália), Gloria (Grécia), My Parents (EUA) e Prendas Delicadas (Chile). Às 18h, o público irá assistir ao longa brasileiro Peixe Abissal de Rafael Saar, a narrativa trata de seres luminosos em um mergulho profundo no universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Às 19h, haverá um bate-papo sobre a Lei nº 10.298/2018 – Efeitos na Cultura e na Comunidade LGBTI+, no teatro Zabriskie. E, a abertura oficial do festival ocorrerá no teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro, a partir das 20h.

Leia Também:  Alckmin detalha incentivo à indústria automotiva e redução de preço de carros, caminhões e ônibus

O segundo dia de festival (13/12) será com a exibição de longas internacionais, no período da tarde. Às 15h, Since the Last Time We Met do diretor argentino Matías De Leis Correa e às 17h será exibida a comédia americana F.L.Y de Rafael Albarrán & Trent Kendrick. A partir das 19h, está previsto a exibição de mais um longa-metragem Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil de Lufe Steffen e a Mostra Competitiva de filmes goianos. No total serão exibidas seis produções: Antes de Falar de Amor de João Carvalho, Eu Não Nasci Para Isso de Erik Ely, Lusco-Fusco de Murilo Ribeiro, Meu Corpo Me Transcende de Raquel Eshilley, O Conto da Bixa de Stella de Eros e O Punk Goiano: Vozes Trans de Lucca Brasil. Enquanto isso, no teatro Ouro vai ter a partir das 19h, a performance Ballroom Nacena e na sequência  um bate-papo com o tema: “Garantia de acesso igualitário ao trabalho, vedando inibições relacionadas à identidade de gênero”, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

 

O sábado (14/12), a partir das 14h, terá exibições de filmes da Mostra Competitiva Nacional. No total, o público vai poder conferir 12 curtas-metragens: A pele que não vestia (São Paulo); Boi, Trans (Teresina); Cavalo Marinho (Recife); Cucumber/Knight (São Paulo); Eu não estou em lugar nenhum (São Paulo); Eu não sei se vou ter que falar tudo de novo (Rio de Janeiro); Mururé (Belém); O ventre do traviarcado (São José do Rio Preto); Quando foi que acordei? (Pelotas); Ressaca (Belo Horizonte); Vollúpya (Niterói) e Zagêro (Porto Alegre). Às 18h, o longa brasileiro O Senador de Mauro Carvalho será exibido no Cine Ouro e no teatro Zabriskie será apresentado o solo de stand-up comedy “Extraviado”, por Thiago Chagas. E no Café Ouro, às 19h30, terá o lançamento do livro: “Cartas Fora do Armário” escrito pelo jornalista Fred Itioka – que também é roteirista do programa “Altas Horas”, da TV Globo. Às 20h, no Teatro Ouro vai acontecer a cerimônia de premiação.

Leia Também:  Lula autoriza o envio de ajuda humanitária aos governos do Chile e da Turquia

No último dia (15/12), no Cine Ouro, às 8h vai ser exibido o curta Impressões das Personagens Transgêneras do Cinema Brasileiro, de Cristiano Sousa. A partir das 16h, no Dox Garden vai acontecer o Digo Happy Day – um brunch para o encerramento do DIGO 2024. O público do festival poderá participar também de um bate-papo com a diretora Stella de Eros, responsável pelo filme O Conto da Bixa. Às 17h, terá o lançamento do E-book “Poéticas da Dissidência”: uma obra que celebra a Resistência e a Politização da Literatura LGBTQIAPN+, seguido da performance Ballroom Nacena.

 

Serviço

Assunto: 10º DIGO é realizado no Cine Ouro de Goiânia 

Quando: quinta-feira (12/12) a domingo (15/12)

Onde: Cine Ouro (R. 3, 1016 – St. Central); Zabriskie (Av. Antônio Martins Borges, 121 – St. Pedro Ludovico) e Dox Garden Coworking (R. 137, Nº 372 – St. Marista)

Ingressos: retirada gratuita pelo Sympla

Mais informações: Site do Festival ou @digofestival

Classificação: 18 anos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Gravatá celebra a fé e a cultura com a Vila da Páscoa 2025

Published

on

By

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, promove de 17 a 20 de abril a encantadora Vila da Páscoa, um polo especial da Semana Santa que une fé, arte, cultura popular e emoção em uma programação voltada para todas as idades.
A Vila da Páscoa, instalada no centro da cidade, será palco de apresentações culturais, feiras de artesanato, louvor, teatro, recreação e o aguardado Desfile de Páscoa: É tempo de esperança, que percorrerá a Praça da Matriz em direção à Vila.
O desfile contará com a participação de academias e grupos artísticos da cidade, entre eles: Academia de Dança Attitude; Expressão Independente Fábio Lima; ALMA Núcleo de Dança Alberto Lima; Escola de Ballet Fyamma Gabriella; Studio de Dança Juninho Araújo e Academia de Música de Gravatá – Professor João Neto.
“A Vila da Páscoa é um convite à reflexão, à esperança e à celebração da vida. Pensamos em cada detalhe dessa programação com muito carinho para que o público vivencie momentos de fé, emoção e pertencimento. É uma ação que une tradição e arte, valorizando nossos talentos locais e proporcionando experiências inesquecíveis para as famílias gravataenses e para os visitantes que escolhem Gravatá como destino neste período tão especial”,  afirma o prefeito Joselito Gomes.
“Estamos muito felizes em anunciar que, pela primeira vez, o nosso Desfile de Páscoa chegará até o centro da cidade de Gravatá! No ano passado, realizamos um desfile mais intimista durante o evento Tardes no Polo – Edição Páscoa, que foi um verdadeiro sucesso e encantou a todos com sua beleza e magia. Graças à recepção tão positiva, este ano o desfile ganha um novo local, repleto de capricho, encanto e toda a atmosfera lúdica que a Páscoa carrega. Cada detalhe foi pensado com carinho para proporcionar uma experiência especial para crianças, famílias e todos que celebrarem conosco”, afirma Alberto Lima, do Alma Núcleo de Dança Alberto Lima.
Juninho Araújo, do Studio de Dança, também irá se apresentar durante o evento. “Não poderia deixar de agradecer o apoio da Prefeitura de Gravatá e a Secretaria de Turismo por mais um desfile lindo que iremos fazer, as expectativas são grandes onde iremos levar para o centro de Gravatá um inesquecível momento mágico com o Desfile: é Tempo de Esperança”, comemora.
A Vila da Páscoa reafirma o compromisso de Gravatá com a valorização das expressões culturais e religiosas, promovendo uma experiência emocionante para moradores e turistas. A entrada é gratuita.
Confira a programação:
17 de abril (quinta-feira)
• Feira de Artesanato, às 17h
• Apresentação Expressão Corporal da Via Sacra, realizada pela ODIP, às 18h
• Louvor com a Comunidade Centelha Divina, às 18h40
• Louvor e momento de oração com a Comunidade Santíssima Trindade, às 19h20
18 de abril (sexta-feira)
• Feira de Artesanato, às 17h
• Musical “Porque Ele Vive” com os corais infantil e adulto da Primeira Igreja Batista, às 18h
• Banda SM1 da Igreja Sara Nossa Terra, às 18h30
• Grupo de Dança Kairós e Coral da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio, às 19h
• Voz e violão com o Pastor Sérgio Barreto (Igreja Emanuel – Olinda), às 19h30
19 e 20 de abril (sábado e domingo)
• Feira de Artesanato e recreação com a Kombiteca, às 17h
• Peça teatral “Clamor dos Anjos”, às 18h
• Desfile de Páscoa: É tempo de esperança, às 18h30
(Concentração na Praça da Matriz, com destino à Vila da Páscoa)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Testes em pele 3D neonatal in vitro, fórmulas naturais e recomendação pediátrica tornam Boti Baby uma escolha segura para o cuidado do bebê
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI