BRASÍLIA

BRASIL

10º DIGO acontece no Cine Ouro de Goiânia

Publicado em

O DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás começa nesta quinta-feira (12/12) e segue até domingo (15/12). O evento possui uma programação recheada de apresentações e performances com artistas de todo o Brasil. O público vai poder viver uma experiência única, celebrando a diversidade e a criatividade em um espaço inclusivo.

 

A programação do DIGO conta com a exibição de filmes, espetáculos teatrais, shows musicais, debates e lançamentos de livros. Essa edição foi contemplada pelo Edital nº 8/2023 de Formação e Difusão Audiovisual da Lei Federal Paulo Gustavo. Considerado o maior festival sobre diversidade do centro-oeste, o evento propõe ser uma vitrine para as produções audiovisuais com temáticas LGBTI+ e palco para discussões relevantes do segmento.

“As produções nacionais vindas de estados variados revelam as especificidades e desafios enfrentados em cada localidade, destacando as nuances das histórias e das vivências que compõem a identidade brasileira. Essas obras trazem à tona narrativas que muitas vezes permanecem invisibilizadas, promovendo um espaço onde as experiências diversas podem ser compartilhadas e celebradas” contextualiza o diretor do DIGO, Cristiano Sousa.

O público do festival abrange todos os amantes do cinema, incluindo, aqueles que frequentam festivais em geral e têm interesse na cultura. O tema desta 10ª edição é “Natal da Diversidade” e segundo Cristiano, o DIGO é um espaço de aprendizado, luta e valorização da diversidade. “Fazemos parcerias com universidades e instituições para diversificar cada vez mais o público”.

 

Programação

A abertura do 10º DIGO acontecerá quinta-feira (12/12), às 16h, com a Mostra Competitiva Internacional. No Cine Ouro vão ser exibidos sete curtas-metragens: Mi Primera Comunión (Espanha), I Feel (For) You (Espanha), Buraco (Portugal), Eclipse of a Relationship (Itália), Gloria (Grécia), My Parents (EUA) e Prendas Delicadas (Chile). Às 18h, o público irá assistir ao longa brasileiro Peixe Abissal de Rafael Saar, a narrativa trata de seres luminosos em um mergulho profundo no universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Às 19h, haverá um bate-papo sobre a Lei nº 10.298/2018 – Efeitos na Cultura e na Comunidade LGBTI+, no teatro Zabriskie. E, a abertura oficial do festival ocorrerá no teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro, a partir das 20h.

Leia Também:  Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: mais de 400 mil fãs garantiram ingressos para a reexibição do filme

O segundo dia de festival (13/12) será com a exibição de longas internacionais, no período da tarde. Às 15h, Since the Last Time We Met do diretor argentino Matías De Leis Correa e às 17h será exibida a comédia americana F.L.Y de Rafael Albarrán & Trent Kendrick. A partir das 19h, está previsto a exibição de mais um longa-metragem Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil de Lufe Steffen e a Mostra Competitiva de filmes goianos. No total serão exibidas seis produções: Antes de Falar de Amor de João Carvalho, Eu Não Nasci Para Isso de Erik Ely, Lusco-Fusco de Murilo Ribeiro, Meu Corpo Me Transcende de Raquel Eshilley, O Conto da Bixa de Stella de Eros e O Punk Goiano: Vozes Trans de Lucca Brasil. Enquanto isso, no teatro Ouro vai ter a partir das 19h, a performance Ballroom Nacena e na sequência  um bate-papo com o tema: “Garantia de acesso igualitário ao trabalho, vedando inibições relacionadas à identidade de gênero”, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

 

O sábado (14/12), a partir das 14h, terá exibições de filmes da Mostra Competitiva Nacional. No total, o público vai poder conferir 12 curtas-metragens: A pele que não vestia (São Paulo); Boi, Trans (Teresina); Cavalo Marinho (Recife); Cucumber/Knight (São Paulo); Eu não estou em lugar nenhum (São Paulo); Eu não sei se vou ter que falar tudo de novo (Rio de Janeiro); Mururé (Belém); O ventre do traviarcado (São José do Rio Preto); Quando foi que acordei? (Pelotas); Ressaca (Belo Horizonte); Vollúpya (Niterói) e Zagêro (Porto Alegre). Às 18h, o longa brasileiro O Senador de Mauro Carvalho será exibido no Cine Ouro e no teatro Zabriskie será apresentado o solo de stand-up comedy “Extraviado”, por Thiago Chagas. E no Café Ouro, às 19h30, terá o lançamento do livro: “Cartas Fora do Armário” escrito pelo jornalista Fred Itioka – que também é roteirista do programa “Altas Horas”, da TV Globo. Às 20h, no Teatro Ouro vai acontecer a cerimônia de premiação.

Leia Também:  Instituições de ensino podem fazer agendamentos em eventos culturais pela Mediato Conecta

No último dia (15/12), no Cine Ouro, às 8h vai ser exibido o curta Impressões das Personagens Transgêneras do Cinema Brasileiro, de Cristiano Sousa. A partir das 16h, no Dox Garden vai acontecer o Digo Happy Day – um brunch para o encerramento do DIGO 2024. O público do festival poderá participar também de um bate-papo com a diretora Stella de Eros, responsável pelo filme O Conto da Bixa. Às 17h, terá o lançamento do E-book “Poéticas da Dissidência”: uma obra que celebra a Resistência e a Politização da Literatura LGBTQIAPN+, seguido da performance Ballroom Nacena.

 

Serviço

Assunto: 10º DIGO é realizado no Cine Ouro de Goiânia 

Quando: quinta-feira (12/12) a domingo (15/12)

Onde: Cine Ouro (R. 3, 1016 – St. Central); Zabriskie (Av. Antônio Martins Borges, 121 – St. Pedro Ludovico) e Dox Garden Coworking (R. 137, Nº 372 – St. Marista)

Ingressos: retirada gratuita pelo Sympla

Mais informações: Site do Festival ou @digofestival

Classificação: 18 anos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Feira Petnor reforça protagonismo no mercado pet e veterinário com foco em conhecimento e negócios

Published

on

By

Com sete eventos paralelos e 160 expositores, expectativa é atrair um público profissional qualificado de 15 mil pessoas entre os dias 16 e 18 de novembro em Pernambuco

De 16 a 18 de novembro, das 14h às 22h, o Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, será palco da oitava edição da Feira Petnor, o maior evento de negócios voltado para o mercado pet e veterinário das regiões Norte e Nordeste.

Organizada pela Agência PE Empreendimentos, a feira reunirá mais de 160 expositores, entre pet shops, indústrias, laboratórios, clínicas, hospitais e distribuidores do setor, oferecendo uma oportunidade única para networking, atualização profissional e geração de negócios.

Com mais de 15 mil visitantes profissionais esperados, a Feira Petnor se consolida como o principal ponto de encontro do setor, apresentando as principais tendências e inovações em equipamentos, alimentação, cosméticos, higiene, tecnologia e gestão.

Na edição anterior, o evento movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios, e a expectativa para 2025 é ainda maior.
“Nosso foco é o mercado B2B (Business to Business), criando um espaço de trocas, conexões e oportunidades reais de negócios”, afirma Paulo André Moura, organizador da feira.

A entrada é gratuita para profissionais e empreendedores do setor, além de estudantes da área de saúde. Já o público geral pode adquirir um passaporte com acesso aos três dias de evento. A participação nos eventos paralelos requer inscrição específica.

O evento tem o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Veterinária, da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária, do Sindicato dos Médicos Veterinários (SIMEVEPE), da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários, do Instituto de Medicina Veterinária, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A feira Petnor tem patrocínio da PremierPet.

Leia Também:  Lula: “A gente está colocando o povo para dizer o que quer que a gente faça”

EVENTOS PARALELOS QUE MOVIMENTAM CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

A Feira Petnor abrigará sete eventos paralelos que ampliam sua relevância técnica, científica e de mercado:

CONEVEPA – Congresso Norte e Nordeste de Especialidades Veterinárias de Pequenos Animais
Em sua 7ª edição, o CONEVEPA é o maior congresso veterinário do Norte e Nordeste, reunindo palestrantes renomados, especialistas e pesquisadores em uma programação científica de alto nível voltada às especialidades de pequenos animais. O CONEVEPA 2025 teve recorde de inscritos e submissão de trabalhos.

CONPEVET – Congresso Pernambucano de Especialidades Veterinárias: Saúde Única & Animais de Produção
O CONPEVET reunirá médicos-veterinários, zootecnistas, pesquisadores e estudantes para discutir a integração entre saúde humana, animal e ambiental, com foco na produção animal e nas práticas sustentáveis.

Petnor Groomer Show – Técnica, Arte e Emoção
Um dos destaques da programação, o Petnor Groomer Show chega à sua terceira edição com uma novidade: o ranqueamento nacional, válido para o campeonato mundial, que celebra o talento dos profissionais da estética animal. Serão três dias de competições, com cinco juízes nacionais e um internacional.

Petnor Gestão – Inovação e Performance Empresarial
Evento exclusivo voltado para gestores de pet shops, clínicas, hospitais e redes do setor, com palestras e cases inspiradores sobre inovação, performance e estratégias de crescimento. Uma iniciativa em parceria com a Degrau Escola de Negócios.

Petnor Creche – Gestão, Comportamento e Bem-estar
Destinado a proprietários e gestores de creches caninas, o Petnor Creche traz palestras e debates sobre gestão e comportamento animal, sendo o primeiro evento do Nordeste dedicado exclusivamente a esse segmento. A primeira edição conta com o apoio da Associação Brasileira de Creches Caninas (ABCC), em parceria com a Feira Petnor.

Leia Também:  Instituições de ensino podem fazer agendamentos em eventos culturais pela Mediato Conecta

Petnor Bem-estar e Comportamento – Conhecimento e Ciência Aplicada
 Com foco no conhecimento científico e cuidado animal, o evento é voltado para veterinários, adestradores, consultores, dog walkers, pet sitters, recreadores e estudantes.
Um ciclo de palestras que promove aprendizado, troca de experiências e profissionalização dos serviços voltados ao bem-estar pet.
A realização é da Pet Games, em parceria com a Feira Petnor.

Betta Expo Brasil
 Dedicada à valorização e fortalecimento da criação de peixes Betta splendens no Brasil, a Betta Expo Brasil vai além de uma exposição — é o encontro nacional de criadores, juízes e apaixonados pelo aquarismo ornamental, reunindo o que há de melhor em genética, beleza e diversidade dessa fascinante espécie.

INICIATIVAS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS

A Feira Petnor também apoia projetos sociais e ações de conscientização, com a participação de mais de 15 ONGs e voluntários de proteção animal das cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão. As instituições apresentarão seus serviços e orientarão o público sobre preservação ambiental, controle de zoonoses e acolhimento de animais em situação de rua.

SERVIÇO

8ª edição da Feira Petnor
 Onde: Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)
Quando: 16 a 18 de novembro de 2025, das 14h às 22h
Quanto: Entrada gratuita para profissionais do setor pet e veterinário e estudantes da área de saúde
Informações: www.feirapetnor.com.br
 Instagram: @feirapetnor

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI