Cultura
Projeto oferece extensa programação de oficinas de capacitação na área de cultura para estudantes da Rede Pública de Ensino de Taguatinga
Publicado em
1 de abril de 2024por
Gabriel
A meta é atender 360 alunos da rede pública, mas também inclui uma oficina especial para professores e pais. As inscrições são gratuitas.
Taguatinga, um dos maiores celeiros culturais do DF, recebe a segunda edição do Educarte na Praça. Este ano, o projeto visa garantir aos estudantes da rede pública de Taguatinga-DF oportunidade de acesso a ações formativas via capacitação em áreas diversas da cultura. A realização é da Casa de Cultura Telar em parceria com o Ministério da Cultura.
A extensa programação – que será realizada nas escolas CEMTN, CEI 04 e CEMEIT, entre 01/04 e 15/05 – inclui 24 oficinas nas modalidades Contação de Histórias, Teatro, Maquiagem Teatral, Poesia, Sonorização de Histórias e Mediação de Leitura para Primeira Infância, esta última voltada para professores, coordenadores e pais do Centro de Ensino Infantil 04, cujo foco é a educação inclusiva. As inscrições são gratuitas.
O projeto propõe fomentar a capacitação e economia criativa local. Além disso, possibilita à população de Taguatinga um espaço vivo de convivência artístico-educacional. Aliás, durante o encerramento do projeto, haverá apresentações públicas de eventos culturais de culminância das oficinas, tudo aberto ao público.
O EducArte na Praça tem relevância para a sociedade porque propõe disseminar o conhecimento, formar público, capacitar pessoas e multiplicar ideias, atingindo um grande número de pessoas de diferentes faixas de renda, idade, gêneros, contando, ainda, com ações de acessibilidade e sustentabilidade.
As oficinas possuem metas sociais, culturais, econômicas e ambientais, estimula a autoestima, a integração social, a melhoria das relações interpessoais e o aumento da sensação de pertencimento na comunidade, além da geração de renda. O projeto tem como meta este ano atender 360 alunos da rede pública.
Segundo, Cléria Costa, idealizadora do EducArte na Praça, ao lado de Miriam Rocha, a finalidade da iniciativa é “constituir uma programação formadora que acolha a juventude e, ao mesmo tempo, contribua para a formação e capacitação de jovens, adultos, pais e professores por meio de oficinas, além de possibilitar à população de Taguatinga o acesso a manifestações artísticas”, explica.
Taguatinga possui 67 escolas públicas que atendem cerca de 45 mil estudantes, muitos sujeitos à vulnerabilidade e às desigualdades sociais, que podem encontrar nas ações do projeto entendimento dos seus processos vivenciais para a prevenção de situações as quais estão expostos. “Em um momento em que as profissões do futuro são muito incertas, o projeto pode corroborar a formação de novos artistas, novas maneiras de se fazer arte”, completa Cléria Costa.
As inscrições são gratuitas e podem ser acessadas por meio das redes sociais da Casa de Cultura Telar @casadeculturatelar
créditos das fotos: Educarte na Praça
As oficinas e os oficineiros:
TEATRO (CEMTN e CEMEIT) – Wellington Abreu
MAQUIAGEM TEATRAL (CEMTN e CEMEIT) – Clara Abreu
POESIA (CEMTN e CEMEIT) – Beth Jardim
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Grupo Paepalanthus
SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Lucas Baraúna
MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA PRIMEIRA INFÂNCIA (CEI 4) – Miriam Rocha
Wellington Abreu – Renomado Ator, Palhaço, Arte Educador, Produtor Cultural e Capoeirista, é um nome consagrado nas artes cênicas brasiliense. Com uma trajetória repleta de êxitos e reconhecimentos, Abreu se destaca não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, tendo conquistado palcos em diversos estados brasileiros, em São Tomé e Príncipe na África, e até mesmo nos Estados Unidos, participando do Brazilian Day em Nova York e Boston. Com uma formação sólida em Educação Artística e uma Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Arte, Wellington Abreu tem atuado em mais de 24 espetáculos, dirigindo produções aclamadas como “Laura em Memória dos Anônimos”. Sua incursão no cinema também é notável, com participações em filmes de curta e longa-metragem, como “Manual da Pós Verdade” e “A cidade é uma só”.
Clara Abreu é estudante de artes cênicas, atriz, dançarina, brincante e maquiadora. Idealizadora e professora do projeto “Entre Caras e Roupas! Da maquiagem ao figurino”, projeto que realizou oficinas de maquiagem Teatral e figurino teatral, faz criação e produção de maquiagem para diversas manifestações culturais e audiovisual, também ministrando aulas de maquiagem artística e automaquiagem.
Beth Jardim – Poeta e declamadora possui robusta atuação artística no Distrito Federal há 17 anos participando de diversos saraus e eventos. Foi apresentadora do 50º Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro realizado no Teatro da Praça em Taguatinga. Foi tesoureira e atualmente é Secretária Geral da Associação Cultural Tribo das Artes. Compositora em parceria das músicas “Favela do Amor” de Alberto Salgado e “Coisas Tão Singelas” com interpretação de Lorena Ly. Eleita Conselheira de Cultura de Taguatinga pelo período de 2018 a 2020. Estudou jornalismo pela faculdade ICESP. Desde a alfabetização tem contato com a poesia através de seu avô Reynaldo Jardim jornalista e poeta brasileiro.
Paepalanthus ou Sempre Viva, como é popularmente conhecida, é uma flor do cerrado que cresce em lugares altos e arenosos e, como seu próprio nome diz, permanece sempre florida, mesmo depois de seca. Com o objetivo de manter sempre viva a arte de contar histórias, o Grupo Paepalanthus, composto por Aldanei Menegaz, Míriam Rocha, Rose Costa e Simone Carneiro, reuniu-se em torno das tradições orais para levar ao público esta arte milenar que encanta, fascina, instiga, informa, diverte e aproxima pessoas. Contadoras de Histórias com mais de 27 anos de experiências, tendo atuado como formadores na Arte de Contar Histórias e em projetos do FAC (Fundo de Apoio a Cultura) como Sexta em Conto: Histórias do Arco da Velha; Boca da Noite; Contos de Encantamentos; De Boca em Boca; Práticas da Narração Oral: Ler, Ouvir e Contar; Histórias para Mudar a História; Ciranda Rural; Chá Literário, Poéticas na Arte de Contar Histórias, Mostra Paepalanthus: 13 anos de histórias para contar.
Lucas Baraúna – Músico, compositor e sound designer, criando e complementando narrativas através do som. Aluno do curso de Processos Fonográficos na Escola de Música de Brasília, aprofunda-se no estudo do som e da música, aplicando suas habilidades como pesquisador sonoro e compositor musical no mercado fonográfico. Participa ativamente do movimento cultural do Distrito Federal e atualmente está como conselheiro do CRC Taguatinga. Seu talento se manifesta em uma variedade de projetos, incluindo trilhas sonoras, jingles, foley arte e composição de canções. Destaca-se sua colaboração na trilha sonora do espetáculo “Miragem do Sertão”, bem como seu papel como músico acompanhando o grupo Paepalanthus de contação de histórias, onde suas composições adicionam profundidade e atmosfera aos espetáculos.
Míriam Rocha – contadora de histórias, mediadora de leitura, produtora cultural e especialista em Educação Inclusiva. Desenvolve projetos de leitura com crianças com vulnerabilidade social, crianças especiais e bebês. Atua no Grupo Paepalanthus há mais de 17 anos na arte de contar histórias, na mediação de leitura, na formação de novos contadores de histórias e na circulação de diversos projetos com recursos do FAC (FUNDO DE APOIO A CULTURA) e outros.
Casa de Cultura Telar – É um espaço de criação, produção e difusão das diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas brasileiras. A ideia é promover encontros por meio de ações que fomentem a autoestima, protagonismo juvenil, empoderamento e visibilidade aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os projetos buscam a imersão nos saberes, fazeres, por meio de oficinas, atividades ao ar livre, rodas de diálogo e muito mais. Telar conecta mulheres, homens, crianças, que, tecidas pelas mãos de muita gente, fazedoras de cultura, bem como outros segmentos transversais ligados a esporte, educação e cidadania, visando o bem estar da sociedade. @casadeculturatelar
Cultura
Projeto Marias amplia programação com série de seminários e palestras sobre fotografia e autoestima de mulheres vítimas de violência
Published
2 dias atráson
27 de novembro de 2025
Encontros acontecem nesta quinta-feira (27) no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus de São Sebastião; no sábado(29), na sede da Escola de Samba Lorde do Areal e Águas Claras e domingo (30), no CEAS, com entrada gratuita
Após o lançamento do livro e a abertura da exposição, o projeto Marias, realizado pela Associação ARTISE de Arte Cultura e Acessibilidade, com fomento do Ministério da Cultura (MinC) e apoio do deputado federal Reginaldo Veras, segue ampliando sua programação com uma série de seminários voltados à reflexão sobre o uso da fotografia como instrumento terapêutico e de fortalecimento da autoestima de mulheres que vivenciaram situações de violência.
O primeiro encontro desta semana, intitulado “Marias: o uso da fotografia como instrumento terapêutico para elevar a autoestima de vítimas de violência”, será realizado nesta quinta-feira (27), às 14h30, no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus São Sebastião. No sábado (29), às 17h, a Associação Sociocultural, Recreativa e Escola de Samba Lordes do Areal e Águas Claras recebe uma palestra sobre o mesmo tema, voltada para mulheres atendidas pela instituição e aberta para mulheres da região. Já no domingo (30), às 9h, a palestra acontece no Centro Espírita Auta de Souza, na Candangolândia, para mulheres atendidas pela instituição, mas também aberta ao público em geral.
No total, o projeto prevê a realização de cinco seminários em escolas públicas e universidades do Distrito Federal, além de palestras em espaços que atendam vítimas de violência. A proposta é levar o debate sobre arte, autoestima e enfrentamento à violência de gênero nos diferentes espaços de formação e acolhimento.
A exposição Marias, que esteve em cartaz na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) de 21 de outubro a 7 de novembro de 2025, reúne imagens de dez mulheres que conseguiram romper o ciclo da violência doméstica, transformando experiências de dor em narrativas de resistência e reconstrução. O livro homônimo apresenta essas histórias em forma de retratos e depoimentos, revelando trajetórias que vão desde cárcere privado até tentativas de feminicídio. Tanto os ensaios quanto o livro digital podem ser acessados no perfil do projeto: https://www.instagram.com/mariasdapenha

Para a fotógrafa e idealizadora do projeto, Ísis Dantas, o Marias nasceu de um processo pessoal de reconstrução.
“A fotografia me ajudou a resgatar minha própria vida depois de um relacionamento abusivo. Quando comecei o projeto Marias da Penha, percebi que, por meio da arte, outras mulheres também podiam se reconhecer como fortes, belas e capazes de recomeçar. Cada retrato é um grito por dignidade e liberdade, e um convite à sociedade para romper o silêncio e se engajar nessa luta”, ressalta a idealizadora do projeto.
Em um país que registrou 1.492 feminicídios em 2024, o equivalente a quatro mulheres assassinadas por dia, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2025, iniciativas como o Marias são fundamentais para fortalecer o enfrentamento coletivo à violência de gênero. Ao unir arte, educação e mobilização social, o projeto ajuda a reconstruir histórias, resgatar a autoestima e promover uma cultura de respeito e igualdade.
Seminário “Marias: o uso da fotografia como instrumento terapêutico para elevar a autoestima de vítimas de violência”
📍 Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus São Sebastião
Data: Quinta-feira (27/11)
Horário: às 14h30
Evento para alunos de cursos técnicos, nível médio e ensino superior
Palestra “Marias: o uso da fotografia como instrumento terapêutico para elevar a autoestima de vítimas de violência”
📍Associação Sociocultural, Recreativa e Escola de Samba Lordes do Areal e Águas Claras – QS 8, rua 410A, casa 24, Areal.
Data: Sábado (29/11)
Horário: às 17h
Entrada gratuita
Palestra “Marias: o uso da fotografia como instrumento terapêutico para elevar a autoestima de vítimas de violência”
📍 CEAS (Centro Espírita Auta de Souza) – QR3, EC 7, na Candangolândia
Data: Domingo (30/11)
Horário: às 9h
Entrada gratuita
Mais informações em https://www.instagram.com/mariasdapenha

Ministério da Saúde envia força-tarefa para enfrentar surto de gripe em indígenas de Maturacá, no Amazonas
Comissão discute impacto do turismo off-road no Brasil
Estácio Brasília recebe Selo de Responsabilidade Socioambiental 2025/2026 em reconhecimento por ações de impacto na comunidade
Debate sobre regulação das plataformas digitais destaca protagonismo do Brasil no tema
Prazo para aderir ao Novo Pronacampo acaba domingo (30)
politica
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
DISTRITO FEDERAL
Iguatemi Brasília traz o filme “Mãe Fora da Caixa” em última edição do ano do CineMaterna
A sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 2 de dezembro, às 14h10, no...
Voz Ativa: GDF e Instituto MultipliCidades formalizam parceria para mapear saúde socioemocional nas escolas públicas
Acordo de cooperação garante implementação de plataforma digital inovadora que dá voz aos estudantes e subsidia políticas educacionais baseadas em...
Encontro no Hospital de Santa Maria fortalece a rede de cuidado às pessoas com estomia
Ação marcou o Novembro Verde e reuniu profissionais, pacientes e especialistas em um dia dedicado à informação, escuta e acolhimento...
BRASIL E MUNDO
Com novas regras do MEC, eletivas ganham papel central na formação do Ensino Médio a partir de 2026
As escolas terão que oferecer ao menos dois itinerários formativos a partir do próximo ano. Mais do que uma exigência...
CEERT destaca avanços e a força coletiva após encontro antirracista e II Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Debates aconteceram nesta semana e reuniram personalidades de todo o país. Daniel Teixeira, diretor executivo da instituição, destaca avanços Brasília...
Evento no Senado reúne especialistas para debater avanços dos medicamentos biossimilares no Brasil
Setor público, acadêmicos e organizações como Anvisa e Fiocruz enriquecem o debate juntamente com a sociedade No próximo dia 4,...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Gestor do MEsp e ex-atleta olímpico, Diogo Silva, alerta sobre a importância da prevenção no cuidado contra o câncer
Aos 43 anos, Diogo Silva, carrega no corpo a memória do alto rendimento. Caminha com uma postura firme, respiração ritmada...
Fluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
O Fluminense não tomou conhecimento do São Paulo e protagonizou uma verdadeira noite de gala no Maracanã, na última quinta-feira....
MEsp prestigia Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e destaca investimentos na modalidade
Os secretários de Alto Desempenho, Iziane Marques, e do Futebol, Patrick Correa, além da presidente da Autoridade Brasileira de Controle...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásMéqui abre a fenda para o Mundo Invertido em campanha icônica com Stranger Things, da Netflix
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásReforma Tributária começa em 2026 e exige adaptação técnica das empresas brasileiras
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrásCazuza ganha versão sinfônica em Brasília com Rogério Flausino e Wilson Sideral
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAumento do ICMS sobre o diesel deve encarecer fretes e produtos a partir de 2026










