BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Encontro no Hospital de Santa Maria fortalece a rede de cuidado às pessoas com estomia

Publicado em

Ação marcou o Novembro Verde e reuniu profissionais, pacientes e especialistas em um dia dedicado à informação, escuta e acolhimento
Por Talita Motta
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), sediou nesta quinta-feira (27), o III Encontro das Pessoas com Estomia, e também o 1º Simpósio de Assistência às Pessoas com Estomia, consolidando o compromisso da unidade com a valorização desses pacientes.
O evento “Viver bem, viver com estomia” marcou o encerramento das atividades do Novembro Verde, mês dedicado à visibilidade, à autonomia e à qualidade de vida das pessoas estomizadas.
No Brasil, mais de 400 mil pessoas vivem com estomia, segundo o Ministério da Saúde. Trata-se de uma cirurgia que cria uma abertura artificial (estoma) no abdômen, conectando um órgão — o intestino, o trato urinário ou a traqueia — ao meio externo para permitir a eliminação de fezes, urina ou secreções. Essa abertura direciona os resíduos corporais para uma bolsa coletora posicionada fora do corpo.
O procedimento é indicado em razão de doenças, acidentes, traumas ou condições congênitas, sendo necessário para garantir a vida e a saúde do paciente em casos de câncer, doenças inflamatórias intestinais, entre outras situações.
Para a enfermeira estomaterapeuta Ana Carla Freire, chefe do Serviço de Enfermagem Ambulatorial, a iniciativa reforçou a importância do acesso à informação, da troca de experiências e da promoção do bem-estar.
“Este evento foi pensado para a conscientização sobre o quanto esses pacientes são importantes. Nosso cuidado, nosso olhar e atenção fazem diferença no dia a dia deles, especialmente quando incentivamos a independência no manejo da estomia”, reforça.
Segundo a gerente de enfermagem Jussara Bolandim a maioria das pessoas não está preparada para lidar com mudanças tão significativas no corpo. “Estar aqui, trocando conhecimentos e nos capacitando, tende a ajudar no acolhimento desses pacientes da melhor forma. É fundamental que entendam que tal condição pode ser apenas uma fase da vida, sem diminuir sua humanidade ou valor”.
Encerrando a mesa de abertura, o enfermeiro estomaterapeuta Vitor Firmino, um dos idealizadores do evento, lembrou que o HRSM recebe muitos pacientes estomizados após situações emergenciais.
“Eles geralmente chegam ao centro cirúrgico após algum agravo e só depois descobrem que estão estomizados. Nosso papel é suavizar esse impacto inicial e promover uma hospitalização consciente, para que compreendam as mudanças e aprendam a contornar os desafios, mantendo uma rotina saudável e próxima da que tinham antes”, explica.
Palestras e relatos reais
Ao longo do dia, os profissionais de saúde participaram de duas palestras. Vitor Firmino abriu o ciclo de discussões com o tema
Complicações em estomas: desafios e manejo”, trazendo atualizações e práticas baseadas em evidências.
Já a enfermeira Ana Carla Freire falou sobre “Dispositivos e insumos terapêuticos: indicações e usos”, orientando sobre os materiais fundamentais ao cuidado.
Um dos momentos mais aguardados foi a mesa de relatos, quando pacientes atendidos pelo Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e pelo HRSM compartilharam suas experiências durante e após a estomia.
Humberto Silveira, 62 anos, relatou sua trajetória após o diagnóstico de câncer no reto. “O tumor foi totalmente retirado. Agora, vou seguir com a quimioterapia por garantia e farei tratamento em câmara hiperbárica. Fiquei 28 dias internado na UTI e todos cuidaram de mim com amor. A troca que eu podia oferecer era o meu sorriso, meu abraço, meu olhar. Eles não pediram nada, só fizeram tudo por mim”, revela
A emoção também tomou conta do depoimento de Maria Pedrina, 64 anos, que vive com estomia há seis anos. “Tenho apenas dois filhos, porém, que me apoiaram demais. Passei por uma cirurgia extensa, fui aberta do estômago até as costas, mas fui muito bem acolhida. Já fiz vários exames e, graças a Deus, não tenho mais nada. Esta é a minha nova chance de vida e só tenho a agradecer”.
O espaço de escuta reforçou a mensagem central do encontro: é possível viver bem com estomia, especialmente quando há acolhimento, informação qualificada e acompanhamento multiprofissional.
O evento foi promovido pela Comissão de Prevenção e Cuidados com a Pele e Estomias (CPCPE) e pelo Serviço de Enfermagem Clínica Médica do HRSM, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NUDEP) e do Núcleo de Tecnologias Educacionais. A transmissão completa está disponível no canal do IgesDF, no YouTube.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Evento cultural altera o trânsito em São Sebastião nesta sexta-feira (27/6)
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Iguatemi Brasília traz o filme “Mãe Fora da Caixa” em última edição do ano do CineMaterna

Published

on

By

A sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 2 de dezembro, às 14h10, no Cinemark do shopping

O Iguatemi Brasília realiza a última edição do ano do CineMaterna no próximo dia 2 de dezembro, terça-feira, às 14h10, no Cinemark do shopping. A iniciativa que promove sessões de cinema e momentos de interação para famílias com bebês de até 18 meses exibirá, dessa vez, o filme “Mãe Fora da Caixa”, comédia brasileira estrelada por Miá Mello e Danton Mello.

Para o CineMaterna, a sala é adaptada com iluminação e som adequados para os bebês, além de trocadores para a comodidade das famílias. Para participar da sessão, meia hora antes do início da exibição do filme, são distribuídas 10 cortesias. As promotoras do CineMaterna, identificadas com a camiseta rosa do projeto, entregam os ingressos por ordem de chegada – as cortesias são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido retirar ingressos para terceiros. Já os ingressos tradicionais podem ser adquiridos na bilheteria do cinema.

Mãe Fora da Caixa acompanha uma mulher bem-sucedida chamada Manu que acredita ter sua vida toda mapeada e sob controle apesar de uma rotina agitada e acelerada. Porém, tudo cai por terra quando ela descobre estar grávida de sua primeira filha. Agora, ela e seu marido terão que enfrentar os desafios, dilemas e dúvidas que chegam com o nascimento de uma criança. O longa faz um retrato da maternidade de forma autêntica, misturando humor e leveza aos dramas cotidianos de uma família de primeira viagem.

Leia Também:  Natal mais feliz: CEU das Artes e Praças dos Direitos realizam campanha solidária e eventos festivos gratuitos no DF

Mensalmente, o shopping recebe sessões do CineMaterna, reforçando o empreendimento como ponto de encontro das famílias e sua referência em promover experiências incríveis para os clientes. Para mais informações, acesse o site do Iguatemi Brasília e siga as redes sociais: Instagram ( iguatemi_bsb) e Facebook (facebook.com/iguatemibrasilia/).

Serviço:

CineMaterna no Iguatemi Brasília
Data: terça, 2 de dezembro de 2025
Horário: 14h10
Filme: Mãe Fora da Caixa
Local: Cinemark Shopping Iguatemi Brasília

Sobre CineMaterna

A Associação CineMaterna, fundada em São Paulo em 2008, é uma organização sem fins lucrativos pioneira em sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Em mais de uma década de atuação, a CineMaterna já realizou quase 10 mil sessões, impactando mais de 229 mil famílias em 51 cidades de 17 estados brasileiros. As sessões incluem um bate-papo após o filme, oferecendo aos pais um espaço para relaxar e interagir com outros adultos em situações semelhantes.

Sobre o Iguatemi Brasília

O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.

Leia Também:  Premiação “Corpo Diversidade” destaca artistas LGBTQIAPN+ do DF

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI