DISTRITO FEDERAL
Projeto de incubadora de projetos é lançado para a comunidade guaraense
Publicado em
12 de março de 2024
Iniciativa quer transformar o Guará em uma cidade inteligente, com o propósito de tirar ideias dos moradores do papel. Evento de lançamento contou com a participação de autoridades e líderes comunitários
O programa Hackacity Guará lançou, na manhã desta segunda-feira (dia 11), a sua Incubadora de Projetos, na Escola Técnica do Guará Professora Teresa Maltese. Participaram do evento o senador Izalci Lucas, líder do PSDB no Senado Federal; Leonardo Ávila, presidente do Codese; Gisele Rejane Souza, diretora da Escola Técnica do Guará; a deputada distrital Deise Amarilio (PSB-DF); e a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, Marcela Gomes.
A iniciativa busca mobilizar moradores, empreendedores, sociedade civil e governo, a fim de levar transformação com base na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O programa, de iniciativa popular, terá seis meses de duração.
Para Cristiane Pereira, gestora do Hackcity Guará, é muito gratificante ver a ideia que nasceu em 2018 ganhando forma e beneficiando a comunidade. “O nosso espaço é aberto para auxiliar empreendimentos em fases iniciais, além de ofertar serviços técnicos, mentorias e capacitações com uma perspectiva gerencial. Nos últimos anos, moradores têm se reunido para discutir o futuro da cidade e formas de contribuir para o seu desenvolvimento. Entre os assuntos de interesse, estão as melhorias nas áreas de mobilidade, gestão de resíduos, utilização de espaços públicos, valorização do comércio local e cooperação comunitária”, explica.
Para Leonardo Oliveira de Ávila, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do DF (Codese-DF), promover um projeto como este vem ao encontro do que a comunidade precisa e espera. “Um dos focos desta iniciativa é aumentar a empregabilidade de jovens que serão inseridos no mercado de trabalho, mais preparados e conscientes”, afirma.
O senador Izalci Lucas elogiou a incubadora de projetos e mostrou-se orgulhoso de ver uma iniciativa inovadora em formato de mutirão ganhar corpo e servir de exemplo para outros estados brasileiros. “Vi o projeto nascer e apoiei desde o início porque acredito no jovem. E sinto que a transformação que queremos ver no mundo depende deles e do que fizermos agora para incentivá-los”, pontuou.
A incubadora de projetos servirá, portanto, para ajudar interessados a tornar uma ideia em realidade empreendedora, como a criação de uma nova empresa, o desenvolvimento de um produto ou serviço, a melhoria de um empreendimento existente, a criação de processos inovadores ou mesmo a formação de projetos sociais.
“Diversas ideias podem ser impulsionadas com os mentores da incubadora Hackacity Guará”, completa Cristiane Pereira, que além de gestora do Hackacity Guará, é diretora-executiva do Instituto Multiplicidades e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do IBRACHICS.
Mentorias gratuitas
Todo o processo é gratuito, com aulas presenciais e virtuais com a metodologia, desenvolvida para o Hackacity Guará, coordenada por Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil, fundadora da InovaHouse3D, consultora do Instituto Multiplicidades e coordenadora nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.
Qualquer pessoa que deseje desenvolver melhor um projeto pode participar, de graça. Moradores de outras cidades também podem se inscrever, mas é preciso se comprometer a frequentar as aulas e o resultado do projeto incubado seja testado ou desenvolvido no Guará.
Além das aulas regulares, às segundas-feiras, no auditório da Administração do Guará, os participantes terão acesso a mentorias com especialistas de diversas áreas, além de atendimento personalizado, para que as particularidades de cada projeto sejam analisadas e melhoradas.
O Hackacity Guará é uma iniciativa do Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
SERVIÇO:
Incubadora de Projetos Hackacity Guará
Lançamento: 11 de março de 2024
Horário: 10h da manhã
Local: Escola Técnica do Guará – EQ 17/19
Site para inscrições gratuitas: www.hackacity. com.br

DISTRITO FEDERAL
ECA 35 anos: Sejus reforça compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes
Published
6 horas atráson
14 de julho de 2025By
Gabriel
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações de proteção integral no aniversário do Estatuto, celebrado em 13 de julho
Neste mês de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 35 anos de sua promulgação. Considerado um marco fundamental na consolidação dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, o ECA estabeleceu uma nova forma de enxergar e garantir a proteção integral desse público, reconhecendo-os como sujeitos de direitos e assegurando-lhes prioridade absoluta nas políticas públicas.
No Distrito Federal, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) é o órgão responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência, por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA). A pasta reafirma seu compromisso com os princípios do Estatuto, atuando de forma intersetorial na formulação e implementação de ações voltadas à promoção da cidadania, ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.
A data foi celebrada neste domingo, 13 de julho. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância do ECA. “O Estatuto representa um avanço fundamental na luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Celebrar seus 35 anos é reforçar o compromisso de todos – Estado, família e sociedade – em proteger o futuro das nossas crianças”.
Plano Distrital pela Primeira Infância
Uma das ações mais emblemáticas da atual gestão é a implementação da segunda edição do Plano Distrital pela Primeira Infância (2023–2032), lançado em parceria com a Secretaria de Educação (SEE-DF). O documento, construído de forma colaborativa, com a participação de cerca de 1.500 crianças e de diversos profissionais da educação e da rede de proteção, contém propostas e ações voltadas à garantia dos direitos de bebês e crianças.
Implementando os direitos do ECA no DF
Entre as principais iniciativas está o Programa Criança Protegida, que capacita profissionais da rede de proteção — como assistentes sociais e agentes de segurança — para identificar e prevenir situações de violência, além de orientar o atendimento adequado em casos de abuso e negligência.
A Sejus também tem reforçado os Conselhos Tutelares, oferecendo suporte técnico, capacitações e melhorias estruturais. Em 2024, os 44 conselhos do DF realizaram mais de 60 mil atendimentos — uma média de 200 por dia — evidenciando sua importância na proteção infanto-juvenil.
Outro destaque é a política de acolhimento institucional e familiar, voltada a crianças afastadas temporariamente de seus lares por medida protetiva. A ação visa o retorno seguro ao convívio familiar ou, quando necessário, o encaminhamento para o apadrinhamento afetivo, criando novos vínculos de cuidado e proteção.
Combate à violência
A Secretaria também mantém atuação firme no enfrentamento às diversas formas de violência, com campanhas de conscientização, educação preventiva e garantia de acesso à orientação jurídica e acolhimento especializado para vítimas e suas famílias.
Nesse contexto, o Centro Integrado 18 de Maio é referência no atendimento humanizado a vítimas de violência sexual. Com estrutura especializada e escuta qualificada, o local realizou, em 2024, 249 atendimentos e cerca de 1.200 encaminhamentos, promovendo proteção e suporte contínuo.
As ações da Secretaria incluem ainda campanhas, blitz educativas, eventos comunitários e palestras em escolas, com foco na prevenção ao abuso sexual, ao trabalho infantil e a outras violações de direitos.
Atuação integrada
A atuação intersetorial é uma marca da Sejus, que articula esforços com secretarias como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de Conselhos Tutelares e o Poder Judiciário. Essa integração garante respostas rápidas e efetivas diante de situações de risco, fortalecendo a rede de proteção no DF.
Canais de denúncias
•Ligue Cisdeca, número 125 – recebe denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes por meio do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CISDECA).
•Centro Integrado 18 de Maio – casos que envolvam exploração sexual de crianças. Localizado na (307/308 Sul). Contatos: 2244-1512/2244-1513 / Celular (61) 98314-0636/ E-mail: [email protected]
•Disque 100 – para casos de violações de direitos humanos, o disque 100 é um dos meios mais conhecidos. Aliás, as denúncias podem ser feitas de forma anônima para casos de violações de direitos humanos.


Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

Novas tarifas dos EUA podem impactar gravemente exportações brasileiras do agro

Tarifa de 50% dos EUA pode reduzir PIB do Brasil em até 0,41%, alerta FGV Agro

Ministério das Mulheres marca presença em Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres em São Paulo e São José do Rio Preto

Moagem de cana no Centro-Sul recua 12,86% na segunda quinzena de junho e produção de açúcar e etanol segue em queda
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


ECA 35 anos: Sejus reforça compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações...


Contação de história musicalizada convida famílias para uma experiência lúdica e sensorial no CCBB Educativo
Em clima de férias, o Rolê Cultural – Educativo CCBB do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) promove sessões gratuitas...


Complexo Cultural do Choro celebra as férias de julho com programação especial e gratuita em Brasília
Com as férias escolares de julho em pleno andamento, o Complexo Cultural do Choro prepara uma programação especial e acessível...
BRASIL E MUNDO


Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina
Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025 A SuperGeeks Concórdia, escola de programação...


Instituto Gourmet completa 11 anos com desafio criativo e histórias de superação
Rede promove competição com alunos e ex-alunos para ganhar a famosa ‘brigadeirinha’, equipamento queridinho das confeiteiras Com presença consolidada em...


Bazar Multimarcas oferece descontos de até 70% no Uberlândia Shopping
Dezenas de outras também marcas estão com ofertas no mall Nos dias 12 e 13 de julho, o Uberlândia...
ECONOMIA


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...


Cidades brasileiras debatem futuro da mobilidade com foco em frotas de ônibus elétricos
Capacitação organizada pela Parceria ZEBRA apresenta boas práticas e estudo de caso sobre a cidade de São Paulo em relação...
ESPORTES


Secretária de Excelência Esportiva do MEsp cumpre agenda na capital baiana
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, cumpriu uma extensa agenda na capital baiana entre os dias 11 e...


Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela
O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0 na noite deste domingo (13), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em...


Brasil estreia na Copa América Feminina com vitória sobre a Venezuela
A Seleção Brasileira Feminina iniciou sua jornada na Copa América com o pé direito neste domingo (14.07), superando a Venezuela...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Capes lança edital para estudantes estrangeiros
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Semana no Complexo Cultural do Choro tem shows com Armandinho Macedo, programação infantil e rodas musicais gratuitas
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Mario Kramarenco no espetáculo Sinatra In Concert
-
BRASIL6 dias atrás
Oba Hortifruti lança Campanha Selos de Desconto com produtos do Snoopy e parte da renda será revertida para instituição de combate ao câncer pediátrico