BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Projeto oferece inclusão social e empoderamento para mulheres do campo no Distrito Federal

Publicado em

Capacitar e promover autonomia, empoderamento e inclusão social para 440 mulheres das regiões rurais de Samambaia, Brazlândia e Gama. Esse é o objetivo do Projeto Mulheres Caliandras, lançado nesse sábado (28). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) e a Associação Transforma Vidas, Ações Sociais e Humanitárias e conta com emenda parlamentar da deputada distrital Doutora Jane para a execução do projeto.

 

O projeto está inscrições abertas. Além da busca ativa, feita pela equipe do instituto, as interessadas também podem buscar informações no Instagram @mulherescaliandrasdf. As aulas terão início no dia 25 de janeiro de 2025, com término previsto para 27 de setembro, totalizando nove meses de capacitação. Durante esse período, as participantes terão acesso a uma série de conteúdos voltados à valorização do protagonismo feminino no campo.

Os temas abordados incluem preconceito e discriminação nas atividades rurais, a capacidade feminina nas relações interpessoais, a violência contra as mulheres no campo, além do papel da mulher tanto no contexto rural quanto urbano. O curso também abordará importantes tópicos como empregabilidade, empreendedorismo e técnicas sustentáveis de gastronomia.

Leia Também:  Superquadra Viva! oferece um dia de diversão e cultura na 714/15 Norte neste sábado, 14

Além da qualificação, o Projeto Mulheres Caliandras garantirá alimentação e transporte às participantes, assegurando maior acesso e inclusão social.

A deputada distrital Doutora Jane destaca a importância da iniciativa: “Esse empoderamento feminino resgata vidas. As mulheres que se qualificam profissionalmente passam a ter segurança e caminham para a independência financeira delas. É um projeto muito importante para o Distrito Federal”, afirma.

*Com informações da Agência Brasília

Fotos por: Samuel Figueira

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cultura

Brasília 65 anos: estilistas fazem alta moda inspirada na arquitetura da capital

Published

on

By

Coleção da marca Sacramound, dos designers Felipe Manzoli e Mackenzo, tem cinco peças com inspiração na monumentalidade de Brasília

 

A dupla de estilistas Mackenzo e Felipe Manzoli, criadores da marca Sacromound, tem ganhado visibilidade pela criação de peças de alta moda inspiradas na arquitetura de Brasília. São cinco peças que homenageiam a cidade e integram a coleção “Portais da Eternidade – Dimensões Espirituais”. As criações representam a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, desenhadas por Oscar Niemeyer; a Ponte JK, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan; e as asas Sul e Norte, concebidas pelo urbanista Lúcio Costa.

A monumentalidade de Brasília chama a atenção nas peças que ganharam visibilidade por meio do vídeo viral nas redes sociais e fez com que a arte dos estilistas rompesse barreiras rapidamente, segundo Felipe Manzoli. “Se Brasília foi projetada para ser monumental, a moda feita aqui também pode ser. Esse é o nosso propósito”, define.

 

O trabalho de Mackenzo e Felipe, marcado pelo apuro estético e prioridade nos detalhes e qualidade das peças, coloca a Sacramound num patamar de excelência. Este aspecto surge em paralelo com o ambiente em que os croquis foram desenhados e no qual as peças ganham forma. O ateliê dos designers fica na zona rural, a cerca de 30km da cidade de Planaltina, no Distrito Federal. A trajetória da marca começou de forma improvisada, segundo Mackenzo. “Começamos a partir do legado de uma mulher que transformava pano em carinho. Essa mulher é a Dona Valentina, avó do Felipe, que costurava e ajustava as roupas dos seus seis filhos com amor e precisão”, conta.

Leia Também:  Gaúchos recebem 45 mil copos de água doados pela Caesb

Para se ter ideia, o vestido Catedral é composto por um corpete cravejado com 700 espelhos bordados à mão, em referência aos vitrais de Marianne Peretti, da construção em concreto armado desenhada por Niemeyer. Para que cada peça fique pronta, é necessário muito trabalho manual especializado ao longo de centenas de horas de trabalho. A produção da dupla se assemelha à das peças categorizadas como alta costura. Porém este termo só pode ser usado por um grupo de marcas e designers registrados em Paris, na França, que seguem uma série de regras determinadas pela Câmara Sindical da Alta Costura, sediada na capital francesa.

 

Três atos

A coleção tem um total de 15 peças, divididas em três blocos (Paraíso, Purgatório e Inferno), em um conceito que remete à obra de Dante Alighieri. O design do bloco Paraíso foi desenhado com referências diretas aos monumentos e ao urbanismo de Brasília. Já as peças que integram o bloco Purgatório, se baseiam na estética do barroco mineiro, enquanto as do bloco Inferno remetem à arquitetura gótica.

Leia Também:  Teatro Brasília Shopping abre agenda para apresentações

 

Excelência vinda do DF

Mackenzo tem 26 anos, mora na cidade de Samambaia, a 35 km do centro de Brasília e é designer de moda autodidata. Felipe Manzoli tem 28 anos, mora no município de Planaltina e é designer de moda com formação pelo Centro Universitário Iesb. Juntos eles têm produzido moda desde 2022 e em 2023 participaram do projeto Sense Moda Criativa, que ajuda a aprimorar e potencializar o trabalho de novos designers por meio do financiamento para a criação e apresentação de coleções-cápsula.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI