BRASÍLIA

Educação

EUA selecionam 240 jovens afro-brasileiros e indígenas para curso de inglês

Publicado em

O programa é gratuito, on-line e as inscrições vão até 21 de março

Brasília, 1 de março de 2023: A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO), e o Grupo +Unidos, selecionam 240 jovens afro-brasileiros e indígenas para a terceira edição do Programa Access E2C 2023 (English to Connect, Communicate, Catalyze) – curso de inglês para profissionais e/ou empreendedores afro-brasileiros e indígenas. Os interessados devem ter entre 18 e 35 anos, e conhecimento básico de inglês. As inscrições estão abertas até 21 de março de 2023, por meio do link: https://www.maisunidos.org/accesse2c/

O curso será on-line e terá uma carga horária de 210 horas, sendo seis horas semanais e realizadas durante o ano de 2023. Além do curso regular, os selecionados participarão de atividades extracurriculares e receberão mentorias de profissionais especializados do mercado de trabalho.

“O Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa tem observado resultados impactantes do programa Access E2C. Os participantes melhoram seu inglês, potencializam sua confiança para falar a língua e tornam-se protagonistas para mudanças no contexto social. Estamos orgulhosos por oferecer esta iniciativa novamente”, celebra a diretora do RELO, Maria Snarski.

Leia Também:  Mais de 164 mil pessoas já renegociaram dívidas do Fies

“Estamos muito felizes em anunciar a terceira edição do Access E2C. Este programa vai além do ensino da língua inglesa, é também sobre conexões entre esses jovens e aprendizados que os ajudarão no desenvolvimento de suas carreiras”, comenta Daniel Grynberg, diretor-executivo do Grupo +Unidos.

O curso faz parte das iniciativas do programa Access, que acontece em nível mundial desde 2004, é oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 3.000 participantes desde 2008.

Sobre o Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA:

O Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO) do Departamento de Estado dos Estados Unidos fortalece a parceria estratégica Brasil-EUA por meio da capacitação de professores e alunos quanto ao aprendizado da língua e cultura norte-americanas por todo o Brasil. Situado na Embaixada dos EUA em Brasília, o RELO relaciona-se com o Ministério e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, associações de professores de inglês, universidades públicas e privadas, assim como outros parceiros para oferecer oportunidades de capacitação profissional e educacional, bem como programas de intercâmbio e materiais para professores e alunos de inglês. Para mais informações, acesse: https://br.usembassy.gov/education-culture/english-language-programs/

Leia Também:  Captação de Água Inovadora: Transformando Gotas em Sustentabilidade

Sobre o Grupo +Unidos:

O Grupo +Unidos é uma organização da sociedade civil fundada em 2007. A instituição nasceu a partir de um desejo da missão diplomática americana em mobilizar empresas que buscassem fazer parte de um processo de transformação social no Brasil. Assim, a organização atua na articulação de redes e na facilitação do investimento social e colaborativo para desenvolver e para apoiar ações focas em educação e empregabilidade. Para mais informações, acesse: https://maisunidos.org/

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

COP 30: como a educação para a cidadania está transformando jovens em agentes de mudança

Published

on

 

 


 

Programa do Instituto Nelson Wilians prepara jovens para enfrentar desafios climáticos e sociais em seus territórios

 

Com a chegada de 2025, o Brasil se prepara para se tornar o epicentro do debate global sobre mudanças climáticas com a realização da COP 30 em Belém. Para além do encontro oficial entre líderes globais e seus representantes, a conferência deverá reverberar em diferentes setores da sociedade brasileira, das empresas aos núcleos familiares.

 

Com escolas, universidades, comunidades e terceiro setor não será diferente. A expectativa de especialistas em educação é que a conferência influencie pautas educacionais e desperte nos jovens o senso de urgência para os desafios climáticos. Nesse cenário, o Instituto Nelson Wilians (INW), uma organização social sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais com foco em juventudes e pessoas em vulnerabilidade social, surge como referência ao conectar seu propósito de promover a educação para a cidadania com o enfrentamento das mudanças climáticas, por meio de programas como Compartilhando Direito.

Carro chefe do INW, o projeto caracteriza-se como tecnologia social capaz de transformar jovens em agentes de mudança nos territórios onde vivem. Além de questões climáticas, aborda 11 temas adicionais, incluindo projetos de vida, violência contra as mulheres e acesso à justiça, dentre outros.

 

Para 2025, o programa trará uma novidade: passará a ser oferecido para escolas públicas como opção de trilha formativa do Novo Ensino Médio. Com isso, o instituto oferecerá aos estudantes uma oportunidade única de discutir os desafios enfrentados em seus próprios bairros ao mesmo tempo que se preparam para discussões nacionais e internacionais, como as que serão catalisadas pela COP 30.

 

“O Brasil está vivendo um momento único, em que a educação para a cidadania pode ser o diferencial na formação de uma geração mais consciente e engajada”, explica William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW.

 

Módulo de mudanças climáticas

 

Criado como uma formação para a cidadania, o Compartilhando Direito se propõe a ir além da teoria, oferecendo aos jovens uma abordagem prática para as questões que afetam suas comunidades. No caso das mudanças climáticas, eles terão a oportunidade de analisar desde o impacto do desmatamento até a gestão de recursos hídricos. A ideia é que, em seguida, possam identificar soluções e estratégias para enfrentar esses e outros desafios em seus territórios. Os conteúdos são alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estimulam discussões sobre sustentabilidade e ação local.

 

“No caso da emergência climática, o Compartilhando Direito é uma ferramenta poderosa para que os jovens compreendam não só a ciência por trás dos efeitos da atuação humana sobre o clima do planeta, mas também em relação a como agir no cotidiano para mitigar esses impactos”, resume Ruiz.

 

Um diferencial competitivo para o ensino médio

 

Com a crescente relevância de temas relacionados à cidadania em vestibulares e exames como o Enem, iniciativas como o Compartilhando Direito tornam-se um diferencial estratégico para as escolas. Os estudantes que participam do programa ampliam seu repertório para discussões globais, aprendem habilidades práticas para participação em espaços democráticos, desenvolvem liderança em projetos comunitários e adquirem conteúdo para participar dos grandes exames nacionais de avaliação do Ensino Médio. “É comum, por exemplo, que os beneficiários do programa se destaquem nas redações de provas como Enem e vestibulares das universidades públicas, que costumam abordar temáticas vinculadas à cidadania”, finaliza Ruiz.

Sobre o Instituto Nelson Wilians

 

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW) é uma organização social, sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais com foco em juventudes e pessoas em vulnerabilidade social. Com ênfase em iniciativas de educação para a cidadania, o INW promove a cultura da legalidade para que todas as pessoas possam conhecer seus direitos, responsabilidades e como acessar a justiça por meio de leis e instituições. Seus programas estimulam o desenvolvimento de competências e confiança para o exercício da cidadania ativa, permitindo que seus beneficiários possam protagonizar transformações sociais em seus cotidianos e territórios. O instituto trabalha em rede com organizações sociais de todo Brasil e, a partir de 2025, em parceria com escolas públicas. É o braço de investimento social do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e do Nelson Wilians Group.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  6 de cada 10 participantes do Enem poderiam estar no ensino superior
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI