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MEC anuncia edital voltado à preparação de estudantes ao Enem

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No Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, o governo federal anunciou a publicação de edital de chamada pública para o apoio de cursinhos populares, por meio da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O programa será executado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em todo o Brasil, serão R$ 99 milhões investidos em todo o país, até 2027. O objetivo da CPOP é preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ampliando a possibilidade de acesso ao ensino superior de estudantes, prioritariamente oriundos de escolas públicas. O aumento do acesso ocorre por meio do fortalecimento de cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários.  

Apenas em 2025, serão investidos R$ 24,8 milhões no programa, beneficiando 5.200 estudantes. Cada um deles receberá um auxílio permanência no valor de R$ 200 mensais, para apoiar os estudos. Além disso, a CPOP prevê um apoio de até R$ 230 mil por cursinho, que abrange auxílio financeiro para a contratação de coordenadores e professores; e apoio para atividades técnicas e administrativas. Também está prevista a formação de gestores e professores voltados ao Enem e a disponibilização gratuita de materiais pedagógicos. 

Com isso, espera-se aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos pedagógicos exigidos no Enem e outros vestibulares. O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior de pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, prioritariamente oriundas da escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros ou quilombolas. 

Edital  O edital de chamada pública para seleção de cursinhos populares gratuitos é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.  

Por meio do edital, serão selecionadas 130 propostas de cursinhos populares gratuitos, prioritariamente os que não recebem apoio financeiro direto ou indireto, voltados a preparar estudantes para o Enem e outros vestibulares para o acesso às instituições de ensino superior. Entre os objetivos específicos da iniciativa estão a promoção, por meio de apoio técnico e financeiro, da melhoria de condições de oferta dos cursinhos populares; do apoio ao trabalho de professores e coordenadores e; em especial, da permanência de estudantes no ambiente de estudos ao longo de seu período de preparação.  

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Cursinhos populares Poderão participar do edital cursinhos populares formalmente instituídos e cursinhos populares informais, por meio de instituições operadoras. No ato da inscrição da proposta, os cursinhos populares deverão apresentar, entre outros itens, uma declaração de gratuidade da oferta aos estudantes e o caráter voluntário do trabalho de seus professores e coordenadores. 

A proposta deve atender aos seguintes requisitos: comprovação de atendimento de, pelo menos, 20 estudantes; plano de alocação orçamentária para o apoio a professores e coordenadores; coerência com a finalidade da CPOP; atividades complementares relacionadas à promoção da cidadania e da saúde, combate ao racismo e capacitismo; e projeto político-pedagógico alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e ao conteúdo programático do Enem, com carga horária mínima de 20 horas semanais. 

Além do auxílio permanência de estudantes no valor de R$ 200 mensais, o edital prevê um auxílio financeiro voltado para atividades técnicas e administrativas, no valor de R$ 6 mil. O período de vigência do apoio técnico e financeiro à execução das propostas selecionadas será de sete meses, a contar da assinatura de termo de adesão. Os estudantes precisam ter uma frequência mínima de 75% para recebimento do apoio permanência; e os cursinhos, uma frequência de 75% dos estudantes para recebimento do apoio.  

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Cronograma As propostas devem ser submetidas no período de 22 de abril a 6 de maio. A divulgação da relação das propostas inscritas irá ocorrer no dia 7 de maio e os recursos contra a relação de propostas inscritas devem ser feitos nos dias 8 e 9 de maio. O resultado final, após todas as etapas de recursos, está previsto para o dia 6 de junho, com a assinatura do termo de adesão e a pactuação para início de concessão de bolsas no dia 19 de junho.  

Diversidade O CPOP permite que o MEC cumpra o disposto na Lei nº 10.558/2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade, e prevê a implementação e avaliação de estratégias para melhorar a performance dos estudantes socialmente desfavorecidos, especialmente dos afrodescendentes negros e dos indígenas brasileiros, ao ensino superior. O Programa Diversidade na Universidade foi regulamentado pelo Decreto 12.410, de 13 de março de 2005. 

CPOP A Rede Nacional de Cursinhos Populares apoia cursinhos populares no Brasil, garantindo suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos. Ela foi instituída pelo Decreto 12.410, de 13 de março de 2025, que regulamentou o Programa Diversidade na Universidade. A CPOP tem como objetivos principais: fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários; elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede; preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso ao ensino superior, principalmente de pessoas negras e indígenas; contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023; e contribuir para ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Seminário internacional debate desafios da educação básica

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O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), promove entre 10 e 11 de novembro o Seminário Internacional Desafios para Avaliação de Políticas na Educação Básica. A abertura do evento foi transmitida ao vivo no canal do MEC no YouTube nesta segunda-feira (10). 

O evento busca discutir temas importantes da educação básica, tais como: evasão escolar, conectividade na educação e o papel do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como instrumento de financiamento equitativo e de promoção da qualidade na educação básica pública.  

Ao abrir o evento, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, afirmou que o MEC vem dando passos consistentes nos últimos anos para a superação dos desafios dessa etapa de ensino, por meio de programas como Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escola em Tempo Integral e Pé-de-Meia. “Não tem como a gente fazer um projeto de nação que promova a qualidade da educação se a gente não enfrentar nossas grandes mazelas, e elas são da ordem da desigualdade social, racial e regional”, defendeu. 

O seminário teve continuação com a conferência magna proferida pelo professor da Universidade Stanford, Martin Carnoy, intitulada “A economia política da educação”. Na terça-feira, 11 de novembro, a programação segue com três mesas: “Desafios e inovações na educação da primeira infância – construindo bases sólidas para o desenvolvimento integral”; “Evasão escolar e programas de permanência”; e “Conectividade, plataformas de aprendizado e inovação na sala de aula”.  

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação

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