BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

Prazo de adesão de universidades públicas ao SiSU 2025 começa no dia 25

Publicado em

Começa no dia 25 de novembro, segunda-feira, o prazo de adesão das instituições de educação superior públicas ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU), em sua única edição de 2025 O edital com cronograma e procedimentos, que valem tanto para federais como estaduais ou municipais, foi publicado no Diário Oficial da União pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). As instituições de ensino superior (IES) podem aderir até o dia 29 de novembro.

A adesão das instituições de educação superior públicas para a única edição de 2025 do Sistema de Seleção Unificado deve ser feita por meio de assinatura eletrônica.

📣Manifestação de Interesse: 18 de novembro a 06 de dezembro;

📣Período de Adesão: 25 a 29 de novembro;

📣Período de Retificação: 02 a 06 de dezembro.

O Sistema de Seleção Unificado (SiSU) é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil. As vagas são abertas uma vez por ano, por meio do site oficial.

Leia Também:  Câmara dos Deputados debate alfabetização no PNE

Candidatos

A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O processo seletivo do SiSU para a única edição de 2025 está previsto para acontecer entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2025.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na sexta-feira, 11 de julho, um webinário voltado ao planejamento e à organização da prática pedagógica, como parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e transmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

Direcionado a formadores, coordenadores pedagógicos, professores da educação de jovens e adultos (EJA), gestores educacionais e estudantes de licenciatura, o webinário também dialogou com os setores responsáveis pela formação docente e pelas políticas públicas educacionais. 

O evento reforçou a importância do planejamento pedagógico como instrumento de valorização da prática docente na EJA, com a apresentação de experiências exitosas e reflexões acadêmicas que dialogam com a realidade dos educadores. Além disso, demonstrou como o planejamento pode estar conectado à cultura, aos saberes populares e ao território. 

Leia Também:  Câmara dos Deputados debate alfabetização no PNE

“Estamos muito felizes com essa formação, porque consideramos que, num tempo marcado pelo individualismo e pela intolerância, o diálogo é muito mais que um recurso didático ou uma abordagem pedagógica da educação popular, é uma afirmação resistente da humanidade”, destacou o coordenadorgeral de alfabetização da Secadi/MEC, professor Paulo Roberto de Souza Silva. “É o diálogo que nos constrói como seres humanos, e o Pacto EJA é um compromisso pela vida, pelo ser humano”, defendeu. 

O webinário visou contribuir para o fortalecimento da política nacional de formação continuada de educadores da EJA, promovendo reflexões práticas e teóricas sobre o planejamento pedagógico. 

Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.     

Leia Também:  MEC abre período de indicação de escolas para a Educação Conectada

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI