BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

São Sebastião recebe 1º Mutirão de Cidadania do CIEE

Publicado em

Ação acontece nesta sexta, 22, e oferece acesso a serviços públicos, oficinas formativas, palestras, além de oportunidades de estágio e aprendizagem

 

O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE promove nesta sexta-feira, 22, o 1º Mutirão de Cidadania do CIEE. A ação gratuita acontece na Região Administrativa de São Sebastião, no Centro Educacional São Francisco (CED Chicão, situado na Quadra 17, Lote 100), entre 08h e 11h.

O espaço do CIEE será dedicado ao cadastramento e encaminhamento de jovens e estudantes para vagas de estágio e aprendizagem, mas além de oportunidades o evento reunirá parceiros com foco no atendimento à Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

Enquanto o Hospital Oftalmológico de Brasília irá realizar o atendimento dos visitantes e exames de Tonometria, que mede a pressão intraocular; o espaço da Unip terá um espaço dedicado à Enfermagem e Fisioterapia.

O mutirão também contará com iniciativas ligadas à educação no trânsito, que ficará à cargo do Detran; educação financeira liderado pelos especialistas da Sicoob, e jogos interativos no espaço da UniPROJEÇÃO.

Leia Também:  Formação capacita professores do ensino técnico-vocacional

Para os jovens, o evento reserva oficinas e palestras culturais e educativas, como apresentações artísticas, atividades lúdicas do Balão Mania, o Museu Itinerante de Prevenção às Drogas da PCDF, e o Projeto Na Moral do MPDFT – que aborda temas como Ética e Cidadania.

Direitos Humanos

Quando se trata de Direitos Humanos, os visitantes contarão com o atendimento da

Cáritas, instituição brasileira que atua na acolhida, integração, proteção e promoção de migrantes e refugiados em várias regiões do Brasil; atendimento do Conselho Tutelar, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além de oportunidade de realizar consultas com a equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e orientações do “Programa Direito Delas” e Centro Olímpico.

Parceiros

DETRAN – Educação no trânsito;

UniPROJEÇÃO – Jogos interativos;

SICOOB – Educação Financeira;

HOB – Atendimentos e realização de exame de Tonometria;

UNIP – Atendimentos de Enfermagem e Fisioterapia;

CÁRITAS – RNE Imigrantes e Refugiados;

CENTRO OLÍMPICO – Inserção do público-alvo interessado na política de esportes;

CONSELHO TUTELAR – Orientações e acompanhamento de demandas;

Leia Também:  O que você quer ser quando crescer? Como a educação contribui para fomentar essa escolha nas crianças

SCFV – Orientações e inserção do público-alvo;

SEJUS – Serviços de justiça e orientações do Programa Direito Delas.

CRAS – Orientações: Benefícios socioassistenciais.

Balão Mania;

Museu Itinerante de Prevenção às Drogas (PCDF);

Projeto NaMORAL: Integridade, Ética e Cidadania (MPDFT).

Serviço

Data e Horário: 22/11, das 08h às 1h

Endereço: Centro Educacional São Francisco (CED Chicão).

Endereço: Quadra 17, Lote 100

Gratuito

 

CIEE 60 anos: Imparável

Desde sua fundação, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, se dedica à capacitação profissional de jovens e adolescentes. A instituição, responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mundo do trabalho, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Facebook | Instagram | Twitter |  YouTube | Linkedin | Tik Tok
www.ciee.org.br

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na sexta-feira, 11 de julho, um webinário voltado ao planejamento e à organização da prática pedagógica, como parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e transmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

Direcionado a formadores, coordenadores pedagógicos, professores da educação de jovens e adultos (EJA), gestores educacionais e estudantes de licenciatura, o webinário também dialogou com os setores responsáveis pela formação docente e pelas políticas públicas educacionais. 

O evento reforçou a importância do planejamento pedagógico como instrumento de valorização da prática docente na EJA, com a apresentação de experiências exitosas e reflexões acadêmicas que dialogam com a realidade dos educadores. Além disso, demonstrou como o planejamento pode estar conectado à cultura, aos saberes populares e ao território. 

Leia Também:  Formação capacita professores do ensino técnico-vocacional

“Estamos muito felizes com essa formação, porque consideramos que, num tempo marcado pelo individualismo e pela intolerância, o diálogo é muito mais que um recurso didático ou uma abordagem pedagógica da educação popular, é uma afirmação resistente da humanidade”, destacou o coordenadorgeral de alfabetização da Secadi/MEC, professor Paulo Roberto de Souza Silva. “É o diálogo que nos constrói como seres humanos, e o Pacto EJA é um compromisso pela vida, pelo ser humano”, defendeu. 

O webinário visou contribuir para o fortalecimento da política nacional de formação continuada de educadores da EJA, promovendo reflexões práticas e teóricas sobre o planejamento pedagógico. 

Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.     

Leia Também:  Governo Federal investirá R$ 24 mi em estudos de Agroecologia

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI