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Semana Pedagógica 2025: Instituto Blue Educação inicia ano letivo com palestras, premiações e workshops

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Evento reúne 450 educadores e prepara a rede para receber mais de 8.000 alunos no próximo dia 27

 

O Instituto Blue Educação deu início ao ano letivo de 2025 com a Semana Pedagógica, realizada na última segunda-feira (20/01), na Unip. O evento reuniu cerca de 450 educadores, incluindo diretores, coordenadores, orientadores e professores, marcando o ponto de partida para mais um ciclo de aprendizado e desenvolvimento na rede.

A programação do encontro incluiu palestras de especialistas renomados, como a autora de literatura infantil Viviane Távora e a psicopedagoga Naira Crivelaro, que abordaram temas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias para compreender melhor os alunos. Esses tópicos visam preparar os profissionais para criar ambientes de ensino inclusivos e eficazes, fortalecendo a qualidade educacional.

Além do conteúdo pedagógico, o evento promoveu a integração e o acolhimento de novos profissionais que passam a compor a equipe responsável por atender mais de 8.000 alunos, distribuídos em 11 unidades. A programação também celebrou as conquistas do último ano, com premiações que reconhecem desempenhos de destaque dentro da rede.

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Programação intensa até sexta-feira

A Semana Pedagógica segue até sexta-feira (24/01), com atividades que incluem workshops práticos, discussões em grupo e a formulação de diretrizes pedagógicas para o ano. A proposta é alinhar estratégias educacionais e preparar os educadores para o retorno dos alunos no próximo dia 27 de janeiro.

“O encerramento da Semana Pedagógica será um marco na nossa preparação para o início das aulas. Estamos focados em proporcionar um ano letivo repleto de aprendizado, desafios e conquistas dentro das unidades Blue Global School, Blue School e Colégio Objetivo DF”, destaca Luana Pontes, coordenadora de marketing do Instituto.

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EDUCAÇÃO

COP 30: como a educação para a cidadania está transformando jovens em agentes de mudança

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Programa do Instituto Nelson Wilians prepara jovens para enfrentar desafios climáticos e sociais em seus territórios

 

Com a chegada de 2025, o Brasil se prepara para se tornar o epicentro do debate global sobre mudanças climáticas com a realização da COP 30 em Belém. Para além do encontro oficial entre líderes globais e seus representantes, a conferência deverá reverberar em diferentes setores da sociedade brasileira, das empresas aos núcleos familiares.

 

Com escolas, universidades, comunidades e terceiro setor não será diferente. A expectativa de especialistas em educação é que a conferência influencie pautas educacionais e desperte nos jovens o senso de urgência para os desafios climáticos. Nesse cenário, o Instituto Nelson Wilians (INW), uma organização social sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais com foco em juventudes e pessoas em vulnerabilidade social, surge como referência ao conectar seu propósito de promover a educação para a cidadania com o enfrentamento das mudanças climáticas, por meio de programas como Compartilhando Direito.

Carro chefe do INW, o projeto caracteriza-se como tecnologia social capaz de transformar jovens em agentes de mudança nos territórios onde vivem. Além de questões climáticas, aborda 11 temas adicionais, incluindo projetos de vida, violência contra as mulheres e acesso à justiça, dentre outros.

 

Para 2025, o programa trará uma novidade: passará a ser oferecido para escolas públicas como opção de trilha formativa do Novo Ensino Médio. Com isso, o instituto oferecerá aos estudantes uma oportunidade única de discutir os desafios enfrentados em seus próprios bairros ao mesmo tempo que se preparam para discussões nacionais e internacionais, como as que serão catalisadas pela COP 30.

 

“O Brasil está vivendo um momento único, em que a educação para a cidadania pode ser o diferencial na formação de uma geração mais consciente e engajada”, explica William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW.

 

Módulo de mudanças climáticas

 

Criado como uma formação para a cidadania, o Compartilhando Direito se propõe a ir além da teoria, oferecendo aos jovens uma abordagem prática para as questões que afetam suas comunidades. No caso das mudanças climáticas, eles terão a oportunidade de analisar desde o impacto do desmatamento até a gestão de recursos hídricos. A ideia é que, em seguida, possam identificar soluções e estratégias para enfrentar esses e outros desafios em seus territórios. Os conteúdos são alinhados às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estimulam discussões sobre sustentabilidade e ação local.

 

“No caso da emergência climática, o Compartilhando Direito é uma ferramenta poderosa para que os jovens compreendam não só a ciência por trás dos efeitos da atuação humana sobre o clima do planeta, mas também em relação a como agir no cotidiano para mitigar esses impactos”, resume Ruiz.

 

Um diferencial competitivo para o ensino médio

 

Com a crescente relevância de temas relacionados à cidadania em vestibulares e exames como o Enem, iniciativas como o Compartilhando Direito tornam-se um diferencial estratégico para as escolas. Os estudantes que participam do programa ampliam seu repertório para discussões globais, aprendem habilidades práticas para participação em espaços democráticos, desenvolvem liderança em projetos comunitários e adquirem conteúdo para participar dos grandes exames nacionais de avaliação do Ensino Médio. “É comum, por exemplo, que os beneficiários do programa se destaquem nas redações de provas como Enem e vestibulares das universidades públicas, que costumam abordar temáticas vinculadas à cidadania”, finaliza Ruiz.

Sobre o Instituto Nelson Wilians

 

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW) é uma organização social, sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais com foco em juventudes e pessoas em vulnerabilidade social. Com ênfase em iniciativas de educação para a cidadania, o INW promove a cultura da legalidade para que todas as pessoas possam conhecer seus direitos, responsabilidades e como acessar a justiça por meio de leis e instituições. Seus programas estimulam o desenvolvimento de competências e confiança para o exercício da cidadania ativa, permitindo que seus beneficiários possam protagonizar transformações sociais em seus cotidianos e territórios. O instituto trabalha em rede com organizações sociais de todo Brasil e, a partir de 2025, em parceria com escolas públicas. É o braço de investimento social do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e do Nelson Wilians Group.

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