BRASÍLIA

ENTRETENIMENTO

Indomináveis Presenças, no CCBB, realiza performance poética e show musical

Publicado em

Mostra coletiva de artes visuais, que acentua a emancipação identitária, convida artistas locais que também reverberaram a potência curatorial expressa na exposição

 

Em cartaz no Pavilhão de Vidro do CCBB BrasíliaIndomináveis Presenças, idealizada pela AfrontArt – Quilombo Digital de Artes, traz a presença de 16 artistas contemporâneos, vindos de outras regiões do país e que emergem das margens das artes visuais no Brasil.

Para criar um diálogo com outras vertentes e sintonia com a produção artística local, a curadoria convidou Tatiana Nascimento e Pratanes, performers da poesia e da música, respectivamente, que projetam novos horizontes. As apresentações ocorrem neste sábado (30), a partir das 15h, no Vão do CCBB e com entrada franca, sem retirada de ingresso e livre para todos os públicos.

Abrindo a programação, a presença poética indominável de Tatiana Nascimento. Cantora, compositora, escritora, tradutora e editora na Padê Editorial, de autores/as Pretas e LGBTQIAPN+, convida a um mergulho entre melodia, silêncio e ruído, numa reengenharia de sonhos, pensamentos, afeto e negritudes. Tatiana tem 17 livros publicados, foi finalista do Jabuti de Poesia, em 2022, e vencedora do Pallas, em 2024.

Leia Também:  Antonio Nóbrega fecha tributos aos mestres no Clube do Choro

Previsto para começar às 17h, Pratanes se apresenta acompanhada de Som de Sobra, do percussionista Felipe Fiuza, e Julia Kalí. Natural de Taguatinga, Pratanes lançou este ano “Azeite”, seu álbum de estreia e que vem sendo bem recebido nacionalmente. Ao seu lado, Felipe Fiuza é músico pesquisador, luthier e faz música experimental e afro-urbana. E Julia Kalí fecha o arranjo com seu freestyle de expressão negra contemporânea.

 

Serviço:

Indomináveis Presenças, até 12 de janeiro de 2025

Performances: sábado (30/11), a partir das 15h, de graça

Curadoria: Luana Kayodè e Cíntia Guedes (curadora convidada)

Local: Pavilhão de Vidro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Visitação à exposição: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h (entrada no espaço expositivo até às 20h40)

Acesso: gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Leia Também:  Com inspiração em Britney Spears e sinestesia, Lilax explora as profundezas da mente

Informações: fone: (61) 3108-7600 | e-mail: [email protected] | site/ bb.com.br/cultura | Instagram/ @ccbbbrasilia | Tiktok/ @ccbbcultura  | YouTube/ Bancodobrasil

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Casa do Cantador celebra o Dia do Nordestino

Published

on

By

Festival conta com shows que rememoram os clássicos da música nordestina

 

Na próxima sexta-feira, 06 de dezembro, a Casa do Cantador, em Ceilândia, será palco de um encontro emocionante com a cultura nordestina no Festival Dia do Nordestino. O evento, que acontece das 16h30 às 2h, promete enaltecer as tradições e a força do Nordeste, que moldam grande parte da identidade cultural do Distrito Federal. Com uma programação diversa e artistas que exaltam a música regional, o festival é mais do que um evento: é uma homenagem ao povo nordestino, que trouxe suas raízes para o cerrado, contribuindo para transformar o DF em um caldeirão cultural único. O festival é realizado pelo Instituto EVA, fomentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

A celebração começa às 16h30 com DJ Hercules, que aquece o público para uma noite cheia de talentos. Às 17h, a Banda Imagem assume o palco, seguida por apresentações de Menino Ricco (18h20), Rafael Silva (19h40), e a dupla consagrada Zé Mulato e Cassiano (21h), ícones do autêntico som caipira. Para os amantes do forró, o grupo Collo de Mainha promete fazer todo mundo arrastar o pé a partir das 22h20. A noite segue com Alisson e Ariel às 23h40 e, encerrando com chave de ouro, os Artistas da Casa do Cantador se apresentam da 1h às 2h, celebrando o espaço como reduto da cultura popular.

Leia Também:  CCBB de Brasília recebe espetáculo teatral infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, da Cia. Buia Teatro, de Manaus

Expoente da cultura brasiliense, o apresentador e audiodescritor Cacá Silva, que também participa do festival, reforça o papel fundamental das tradições nordestinas no Distrito Federal: “O Nordeste está presente em cada esquina de Ceilândia e de tantas outras cidades do DF. Este festival é uma prova de que nossas raízes culturais continuam vivas e pulsantes. A Casa do Cantador é o coração dessa tradição, um lugar onde a nossa história e nosso talento ganham voz e ritmo.”

A escolha da Casa do Cantador, inaugurada em 1986 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, como local para o evento, não poderia ser mais simbólica. Reconhecida como Patrimônio Cultural e Material do DF, o espaço reafirma sua vocação de promover e preservar a cultura nordestina.

Serviço:

Festival Dia do Nordestino
Data: 06/12 (sexta-feira)
Horário: Das 16h30 às 2h
Local: Casa do Cantador – Ceilândia
Entrada gratuita

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI