A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, cumpriu uma extensa agenda na capital baiana entre os dias 11 e 13 de julho. A convite da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Acompanhada do diretor-geral do órgão, Vicente Neto, e do coordenador de Excelência Esportiva, Uilson Souza, estreitou o diálogo com o governo estadual, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas do governo federal e o esporte de alto rendimento no estado.
“Essa visita à Bahia foi extremamente significativa para o fortalecimento do esporte de alto rendimento no estado. Tivemos encontros muito produtivos. A parceria com a Sudesb e o governo da Bahia reafirma nosso compromisso com a descentralização do esporte e a valorização dos talentos regionais. Ver o alto nível técnico do Campeonato Brasileiro de BMX, por exemplo, foi inspirador. Saímos ainda mais motivados a investir em políticas públicas que garantam acesso, estrutura e oportunidades para nossos atletas em todo o Brasil”, afirmou Iziane.

- Alunos do Núcleo de BMX do Revelar Talentos.
Na sexta-feira (11), a secretária participou de uma reunião institucional com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, seguida de um encontro com dirigentes de federações esportivas, realizado na sede da Sudesb, no Estádio de Pituaçu. Às 14h30, ela participou também de visitas técnicas aos principais centros de treinamento de Salvador e a campeonatos, além de conhecer de perto a realidade da área esportiva da capital.
No sábado (12), Iziane acompanhou eventos importantes do calendário esportivo baiano, como o Campeonato Brasileiro de BMX Racing, realizado na orla de Patamares, e o Aberto Nacional Feminino de Judô, promovido pela Federação Baiana de Judô, no Salvador Norte Shopping. No período da tarde, prestigiou o Campeonato Baiano Aberto de Boxe, no bairro do Cabula.
A secretária visitou ainda equipamentos do estado voltados à formação de atletas de alto rendimento, como o Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, no Largo de Roma, e a Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô. Também participou de reuniões com dirigentes de federações de modalidades nas quais a Bahia é destaque nacional, como boxe, natação, canoagem, ginástica, judô, ciclismo e taekwondo.
Durante a visita, foi debatido também o Programa Revelar Talentos, do Ministério do Esporte, que tem como objetivo identificar e desenvolver jovens promessas do esporte brasileiro. Voltado para atletas de até 21 anos, o programa oferece suporte técnico, capacitação profissional e fomenta a criação de núcleos de treinamento, promoção de eventos e ações de inovação.
No domingo (13), a secretária cumpriu seu último compromisso: a cerimônia de encerramento da 15ª edição da Copa 2 de Julho, uma das maiores competições de futebol sub-15 do país.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte