BRASÍLIA

Esportes

ABCD destaca união regional em Fórum Virtual Antidopagem promovido pela AMA/WADA

Publicado em

Nesta quarta-feira (14), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou do 1º Fórum Virtual para Organizações Antidopagem da América Latina e Caribe, promovido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA). O encontro virtual contou com a presença de 117 participantes, representando 41 organizações de 38 países da região, e teve como foco o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento da cooperação entre instituições antidopagem.

A presidente da ABCD, Adriana Taboza, agradeceu a oportunidade de apresentar as ações da entidade brasileira no fórum e defendeu a atuação conjunta entre os países latino-americanos e caribenhos.

“A ABCD acredita firmemente que a região da América Latina e do Caribe é mais forte quando unida. Ao nos unirmos e trabalharmos colaborativamente, como fizemos neste fórum, podemos assumir um papel de liderança na comunidade global antidopagem e continuar a dar grandes passos para garantir igualdade de condições para atletas em todo o mundo”, declarou.

O coordenador-geral de Operações da ABCD, Anthony Moreira, também teve participação ativa no encontro, apresentando os principais resultados e objetivos do Fórum Brasileiro Antidopagem, realizado anualmente com representantes de entidades como o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, ANVISA, COB, CPB, Comissão Nacional de Atletas e Polícia Federal.

Leia Também:  Santos vence o Paysandu em sua estreia na segunda divisão do Brasileiro

O Diretor da AMA/WADA para a América Latina e o Caribe, Francisco León, enfatizou a importância da colaboração regional no combate ao doping no esporte. “A WADA aprecia o entusiasmo e o engajamento que testemunhamos de nossos parceiros latino-americanos e caribenhos que participam do fórum. Acima de tudo, o objetivo era proporcionar uma oportunidade para que as Organizações Antidopagem da América Latina e do Caribe se reunissem como uma comunidade e lhes proporcionasse acesso direto à equipe e à expertise da WADA”, afirmou.

Ações da AMA/WADA

Durante o evento, a AMA/WADA apresentou atualizações sobre suas atividades na região e promoveu uma palestra sobre o trabalho do setor de Inteligência e Investigações. Uma sessão interativa de perguntas e respostas também foi realizada com os participantes.

Outro destaque do evento foi a apresentação das ações antidopagem previstas para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, com colaboração entre AMA/WADA e Panam Sports. Também foi mencionada a realização dos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025, que ocorrerão em dezembro em Brasília (DF), com presença confirmada da WADA e da ABCD.

Leia Também:  Cruzeiro empata com o América-MG e continua lutando para se afastar da zona de rebaixamento

O 1º Fórum Virtual para Organizações Antidopagem da América Latina e Caribe marcou um importante passo rumo à integração regional e à promoção de um esporte mais limpo e justo em todo o continente.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Confira a agenda esportiva de atletas brasileiros neste fim de semana

Published

on

Skate

O Brasil terá seis representantes na semifinal de street da Copa do Mundo de skate, em Roma, neste sábado (14).  Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Duda Ribeiro conquistarem vagas na disputa do feminino e Giovanni Vianna, Felipe Gustavo e Ivan Monteiro, no masculino.

Pâmela Rosa foi a melhor brasileira das quartas de final, ficando entre as cinco primeiras, com 60,14 pontos. Duda Ribeiro estreou na competição e conseguiu a classificação com 54,62 pontos na segunda volta. Rayssa Leal foi a última a conseguir a vaga, com 50,85 pontos.

No masculino, Giovanni Vianna recebeu uma nota de 81,21 e ficou no top 5. Felipe Gustavo, com 67,86 na primeira apresentação, e Ivan Monteiro, com 67,00 na segunda, também avançaram e seguem representando o Brasil na Copa.

Judô

O Campeonato Mundial Sênior de Judô, disputado em Budapeste, na Hungria, começou nesta sexta-feira (13) e será a primeira grande competição do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. O Brasil tem 18 atletas em disputa nas categorias individuais, e mais dois em equipes mistas.

Leia Também:  Santos vence o Paysandu em sua estreia na segunda divisão do Brasileiro

Tênis

A brasileira Carolina Meligeni segue firme na disputa do W75 de Ceska Lipa, torneio disputado na República Tcheca. Após vencer a romena Gabriela Lee, nesta sexta (13), por 2 sets a 0, a brasileira conseguiu a classificação para a semifinal, em que enfrentará a italiana Aurora Zantedeschi, no sábado (14).

Remo

Os atletas olímpicos Lucas Verthein e Beatriz Tavares representam o remo brasileiro na temporada 2025 da Copa do Mundo. A dupla fez sua estreia nesta sexta-feira (13) na etapa de Varese (Itália). Ambos competem na categoria single skiff. Além da dupla olímpica, a delegação brasileira tem nove atletas paralímpicos na competição: Gessyca Guerra, Michel Pessanha, Diana Barcelos, Jairo Klug, Erík Lima, Gabriel Mendes, Marcela Teixeira, Alina Dumas e Jucelino Silva.

Polo aquático

Neste sábado (14), a seleção brasileira masculina de polo aquático inicia sua caminhada no Campeonato Mundial Sub-20 da modalidade. A competição será disputada em Zagreb, capital da Croácia, e reunirá algumas das principais potências da nova geração do polo aquático internacional.

Escalada

Leia Também:  Cruzeiro empata com o América-MG e continua lutando para se afastar da zona de rebaixamento

A Copa do Mundo de Escalada começou nesta sexta-feira (13), em Berna, na Suíça. A competição, que vai até dia 15 de junho, será novamente exclusiva da modalidade Boulder, com participação brasileira apenas na equipe masculina.

Vôlei

A seleção brasileira de vôlei masculino volta à quadra neste sábado (14), para sua terceira partida da primeira fase da VNL 2025, a Liga das Nações de vôlei masculino. O adversário da seleção será a Ucrânia, que estreia na competição.

Atletismo

Neste sábado (14), ocorrerá o Meeting de Atletismo, no estádio 1º de Maio, em Braga, Portugal. São 338 atletas na competição, com diversos deles internacionais. Entre os participantes, o evento terá mais de 30 atletas olímpicos, com cinco medalhistas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI