Esportes
Gestor do MEsp e ex-atleta olímpico, Diogo Silva, alerta sobre a importância da prevenção no cuidado contra o câncer
Publicado em
28 de novembro de 2025por
infocoweb
Aos 43 anos, Diogo Silva, carrega no corpo a memória do alto rendimento. Caminha com uma postura firme, respiração ritmada de quem aprendeu a dominar o próprio limite e transformar disciplina em medalhas. Mas, hoje, o pós-atleta olímpico de Taekwondo e atual coordenador de Inteligência Esportiva, do Ministério do Esporte, afirma ter aprendido outra lição. “Ser campeão para mim agora é trabalhar por políticas públicas para o esporte e cuidar da saúde”.
Para ele, o mesmo corpo que um dia foi condicionado a buscar medalhas no tatame, hoje precisa lidar com outra rotina, a de gestor público. Ele aproveita o Novembro Azul para alertar sobre a atenção à saúde masculina. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata continua entre os mais comuns em homens brasileiros. A estimativa de 71.730 novos casos por ano entre 2023 e 2025.
A doença tem altas chances de cura quando descoberta cedo, mas ainda enfrenta barreiras históricas. A principal delas é a resistência dos homens para realizar os exames preventivos. “Seja por vergonha ou falta de atenção para realizar as consultas e mesmo a falsa sensação de serem super-resistentes, especialmente aqueles que vivem ou viveram da força física e da performance esportiva”, avalia.
Diogo sabe que nenhum condicionamento físico substitui o cuidado básico. E é exatamente por isso que ele fala, sem rodeios, para atletas e não atletas que a prevenção é um grande ato de coragem. Ele deixou de competir aos 34 anos e hoje, 9 anos depois, afirma que deixar o alto rendimento esportivo nunca significou para ele se desligar da atenção. “Ao contrário. Agora, o esporte segue como parte fundamental da minha rotina, mas o foco está na qualidade de vida, no bem-estar, na capacidade de subir escadas, de cuidar de minhas filhas e envelhecer bem.”
Para ele, a transição de carreira trouxe consciência que a saúde é prioridade e afirma que trouxe esse aprendizado de sua época como competidor. O gestor inclui em seu cotidiano hábitos como alimentação equilibrada, hidratação, sono, exercício físico regular, exames médicos periódicos, atenção à saúde física e mental, check-ups frequentes.
O peso dos números
Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram a dimensão do desafio. Para o triênio 2023–2025, estima-se que o Brasil registre cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata anualmente, o que corresponde a uma taxa de risco de 67,86 casos a cada 100 mil homens. No mesmo cenário, a doença permanece como o tipo de câncer mais incidente entre os homens, quando se excluem os tumores de pele não melanoma.
Embora o câncer de próstata acometa com maior frequência homens mais velhos – cerca de 75% dos casos novos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o INCA, a doença não escolhe idade. Pesquisas recentes mostram que o número de atendimentos relacionados à doença cresceu entre homens com idade até 49 anos, o que representa um aumento de 32% entre 2020 e 2024. Com o diagnóstico precoce as chances de cura são maiores. Por isso a importância da prevenção e do exame médico periódico.
Do tatame às estatísticas
Para Diogo Silva, as experiências de atleta e agora de gestor demonstram que a vitória mais importante talvez não venha no pódio, mas no cotidiano. O atleta, acostumado a prevenção de lesão, controle de parâmetros, cuidado com alimentação, hidratação e sono, sabe que o mesmo espírito deve guiar a vida após competição.
Ele afirma que, ao abandonar os treinos de alto rendimento, foi necessário adaptar o corpo e os hábitos, como praticar exercício não mais pelo desempenho, mas pela saúde, ajustar alimentação, rever horários de sono, manter a hidratação e manter atenção constante à saúde, com check-ups médicos regulares. “A rotina de exames, de cuidado, não pode acabar só porque a competição terminou”, diz.
Novembro Azul
O Novembro Azul surgiu na Austrália como uma mobilização internacional pela saúde masculina, com foco na conscientização sobre o câncer de próstata e a promoção do diagnóstico precoce. No Brasil, o INCA adota a campanha como forma de alertar a população masculina sobre a importância da prevenção, exames regulares e estilo de vida saudável.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
Esportes
Fluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
Published
13 horas atráson
28 de novembro de 2025By
infocoweb
O Fluminense não tomou conhecimento do São Paulo e protagonizou uma verdadeira noite de gala no Maracanã, na última quinta-feira. Com uma goleada impiedosa de 6 a 0, em partida válida pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor carioca não apenas confirmou sua classificação para a Pré-Libertadores, mas também desferiu um golpe fatal nas remotas chances do time paulista de alcançar o G7 da competição.
Os gols da festa tricolor foram marcados por Cannobio, que balançou as redes duas vezes (um deles de pênalti), Martinelli, Nonato, John Kennedy e Serna, selando um placar elástico que entrará para a história do confronto.
Maior Derrota do São Paulo no Clássico
A derrota no Maracanã representa um marco negativo para o São Paulo. Foi a maior goleada sofrida pelo clube paulista em toda a história do embate contra o Fluminense. O revés superou o antigo pior resultado, um 7 a 2 ocorrido em 1960, evidenciando a dimensão do que foi a noite de quinta-feira.
Apesar do vexame, o São Paulo se mantém na oitava colocação do Brasileirão. No entanto, sua posição pode ser ameaçada pelo Corinthians, que entra em campo no domingo. O time do Morumbi, agora, deposita suas últimas esperanças de uma vaga na Pré-Libertadores na Copa do Brasil, torcendo para que Fluminense ou Cruzeiro sagrem-se campeões e abram uma vaga extra para o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro.
Fluminense na Ascensão e Buscando Vaga Direta
Para o Fluminense, o resultado é um atestado de boa fase. Além de garantir a classificação mínima para a Pré-Libertadores, a equipe agora mira uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental. O desempenho robusto estende a série invicta do clube para cinco jogos, incluindo confrontos contra alguns dos líderes do campeonato, como Flamengo (vitória), Palmeiras (empate), Cruzeiro (empate) e Mirassol (vitória).
O Atropelo em Campo
O massacre carioca começou cedo. Aos nove minutos, um cruzamento de Samuel Xavier resultou em pênalti, convertido por Cannobio. Não demorou para o segundo gol vir, aos 16, com Martinelli aproveitando um rebote. Aos 24, Nonato ampliou a vantagem, driblando a marcação e chutando entre as pernas do goleiro Young. O São Paulo contou com a sorte para não sofrer mais gols ainda no primeiro tempo, com Young salvando uma finalização de Serna e Cannobio carimbando o travessão.
No intervalo, o técnico são-paulino Hernán Crespo tentou reagir com três substituições, acionando Alisson, Nicolas e Rafael Tolói. Contudo, as mudanças não surtiram efeito. Aos 24 do segundo tempo, John Kennedy, servido por Serna, marcou o quarto gol. A humilhação se completou aos 31, com Cannobio fazendo seu segundo gol na partida, e Serna, aos 41, fechando o caixão com o sexto gol, em um cruzamento rasteiro de Soteldo.
A noite no Maracanã será inesquecível para os tricolores cariocas e um pesadelo a ser esquecido rapidamente pelos torcedores do São Paulo, que veem suas ambições europeias desmoronarem de forma dolorosa.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 6 x 0 São Paulo
Competição: Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões Amarelos:
- Fluminense: Cannobio
- São Paulo: Alan Franco
Gols:
- Fluminense:
- Cannobio (9′ do 1ºT)
- Martinelli (16′ do 1ºT)
- Nonato (24′ do 1ºT)
- John Kennedy (24′ do 2ºT)
- Cannobio (31′ do 2ºT)
- Serna (41′ do 2ºT)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Ignácio), Freytes e Renê; Martinelli, Hércules (Nonato) e Lucho Costa (Ganso); Canobbio (Soteldo), Serna e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía.
São Paulo: Young; Ferraresi, Luiz Gustavo e Alan Franco; Maik (Nicolas), Pablo Maia (Alisson), Bobadilla (Negrucci), Marcos Antônio e Lucca (Paulinho); Rigoni e Tapia (Tolói). Técnico: Hernán Crespo.
Fonte: Esportes

Ministério da Saúde envia força-tarefa para enfrentar surto de gripe em indígenas de Maturacá, no Amazonas
Comissão discute impacto do turismo off-road no Brasil
Estácio Brasília recebe Selo de Responsabilidade Socioambiental 2025/2026 em reconhecimento por ações de impacto na comunidade
Debate sobre regulação das plataformas digitais destaca protagonismo do Brasil no tema
Prazo para aderir ao Novo Pronacampo acaba domingo (30)
politica
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
DISTRITO FEDERAL
Iguatemi Brasília traz o filme “Mãe Fora da Caixa” em última edição do ano do CineMaterna
A sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 2 de dezembro, às 14h10, no...
Voz Ativa: GDF e Instituto MultipliCidades formalizam parceria para mapear saúde socioemocional nas escolas públicas
Acordo de cooperação garante implementação de plataforma digital inovadora que dá voz aos estudantes e subsidia políticas educacionais baseadas em...
Encontro no Hospital de Santa Maria fortalece a rede de cuidado às pessoas com estomia
Ação marcou o Novembro Verde e reuniu profissionais, pacientes e especialistas em um dia dedicado à informação, escuta e acolhimento...
BRASIL E MUNDO
Com novas regras do MEC, eletivas ganham papel central na formação do Ensino Médio a partir de 2026
As escolas terão que oferecer ao menos dois itinerários formativos a partir do próximo ano. Mais do que uma exigência...
CEERT destaca avanços e a força coletiva após encontro antirracista e II Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Debates aconteceram nesta semana e reuniram personalidades de todo o país. Daniel Teixeira, diretor executivo da instituição, destaca avanços Brasília...
Evento no Senado reúne especialistas para debater avanços dos medicamentos biossimilares no Brasil
Setor público, acadêmicos e organizações como Anvisa e Fiocruz enriquecem o debate juntamente com a sociedade No próximo dia 4,...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Gestor do MEsp e ex-atleta olímpico, Diogo Silva, alerta sobre a importância da prevenção no cuidado contra o câncer
Aos 43 anos, Diogo Silva, carrega no corpo a memória do alto rendimento. Caminha com uma postura firme, respiração ritmada...
Fluminense aplica goleada histórica, 6 x 0 no São Paulo
O Fluminense não tomou conhecimento do São Paulo e protagonizou uma verdadeira noite de gala no Maracanã, na última quinta-feira....
MEsp prestigia Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e destaca investimentos na modalidade
Os secretários de Alto Desempenho, Iziane Marques, e do Futebol, Patrick Correa, além da presidente da Autoridade Brasileira de Controle...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásMéqui abre a fenda para o Mundo Invertido em campanha icônica com Stranger Things, da Netflix
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásReforma Tributária começa em 2026 e exige adaptação técnica das empresas brasileiras
-
DISTRITO FEDERAL4 dias atrásCazuza ganha versão sinfônica em Brasília com Rogério Flausino e Wilson Sideral
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásAumento do ICMS sobre o diesel deve encarecer fretes e produtos a partir de 2026










