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Água Doce ultrapassa 20 milhões de Escondidinhos vendidos e consagra prato como símbolo da marca 

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Receita traduz o propósito da rede em evidenciar os sabores do Brasil

 

São Paulo (SP), maio de 2025: Há 35 anos no segmento de casual dinner, a Água Doce Sabores do Brasil se tornou referência em evidenciar pratos da culinária brasileira. Dessa forma, a marca, ao longo dos anos de atuação, transformou o Escondidinho em um verdadeiro fenômeno nacional. Criada no Nordeste, a receita é composta originalmente de carne de sol desfiada e purê de mandioca. Com diferentes releituras, a rede de restaurantes já comercializou mais de 20 milhões de Escondidinhos durante toda sua história no mercado.

 

Presente em seis estados brasileiros, a Água Doce conta como propósito reforçar a gastronomia do País. Com pratos fartos e saborosos, a empresa é reconhecida por resgatar memórias afetivas ligadas à mesa de refeições dos clientes. O Escondidinho é peça-chave nesta trajetória. Nos mais de 80 restaurantes, é possível experimentar o tradicional prato, feito com carne de sol, e variações, como os elaborados com frango, camarão e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e brócolis. A base continua como a original com purê de mandioca e requeijão, servido com arroz branco.

 

“O Escondidinho é muito mais do que um prato no nosso cardápio, ele se tornou um símbolo da Água Doce e da nossa conexão com a culinária brasileira. Ao longo dos anos, o prato conquistou os clientes e se firmou como um dos nossos campeões de vendas, representando uma parcela significativa do faturamento das unidades. Este é um exemplo perfeito de como a tradição e o sabor regional podem gerar experiências marcantes e fidelizar o público”, reflete Júlio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce Sabores do Brasil.

 

O prato é tão icônico na marca que, desde 2009, a rede promove a iniciativa Escondidinho do Bem, criada para angariar fundos para projetos sociais da comunidade onde atua. Naquele ano, a ação tinha o nome de Doce Dia e com o tempo, passou conhecida com o nome atual. Realizada uma vez ao ano, o projeto permite que os consumidores contribuíam também para o apoio às crianças, idosos e animais abandonados da sua localidade. Parte das vendas arrecadadas com a comercialização do carro-chefe da marca são revertidas para as instituições escolhidas pelos restaurantes. Neste ano, o dia Escondidinho Bem será em 27 de agosto.

 

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e Brócolis. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em seis estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

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Da farinha à fatia, como fazer a melhor pizza

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Chef Claudia Genaro ensina o ‘pulo do gato’

Crocância na borda, molho equilibrado, cobertura bem distribuída e massa no ponto ideal. Fazer a pizza perfeita pode parecer uma missão difícil, mas com algumas técnicas certeiras, o resultado pode surpreender mesmo fora de uma pizzaria profissional. Para celebrar o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho, a chef Claudia Genaro, do Instituto Gourmet Brasil, compartilha dicas valiosas para transformar a cozinha de casa em uma verdadeira pizzaria artesanal.

 

A massa é a base de tudo

Segundo a especialista, o pulo do gato começa na escolha dos ingredientes: “Uma boa farinha, de preferência tipo 00, garante leveza e elasticidade. O ideal é deixar a massa fermentar lentamente, por pelo menos 24 horas, para desenvolver sabor”. A água deve ser gelada e o fermento, usado em pequena quantidade, apenas o suficiente para iniciar o processo de fermentação.

 

Molho caseiro é o segredo

Nada de molhos prontos. A chef recomenda fazer o próprio molho usando tomates pelados ou frescos, apenas triturados com um toque de sal, azeite e manjericão. Para ‘despelar’ os tomates, basta colocá-los em água fervente até que a pele comece a rachar. Com isso, a pele sairá facilmente em água corrente.

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Recheio na medida certa

Para garantir um resultado harmônico, Genaro recomenda não exagerar nas quantidades, pois menos é mais, já diz o ditado. Uma boa muçarela de qualidade, um toque de parmesão e ingredientes frescos fazem toda a diferença. Evite misturar muitos sabores e texturas na mesma pizza.

 

E o forno?

Outro ponto crucial para a pizza perfeita é a temperatura do forno. Segundo a chef, o ideal seria um forno a lenha, mas no forno doméstico dá para chegar num bom resultado com uma pedra refratária ou uma assadeira pré-aquecida. O importante é que o forno esteja ao máximo de sua para garantir crocância e evitar que a massa fique borrachuda.

 

Últimos detalhes

Após assada, a pizza pode ganhar toques finais que fazem toda a diferença, como folhas frescas de manjericão, azeite trufado ou um fio de mel picante em pizzas salgadas são ótimos para surpreender.

Claudia Genaro também destaca que fazer pizza pode ser uma experiência divertida e afetiva, especialmente em família. “É uma ótima oportunidade de reunir as pessoas, criar sabores personalizados e descobrir a alegria de preparar algo com as próprias mãos”, conclui.

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Neste Dia da Pizza, o convite está feito: coloque a mão na massa e descubra o prazer de criar a pizza perfeita.

Sobre Instituto Gourmet

Com mais de dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.

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