BRASÍLIA

Internacional

Evento em Brasília lança” Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS uma Agenda Estratégica Interpoderes, Interfederativa e Interinstitucional”

Publicado em

Lançado ontem, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília, as Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS uma Agenda Estratégica InterpoderesInterfederativa e Interinstitucional” que terá a missão de estreitar laços, fomentar e desenvolver as áreas socioculturais, econômicas e de negócios entre os países membros. O evento ocorre as vésperas da viagem do presidente Lula à China entre 26 e 30 de março, onde será acompanhado por vários deputados e senadores, incluindo os membros das Frentes Parlamentares Brasil China e BRICS.

Estiveram presentes no evento cerca de  1200 pessoas, entre elas, autoridades dos Três Poderes, dos estados e dos municípios brasileiros, parlamentares, diplomatas e convidados, que assistiram a posse  do  deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), como o Presidente das Frentes Parlamentares. 

O presidente do LIDE China, Everton Monezzi, ressaltou que “devemos fomentar cada vez mais a relação Brasil-China, uma relação ganha-ganha, baseada nos pilares defendidos pela embaixada chinesa, de economia verde, economia digital e tecnologia”.

Por sua vez, o professor João Grandino Rodas, do CEDES, defendeu que “a única saída para um mundo melhor é a junção das nações, pelas diversas formas de diplomacia”.

Leia Também:  Programa de Negociação de Débitos da Caesb termina dia 31 de março 

O Ministro-Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun, disse esperar que as Frentes Parlamentares Brasil-China “continuem a redobrar esforços incansáveis em prol dos laços de amizade entre os dois países e desta aliança estratégica global dos dois países, pelo bem-estar de nossos povos, dos países do BRICS e de todos os países em desenvolvimento”.

O evento foi organizado pelo Instituto Sociocultural Brasil China  (Ibrachina) e plataforma de negócios LIDE China com apoio das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal).

 

O presidente do Instituto Sociocultural Brasil China  (Ibrachina), Thomás Law falou sobre a importância da iniciativa para o Congresso e para os parlamentares. Thomas Law concedeu uma entrevista ao Radar Digital Brasília, assista: 

Fotos: por IBRACHINA

Com informações do IBRACHINA – China

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Internacional

Ucrânia espera mais apoio do Brasil, diz Andriy Yermak

Published

on

By

Durante cerca de 80 minutos, Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu a perguntas da imprensa brasileira e falou sobre vários assuntos, como a deportação de 20 mil crianças da Ucrânia para Rússia, a forma como o Brasil pode ajudar Kiyv a resgatar os pequenos e os desdobramentos da guerra. Yermak não poupou críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva por não ter convidado Zelensky para a cúpula do G-20, no Brasil. Ao mesmo tempo, disse manter contato permanente com Celso Amorim, assessor especial de Lula para temas internacionais.

Ele defende um papel mais proativo do Brasil no plano para repatriar as crianças ucranianas. Muitas delas sofrem um processo de perda da cultura e passaram até mesmo por uma alteração da identidade depois de serem adotadas por famílias russas. O chefe de gabinete de Zelensky lembrou que é importante a participação do Brasil na recuperação das crianças e ressaltou que o país exerce papel de liderança regional e de respeito pelo direito internacional e pelos direitos humanos. O ucraniano também ressaltou as oportunidades econômicas para o Brasil e seu país.

Leia Também:  Jantar beneficente em prol de associações carentes do DF será promovido pela Embaixada do Gabão no próximo dia 06 de outubro

Yermak criticou o envolvimento de Irã e Coreia do Norte na guerra e alertou para o perigo da chantagem nuclear adotada por Moscou. Ele garantiu que Zelensky não cederá nenhum dos territórios ocupados à Rússia e apontou os anseios imperialistas do russo Vladimir Putin como uma das causas da guerra, que começou há quase três anos, em fevereiro de 2022. O bate-papo com os jornalistas do Brasil foi aberto. Yermak não se furtou em responder a qualquer questionamento. Ele também depositou esperança no futuro governo de Donald Trump para pôr fim à guerra.

Fonte: Mundo & Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI