Meio Ambiente
Dia Mundial da Água: Restauração ecológica contribui para a segurança hídrica e a produtividade agropecuária

No Dia Mundial da Água (22 de março), a Black Jaguar Foundation destaca o papel de ações de restauração florestal no enfrentamento da crise hídrica e climática, que tem causado impactos significativos na produção agropecuária em várias regiões do Brasil, pois comprometem a disponibilidade de água para produção e reduzem a fertilidade do solo. Como resposta a esse desafio, a organização sem fins lucrativos promove a recuperação de vegetação nativa nos biomas Cerrado e Amazônia, em propriedades privadas parceiras localizadas ao longo do Rio Araguaia, onde a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reservas Legais tem fortalecido a infraestrutura natural essencial para o aumento e melhoria da provisão de água.
A recuperação das APPs, como margens de rios, encostas íngremes e topos de morros, contribui para a infiltração da água no solo, reduz a erosão e impede que sedimentos poluam os cursos d’água. Esse processo aumenta a retenção de água no solo, reduz a evaporação e melhora a produtividade agropecuária, beneficiando produtores que dependem da água e garantindo maior resiliência a períodos de estiagem.
Além disso, a cobertura vegetal desempenha um papel essencial na regulação do microclima, minimizando o estresse hídrico sobre as lavouras e proporcionando melhores condições para pastagens e cultivos. A vegetação ciliar – aquela que cresce nas margens dos rios – também funciona como um filtro natural, reduzindo a entrada de sedimentos e poluentes nos mananciais. Isso resulta em água de melhor qualidade, diminuindo a necessidade de tratamentos químicos e reduzindo custos para municípios e concessionárias de abastecimento.
Corredor de Biodiversidade do Araguaia
A Black Jaguar Foundation está à frente da restauração do Corredor de Biodiversidade do Araguaia, um dos maiores projetos de restauração ecológica do Brasil. A iniciativa busca restaurar mais de 1 milhão de hectares ao longo de 2.600 quilômetros às margens do Rio Araguaia, conectando os biomas Cerrado e Amazônia no Brasil. Para alcançar esta meta, o projeto se firma em parcerias com produtores rurais da região e mobilização de comunidades locais.
Fundada em 2010, a Black Jaguar Foundation investiu anos em preparação, pesquisa e em busca de parceiros e profissionais capacitados. O projeto está em sua fase inicial de implementação, com 560 hectares (aproximadamente 784 campos de futebol) em processo de restauração nos municípios de Santana do Araguaia (PA), Marianópolis do Tocantins e Caseara (TO). Em breve, a iniciativa prevê expandir suas atividades para outras áreas estratégicas ao longo do Rio Araguaia, como a região de Xinguara, outro município do estado do Pará.
Para Ben Valks, fundador da Black Jaguar Foundation, sem disponibilidade de água e ciclo hidrológico desequilibrado não há agricultura, não há alimentos. “Ao restaurarmos as áreas degradadas ao longo do Rio Araguaia, estamos não só protegendo a biodiversidade, mas também proporcionando aos produtores rurais uma solução sustentável que melhora a qualidade da água, reduz os custos com investimentos e fortalece a produtividade no campo. Esse é o caminho para um futuro mais sustentável e harmonioso entre a natureza e a atividade agrícola.”
Além de melhorar a disponibilidade de água para irrigação e abastecimento, a restauração florestal desempenha um papel fundamental no fortalecimento da resiliência climática da região. Ao reduzir os impactos de secas e enchentes, a restauração de áreas degradadas contribui diretamente para a segurança hídrica e a produtividade agropecuária, setores cada vez mais afetados pelas mudanças no regime de chuvas.
Como participar
Para que um produtor rural tenha uma área de sua propriedade restaurada de forma voluntária pela BJF, o primeiro passo é entrar em contato com a organização para manifestar seu interesse em participar do projeto de reflorestamento. Após o contato inicial, uma equipe técnica da iniciativa realiza uma visita à propriedade para identificar as áreas passíveis de restauração, analisando as necessidades específicas e o potencial de recuperação ambiental.
Com base nessa avaliação, o instituto elabora um plano de restauração florestal personalizado, ajustado às particularidades da propriedade e às condições do local. A implementação do plano inclui ações práticas, como o plantio de mudas e sementes de espécies nativas, bem como o manejo e manutenção das áreas recuperadas para assegurar a regeneração sustentável dos ecossistemas.
Além do plantio, a BJF realiza o monitoramento contínuo das áreas restauradas para garantir o sucesso das ações e oferecer suporte ao produtor rural, ajudando na manutenção da área ao longo do tempo. Dessa forma, o projeto busca não apenas restaurar o meio ambiente, mas também melhorar a produtividade agrícola, oferecendo aos produtores uma solução sustentável que contribui para a preservação e o uso adequado dos recursos naturais.

DISTRITO FEDERAL
Brasília Ambiental divulga documento inédito sobre acidentes com produtos perigosos no DF
Published
1 mês atráson
6 de maio de 2025By
Gabriel
Plano de ação estabelece funções das instituições atuantes nas emergências ambientais com artigos químicos contaminantes
O Instituto Brasília Ambiental publicou na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial do Distrito Federal, o Plano de Ação de Emergência para Acidentes Envolvendo Produtos Perigosos (PAE/PPDF), que define as ações coordenadas a serem desencadeadas pelas instituições e entes públicos integrantes da Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) em eventos adversos e desastres envolvendo produtos perigosos na capital do País.
O Brasília Ambiental participa da Comissão Distrital como secretaria executiva e a representante da autarquia no grupo, a servidora Ana Caroline Oliveira explica que antes dessa publicação, quando acontecia algum acidente, cada órgão agia de forma discricionária. Agora, com as diretrizes definidas, cada responsável atua conforme está descrito no documento.
Segundo a vice-governadora Celina Leão, essa publicação é um importante passo na preparação dos entes do Distrito Federal para minimizar os danos sociais e ambientais decorrentes dos acidentes que envolvam produtos perigosos. “A partir do PAE, os diferentes órgãos do governo contam com direcionamento eficiente para atuarem rapidamente de modo coordenado, garantindo maior efetividade e o pronto atendimento em situações que exigem uma resposta rápida do poder público”, comentou a vice-governadora.
“É como se fosse um manual para cada órgão saber o que fazer, em cada tipo de ocorrência, sejam elas de pequeno ou grande porte e como cada instituição deverá proceder, seguindo o plano de atendimento, agindo de forma coordenada” detalha o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
O plano foi elaborado com a participação de todos os órgãos que componentes da CD-P2R2 e, aprovado por unanimidade, em recente reunião conjunta. O documento traz detalhes como, por exemplo, a caracterização dos riscos, o fluxo de acionamento para cada porte de eventualidade e as competências de atuação específica dos órgãos respondedores. E, também, anexos de formulários do Sistema de Controle de Incidente (SCI).
A Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos existe há oito anos e é presidida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM/DF). É composto por cerca de 20 órgãos e instituições que atuam de forma integrada, no atendimento de situações emergenciais com artigos químicos contaminantes, no território do DF.


Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher avança na mobilização para a 5ª CNPM

Ministério da Saúde promove mais de 160 eventos no 38º Congresso do Conasems

Mercado doméstico de algodão mantém ritmo positivo com alta nos preços e negociações para 2026

Produtores paulistas têm até 15 de julho para declarar Cancro Cítrico e Greening

Brasil defende fortalecimento da produção regional de medicamentos, vacinas e tecnologias em saúde
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


“Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro” abre temporada no Espaço Cultural Venâncio Shopping
Performance imersiva da Cia. YinsPiração propõe uma jornada sensível pelos desafios e estereótipos que cercam o ser homem hoje A...


Collo de Mainha mantém viva a tradição do forró no DF e confirma agenda intensa nos festejos juninos de 2025
Banda brasiliense com mais de 20 anos de estrada celebra o forró como identidade cultural e resistência nordestina no coração...


Golden Tulip Goiânia Address recebe exposição gratuita “44 Quarteto em Mostra”
Com início em 17 de junho, a exibição sobre arte e natureza reunirá obras de artistas locais; abertura terá apresentação...
BRASIL E MUNDO


Nova edição da Revista Senac Brasil destaca inovações que transformam o mercado e a educação profissional
Publicação mostra as novas plataformas digitais do Senac voltadas para empresas e para jovens que buscam qualificação profissional; além de...


Golden Tulip Goiânia Address recebe lideranças para debater ações estratégicas e de fortalecimento do setor de turismo goiano
“Café com Hotelaria” reforça ações para atrair grandes eventos e desenvolver iniciativas de sustentabilidade em Goiás Goiânia, junho de...


Tecnologia ganha espaço nas pequenas e médias propriedades
Piloto automático, telemetria e motor eletrônico estão presentes em tratores menores, facilitando todas as etapas do ciclo agrícola Máquinas...
ECONOMIA


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...


Cidades brasileiras debatem futuro da mobilidade com foco em frotas de ônibus elétricos
Capacitação organizada pela Parceria ZEBRA apresenta boas práticas e estudo de caso sobre a cidade de São Paulo em relação...
ESPORTES


Confira a agenda esportiva de atletas brasileiros neste fim de semana
Skate O Brasil terá seis representantes na semifinal de street da Copa do Mundo de skate, em Roma, neste sábado (14). Rayssa...


A campeã mundial júnior em Roland Garros, Vitória Miranda, é a entrevistada do novo episódio do Jogo Rápido
Vitória Miranda entrou definitivamente para a história ao se sagrar campeã em chaves simples e de dupla, num dos mais...


Bahia goleia Red Bull Bragantino fora de casa e sobe ao G5 do Brasileirão
O Bahia confirmou sua excelente fase e aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
DISTRITO FEDERAL4 dias atrás
JK Shopping promove happy hour especial de Dia dos Namorados com música ao vivo e clima romântico
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Memorial dos Povos Indígenas recebe a exposição “ANDANÇAS”
-
Esportes3 dias atrás
Brasil destaca inclusão e inovação no esporte para pessoas com deficiência durante conferência da ONU
-
DISTRITO FEDERAL3 dias atrás
Feira da Gestante começa hoje no Pátio Brasil com enxoval completo e preços acessíveis