MULHER
Reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher avança na mobilização para a 5ª CNPM
Publicado em
13 de junho de 2025por
infocoweb
A 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), realizada nos dias 12 e 13 de junho, marcou mais um passo importante na mobilização nacional para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). O encontro reuniu conselheiras e representantes do Ministério das Mulheres para debater os avanços na organização da conferência e fortalecer as estratégias de articulação com as organizações e movimentos sociais, feministas e de mulheres, além do poder público e setor privado.
Com a coordenação da ministra das Mulheres e presidenta do CNDM, Márcia Lopes, o primeiro dia da reunião foi dividido em três momentos: deliberação sobre as atas das sessões anteriores; apresentação dos trabalhos das comissões temáticas (cultura, infraestrutura, comunicação, sistematização, mobilização, metodologia e organizadora); e espaço para dúvidas e contribuições ao processo da 5ª CNPM.
Em sua fala inicial, Márcia Lopes destacou que tanto o CNDM quanto o Ministério estão alinhados com a diretriz do governo federal de ampliar a participação social na formulação das políticas públicas. Segundo ela, essa atuação deve estar articulada com outras pastas e demais entes federados, além de envolver o setor privado, os movimentos sociais, feministas e de mulheres.
“Temos que cobrar de todas as áreas, de todos os ministérios, que cumpram a agenda das mulheres. E nós vamos coordenar, mobilizar, articular, dialogar, defender, formular, que é o que este Conselho também tem como tarefa”, pontuou a ministra, informando que está dialogando com os ministérios envolvidos nas pautas transversais para também somarem nos debates.
Durante as apresentações das comissões, a ministra parabenizou o trabalho desenvolvido por cada área e reforçou que “esse momento é crucial para garantir participação e engajamento”. Foram compartilhadas contribuições específicas para a 5ª CNPM e também materiais de comunicação a serem utilizados nas conferências livres, estaduais e municipais – algumas conferências já estão adaptando o material compartilhado. A programação cultural contará com apresentações diversas, e os espaços estão sendo pensados para acolher as participantes, incluindo áreas de descanso e estruturas que garantam a participação ativa de mulheres mães, como fraldários.
Também participaram da reunião a secretária-executiva do CNDM, Rosana Mota, a secretária-executiva substituta do Ministério das Mulheres, Eutalia Barbosa, entre outras autoridades e gestoras do órgão.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O encontro é uma realização do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
A metodologia contempla diferentes etapas preparatórias, como as conferências livres, que abarcam os diálogos territoriais, regionais e temáticos. Desta forma, vozes de marisqueiras, quilombolas, mulheres catadoras, das águas e das florestas, entre outras, estarão contempladas no documento nacional, que orientará a formulação e o aprimoramento das políticas públicas.
Além das conferências livres, que começaram em 28 de abril e se estendem até 15 de agosto, há as conferências municipais e regionais, entre 28 de abril e 28 de julho; e as conferências estaduais e distrital, de 1º de julho a 31 de agosto.
Para participar, acesse a plataforma Brasil Participativo (www.gov.br/brasilparticipativo), onde é possível encontrar cartilhas e guias com orientações para a realização das conferências em cada território. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres

MULHER
Ministério das Mulheres marca presença em Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres em São Paulo e São José do Rio Preto
Published
1 hora atráson
14 de julho de 2025By
infocoweb
As etapas municipais da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres estão mobilizando centenas de cidades em todo o país, reunindo representantes da sociedade civil, gestoras públicas e conselheiras para debater e propor políticas que promovam a igualdade de gênero. Entre os municípios que realizaram recentemente suas conferências estão São Paulo e São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, que contaram com a presença de representantes do Ministério das Mulheres nos dias 12 e 11 de julho, respectivamente.
Em São Paulo, capital do estado, a VI Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres ocorreu no dia 12 de julho e contou com a presença da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Sandra Kennedy, que representou o Ministério das Mulheres.
Em sua fala de abertura, a secretária endossou que as políticas públicas não são construídas apenas no âmbito federal, mas “no nível estadual e municipal também, porque o que se define lá, para chegar na ponta, é preciso que tenha esta articulação nacional.”, mostrando a importância das conferências institucionais que ocorrem nos municípios e regiões de todo o país até o dia 28 de julho. A conferência teve maioria de representantes eleita da sociedade civil, que seguirão para a etapa estadual.
Já no dia 11 de julho, a cidade de São José do Rio Preto (SP) promoveu sua Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, reunindo mulheres da sociedade civil, movimentos sociais, gestoras públicas e conselheiras para debater e construir coletivamente políticas voltadas à igualdade de gênero. Em palestra de abertura, a assessora especial do Ministério das Mulheres, Lygia Pupatto, reforçou que é preciso ir a fundo na discussão de políticas públicas para as mulheres, tendo a democracia como “nosso mantra principal, pois sem democracia não tem participação e, sem participação, nossas vozes serão caladas”.
O evento faz parte das etapas preparatórias para da próxima 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, agendada para o final de setembro em Brasília.
A secretária-executiva do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Rosana Mota, acrescentou que é preciso aproveitar o momento para “representar realmente as mulheres que somos e dizer as prioridades que queremos”.
A conferência municipal refletiu os eixos da conferência nacional, com ênfase nos temas de autonomia econômica, participação política, igualdade e combate à violência de gênero, elegendo 22 representantes, todas da sociedade civil.
Além de São Paulo e São José do Rio Preto, o Ministério das Mulheres tem marcado presença em conferências por todo o Brasil. A ministra Márcia Lopes participou das conferências municipais de Londrina (PR), Curitiba (PR) e Juiz de Fora (MG), reforçando o compromisso do governo federal com a escuta ativa e a construção coletiva das políticas para as mulheres. A secretária-executiva do ministério, Eutália Barbosa, representou a pasta na conferência regional de Palmas (TO), também em junho.
Outras participações recentes incluem a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva, na conferência municipal de São José dos Pinhais (PR), no dia 28 de junho, e a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Estela Bezerra, na conferência de Maringá (PR), também no dia 28.
Próximas etapas
Como desdobramento das etapas municipais e regionais, as representantes eleitas irão representar o município e região na Conferência Estadual, onde também poderão ser eleitas para participar da 5ª CNPM em Brasília, que ocorrerá de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025.
Para participar das etapas locais, acesse a plataforma Brasil Participativo para materiais de apoio, guias e cartilhas. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Fonte: Ministério das Mulheres


Câmara aprova urgência para cinco propostas; acompanhe

Deputados analisam projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte; acompanhe

Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

Novas tarifas dos EUA podem impactar gravemente exportações brasileiras do agro
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


ECA 35 anos: Sejus reforça compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações...


Contação de história musicalizada convida famílias para uma experiência lúdica e sensorial no CCBB Educativo
Em clima de férias, o Rolê Cultural – Educativo CCBB do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) promove sessões gratuitas...


Complexo Cultural do Choro celebra as férias de julho com programação especial e gratuita em Brasília
Com as férias escolares de julho em pleno andamento, o Complexo Cultural do Choro prepara uma programação especial e acessível...
BRASIL E MUNDO


Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina
Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025 A SuperGeeks Concórdia, escola de programação...


Instituto Gourmet completa 11 anos com desafio criativo e histórias de superação
Rede promove competição com alunos e ex-alunos para ganhar a famosa ‘brigadeirinha’, equipamento queridinho das confeiteiras Com presença consolidada em...


Bazar Multimarcas oferece descontos de até 70% no Uberlândia Shopping
Dezenas de outras também marcas estão com ofertas no mall Nos dias 12 e 13 de julho, o Uberlândia...
ECONOMIA


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...


Cidades brasileiras debatem futuro da mobilidade com foco em frotas de ônibus elétricos
Capacitação organizada pela Parceria ZEBRA apresenta boas práticas e estudo de caso sobre a cidade de São Paulo em relação...
ESPORTES


Secretária de Excelência Esportiva do MEsp cumpre agenda na capital baiana
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, cumpriu uma extensa agenda na capital baiana entre os dias 11 e...


Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela
O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0 na noite deste domingo (13), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em...


Brasil estreia na Copa América Feminina com vitória sobre a Venezuela
A Seleção Brasileira Feminina iniciou sua jornada na Copa América com o pé direito neste domingo (14.07), superando a Venezuela...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Capes lança edital para estudantes estrangeiros
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Semana no Complexo Cultural do Choro tem shows com Armandinho Macedo, programação infantil e rodas musicais gratuitas
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Mario Kramarenco no espetáculo Sinatra In Concert
-
BRASIL6 dias atrás
Oba Hortifruti lança Campanha Selos de Desconto com produtos do Snoopy e parte da renda será revertida para instituição de combate ao câncer pediátrico