BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Serp preocupa especialistas em identificação digital

Sistema Eletrônico dos Registros Públicos foi discutido em audiência pública em Brasília. ANCD e AARB alertam para a insegurança no uso de assinaturas avançadas.

Publicado em

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou na terça-feira (31/01), em Brasília, audiência pública para apresentação e debate da minuta de ato normativo, que estrutura a implantação e o funcionamento do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp). O sistema, previsto na Lei n. 14.382/2022, possibilitará acessos remotos e eletrônicos aos serviços de registros realizados pelos cartórios brasileiros, padronizando o fornecimento de serviços digitais.

Os atos registrados ou averbados nos cartórios poderão ser visualizados eletronicamente, e documentos e informações poderão trafegar eletronicamente entre os cartórios dos registros públicos e seus usuários, inclusive com o poder público. A Corregedoria Nacional de Justiça tornou público o cronograma da primeira etapa de entregas referente à implantação e ao funcionamento do sistema, cujo portal deverá estar no ar até 31 de julho deste ano.

Com a participação de diversos conselheiros e representantes da magistratura, de entidades de serviços registrais e titulares de serventias, a audiência destacou a modernização e simplificação dos procedimentos relativos aos registros públicos no país.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, que participou da audiência pública, é importante o uso adequado das assinaturas eletrônicas para assegurar a validade jurídica e segurança tecnológica dos atos praticados no Serp. Schaden afirmou que para determinados atos, o uso das assinaturas eletrônicas qualificadas, realizadas com certificado digital no padrão da ICP-Brasil, é fundamental para garantia da preservação em longo prazo dos documentos e assinaturas digitais.

Leia Também:  STF aprova punição aos motoristas que recusarem bafômetro

Schaden detalhou ainda que além do ciclo de uso, experiência do usuário no ato da assinatura do documento, as assinaturas qualificadas também proporcionam um seguro ciclo de vida aos documentos digitais. “Documentos assinados com emprego de assinaturas qualificadas possuem evidências associadas robustas para garantir os atributos de validade jurídica, integridade, autenticidade, rastreabilidade, confidencialidade e interoperabilidade, este último garante que o documento e a assinatura podem ter suas validades verificadas sem a necessidade de softwares proprietários”, explicou.

Segundo o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araújo, a segurança, tanto jurídica como tecnológica, das assinaturas qualificadas já é reconhecida pelo amplo uso em diversas operações. “Acho importante o CNJ ter um olhar especial no que tange ao uso de assinaturas eletrônicas qualificadas, porque nós temos uma infraestrutura com a presença do estado brasileiro em que as entidades se credenciam por meio de processos rigorosos, com os equipamentos utilizados na emissão de um certificado digital chancelados pelo Inmetro. Temos um sistema nacional de certificação digital pronto para ser usado e que vai ao encontro dos anseios de garantir uma transação moderna, descomplicada, conveniente e acima de tudo segura no que diz respeito aos registros públicos, inclusive aos registros imobiliários”, completa Araújo.

Leia Também:  Maior vazamento de dados revela falhas na segurança digital

Outros representantes também colaboraram com a audiência pública com reflexões e propostas em relação ao aprimoramento do sistema.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias Corporativas

Stone Point Capital fecha décimo fundo importante com compromisso de $11,5 bilhões de capital

O fundo ultrapassou o limite máximo e é a maior arrecadação de fundos na história da firma

Published

on

By

A Stone Point Capital LLC, empresa de capital privado focada em serviços financeiros e setores relacionados, anunciou hoje o fechamento final do seu décimo fundo de capital privado, Trident X, com $11,5 bilhões em compromissos totais. O Trident X superou o alvo original e o limite máximo de $9 bilhões e é aproximadamente $2,5 bilhões maior do que o Trident IX, fundo de $9 bilhões, fechado em 2022.

O Trident X recebeu um sólido apoio da sua existente base de investidores, bem como de compromissos inéditos de vários importantes investidores institucionais globalmente. Sócios administradores e entidades afiliadas contribuíram com aproximadamente $750 milhões.

“Somos gratos aos nossos sócios cotistas de responsabilidade limitada por sua confiança e apoio contínuos, e estamos orgulhosos da força persistente dos nossos fundos Trident em 30 anos e muitos ciclos de mercado”, afirmou Chuck Davis, presidente e co-CEO da Stone Point Capital. “Com o Trident X, continuaremos fazendo o que acreditamos fazer de melhor: identificar proativamente as operações do proprietário no setor global de serviços financeiros e ao redor, e ajudar a gerar valor duradouro aos seus negócios”.

Jim Carey, co-CEO da Stone Point Capital, acrescentou: “Acreditamos que a consistência da nossa equipe, a estratégia e os resultados continuam nos dando uma vantagem diferenciada na obtenção de investimentos através da nossa ampla rede. Estamos entusiasmados com as oportunidades que vemos para o nosso décimo fundo importante e permanecemos focados em criar valor aos nossos investidores”.

Leia Também:  COP 27 visa fortalecer as ações do plano de ação climática contra o aquecimento

O Trident X começou seu período de investimento em maio de 2025 e fechou um investimento até a data, com a Ultimus Fund Solutions, provedora de serviços de administração completa de fundos.

A Stone Point tem mais de 30 anos de experiência investindo no setor global de serviços financeiros, começando com investimentos de capital privado em subscrição de seguros e expandindo ao longo do tempo em uma ampla variedade de setores de serviços financeiros e empresariais. Os integrantes da equipe de liderança sênior lideram operações desde 1998. A firma tem parceria com equipes gerenciais experientes e é flexível com relação aos tipos de transações realizadas por seus fundos Trident. A Stone Point tem experiência em aquisições estruturadas individuais, bem como cisões parciais de organizações maiores, levando um conhecimento profundo do setor e uma rede expansiva a cada envolvimento da empresa no portfólio. A Stone Point investe em mais de 160 empresas em 10 verticais ativos e mais de 70 subsetores. A firma também tem uma plataforma de investimento de crédito, a Stone Point Credit, que possui quase $10 bilhões de ativos sob gestão.

Leia Também:  Cervejaria está entre as empresas líderes em inovação com startups do Brasil

A Debevoise & Plimpton LLP atuou como consultora jurídica da Stone Point em conexãoàformação do Trident X.

Sobre a Stone Point Capital

A Stone Point é uma firma de investimentos com mais de $65 bilhões de ativos sob gestão em suas plataformas de crédito e capita privado. A Stone Point direciona os investimentos a empresas na indústria global de serviços financeiros e setores relacionados, com base principalmente na América do Norte e no oeste europeu. A firma investe em classes alternativas de ativos, incluindo capital privado, por meio dos seus principais fundos, Trident, e crédito através de fundos combinados e contas gerenciadas separadamente. Além disso, a Stone Point Capital Markets apoia a firma, empresas de portfólio e outros clientes, fornecendo soluções exclusivas de financiamento. Para mais informações, acesse www.stonepoint.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos para a mídia

Prosek Partners

Caroline Gibson / Joshua Rosen

[email protected]

Stone Point Capital

Mary Manin

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI