BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A tecnologia VerifAI Docs detecta fraudes em documentos digitais de diferentes naturezas com o apoio de inteligência artificial especializada e agentes autônomos para interpretação e validação de informações

Publicado em

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A crescente incidência de fraudes documentais têm desafiado empresas de diferentes setores, causando prejuízos financeiros e comprometendo a credibilidade das instituições.

Entre os exemplos, no setor de saúde, segundo relatório mais recente do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) de 2022, fraudes e desperdícios envolvendo manipulações de notas fiscais, prescrições médicas e relatórios clínicos para obtenção de reembolsos indevidos causaram perdas de até 12,7% das receitas. Já de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), que consolida os dados coletados junto às seguradoras por intermédio do Sistema de Quantificação da Fraude, dos resultados consolidados do 1º Semestre de 2024, R$ 2,3 bilhões foram classificados como Sinistros Suspeitos. 

A Caf, empresa especializada em soluções de combate à fraude, diante deste cenário, apresenta o VerifAI Docs, solução que utiliza inteligência artificial (IA) para detectar adulterações em documentos não estruturados, como  comprovantes de renda, recibos, faturas e comprovantes de pagamento. A tecnologia analisa arquivos em PDF ou imagem, em qualquer idioma, identificando sinais de adulteração.

O VerifAI Docs realiza uma análise detalhada dos metadados dos documentos, identificando inconsistências como alterações em pixels, uso de editores gráficos e padrões de compressão incompatíveis. Com base em testes, foi observado que a solução pode detectar adulterações em documentos cinco vezes mais rápido na comparação com revisões manuais, usando mais de 500 métodos de análise, além da IA que aprende novos padrões de manipulação de documentos.

Leia Também:  Jovens são os mais afetados pelo estresse no trabalho

Além disso, a solução utiliza agentes de IA, que desempenham um papel fundamental na interpretação e contextualização das informações extraídas dos documentos. Esses agentes são capazes de analisar documentos não padronizados — como contratos extensos ou declarações financeiras —, validar dados automaticamente, cruzar informações com diversas fontes externas e aplicar regras e lógicas específicas para cada tipo de documento e contexto de negócio. Artigo publicado pela MIT Technology Review aponta os agentes de IA como a principal tendência tecnológica do momento, tendo se tornado o centro das atenções no Vale do Silício, com empresas como Nvidia e Salesforce.

Construído com base nesse princípio, o VerifAI Docs pode ser aplicado em diversos setores, como financeiro, saúde, seguros e educação, ampliando significativamente seu impacto no mercado. A solução faz parte de uma plataforma completa da Caf, que inclui soluções de onboarding, KYC (Know Your Customer) e combate à fraude. Essa integração contribui para que as empresas tenham maior eficiência operacional, pois automatizam processos e reduzem a dependência de análises manuais, contando com o apoio de uma arquitetura de IA que executa tarefas de validação e interpretação de forma autônoma.

Para Marcelo Sousa, Vice-presidente de produtos da Caf, o maior acesso às plataformas de Inteligência Artificial possibilitou que golpes se tornem ainda mais frequentes e criativos e, por isso, entendeu-se a necessidade de criar uma ferramenta que utilize esta mesma tecnologia para impedir tentativas de alterações. “As empresas estavam vulneráveis e, para se proteger, precisavam investir em processos manuais e grandes times, o que gerava custos altos e uma experiência ruim para os usuários devido ao tempo de retorno. Agora, conseguimos reduzir vários desses problemas de negócio com tecnologia, liberando o tempo das pessoas para o que importa de verdade”, pontua.

Leia Também:  Oncoclínicas reporta crescimento de Receita de 71% no terceiro trimestre de 2022

Segundo Jason Howard, CEO da Caf, o VerifAI Docs reflete a evolução no combate às fraudes e responde à necessidade crescente de proteger os negócios contra golpes cada vez mais sofisticados. “Nossa proposta é simples: usar inteligência artificial para resolução de problemas, com base em cases reais. Estamos criando um novo padrão de segurança e eficiência na análise de documentos, reforçando o papel da Caf em oferecer tecnologias avançadas para um cenário cada vez mais desafiador. A adoção de agentes autônomos de IA permite a possibilidade de aumentar a capacidade de análise de documentos de qualquer natureza, aplicando regras de acordo com os desafios específicos dos clientes”, destacou.

No mês de lançamento do VerifAI, a Caf também anuncia uma parceria com a Creditas, uma das primeiras empresas a adotarem a solução no Brasil. O acordo reforça o potencial do VerifAI em prevenir fraudes nas operações de diferentes empresas.

Sobre a Caf

Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, entre outras.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias Corporativas

Stone Point Capital fecha décimo fundo importante com compromisso de $11,5 bilhões de capital

O fundo ultrapassou o limite máximo e é a maior arrecadação de fundos na história da firma

Published

on

By

A Stone Point Capital LLC, empresa de capital privado focada em serviços financeiros e setores relacionados, anunciou hoje o fechamento final do seu décimo fundo de capital privado, Trident X, com $11,5 bilhões em compromissos totais. O Trident X superou o alvo original e o limite máximo de $9 bilhões e é aproximadamente $2,5 bilhões maior do que o Trident IX, fundo de $9 bilhões, fechado em 2022.

O Trident X recebeu um sólido apoio da sua existente base de investidores, bem como de compromissos inéditos de vários importantes investidores institucionais globalmente. Sócios administradores e entidades afiliadas contribuíram com aproximadamente $750 milhões.

“Somos gratos aos nossos sócios cotistas de responsabilidade limitada por sua confiança e apoio contínuos, e estamos orgulhosos da força persistente dos nossos fundos Trident em 30 anos e muitos ciclos de mercado”, afirmou Chuck Davis, presidente e co-CEO da Stone Point Capital. “Com o Trident X, continuaremos fazendo o que acreditamos fazer de melhor: identificar proativamente as operações do proprietário no setor global de serviços financeiros e ao redor, e ajudar a gerar valor duradouro aos seus negócios”.

Jim Carey, co-CEO da Stone Point Capital, acrescentou: “Acreditamos que a consistência da nossa equipe, a estratégia e os resultados continuam nos dando uma vantagem diferenciada na obtenção de investimentos através da nossa ampla rede. Estamos entusiasmados com as oportunidades que vemos para o nosso décimo fundo importante e permanecemos focados em criar valor aos nossos investidores”.

Leia Também:  Oncoclínicas reporta crescimento de Receita de 71% no terceiro trimestre de 2022

O Trident X começou seu período de investimento em maio de 2025 e fechou um investimento até a data, com a Ultimus Fund Solutions, provedora de serviços de administração completa de fundos.

A Stone Point tem mais de 30 anos de experiência investindo no setor global de serviços financeiros, começando com investimentos de capital privado em subscrição de seguros e expandindo ao longo do tempo em uma ampla variedade de setores de serviços financeiros e empresariais. Os integrantes da equipe de liderança sênior lideram operações desde 1998. A firma tem parceria com equipes gerenciais experientes e é flexível com relação aos tipos de transações realizadas por seus fundos Trident. A Stone Point tem experiência em aquisições estruturadas individuais, bem como cisões parciais de organizações maiores, levando um conhecimento profundo do setor e uma rede expansiva a cada envolvimento da empresa no portfólio. A Stone Point investe em mais de 160 empresas em 10 verticais ativos e mais de 70 subsetores. A firma também tem uma plataforma de investimento de crédito, a Stone Point Credit, que possui quase $10 bilhões de ativos sob gestão.

Leia Também:  Schneider lista 3 estratégias para data centers sustentáveis

A Debevoise & Plimpton LLP atuou como consultora jurídica da Stone Point em conexãoàformação do Trident X.

Sobre a Stone Point Capital

A Stone Point é uma firma de investimentos com mais de $65 bilhões de ativos sob gestão em suas plataformas de crédito e capita privado. A Stone Point direciona os investimentos a empresas na indústria global de serviços financeiros e setores relacionados, com base principalmente na América do Norte e no oeste europeu. A firma investe em classes alternativas de ativos, incluindo capital privado, por meio dos seus principais fundos, Trident, e crédito através de fundos combinados e contas gerenciadas separadamente. Além disso, a Stone Point Capital Markets apoia a firma, empresas de portfólio e outros clientes, fornecendo soluções exclusivas de financiamento. Para mais informações, acesse www.stonepoint.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contatos para a mídia

Prosek Partners

Caroline Gibson / Joshua Rosen

[email protected]

Stone Point Capital

Mary Manin

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI