BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Bancos e governo travam disputa no STF sobre taxa de juros do consignado

Publicado em

Com alta da Selic e teto imposto pelo governo, especialista em crédito, Rubens Neto alerta para risco de restrição no crédito a aposentados e pensionistas

 

A disputa sobre o teto das taxas de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS ganhou um novo capítulo com a entrada dos bancos no Supremo Tribunal Federal (STF). As instituições financeiras alegam que o limite imposto pelo governo, aliado à alta da taxa Selic, tem prejudicado a oferta dessa modalidade de crédito, considerada uma das mais acessíveis no mercado.

Para os bancos, o problema é claro: com a Taxa Selic em alta, o custo de operação também sobe, tornando inviável oferecer crédito dentro dos limites fixados pelo governo. Em resposta, algumas instituições optaram por suspender temporariamente essa linha de crédito.

Rubens Neto, especialista em crédito consignado da empresa Crédito Popular a situação pode ter impactos significativos tanto para os bancos quanto para os beneficiários. “Se os bancos deixam de operar o crédito consignado, aposentados e pensionistas podem ser empurrados para alternativas de crédito com juros muito mais altos, como o empréstimo pessoal convencional. Isso contraria o objetivo inicial do consignado, que é oferecer crédito acessível e com segurança”, explica.

O crédito consignado, que permite o desconto direto nos benefícios do INSS, é uma alternativa amplamente utilizada por aposentados e pensionistas. Atualmente, eles podem comprometer até 45% da renda mensal com essa modalidade, sendo 35% em empréstimos pessoais, 5% no cartão de crédito e 5% no cartão de benefício. Os prazos para pagamento podem chegar a sete anos.

Embora a medida do governo tenha como foco proteger os beneficiários de taxas abusivas, a retirada de alguns bancos do mercado pode reduzir a concorrência e, consequentemente, o acesso a essa linha de crédito. “É um dilema que precisa ser equilibrado: proteger o consumidor sem inviabilizar a operação dos bancos”, completa Rubens.

Enquanto o STF avalia a questão, o futuro do crédito consignado permanece incerto. Para os beneficiários do INSS, a possibilidade de restrições nessa modalidade representa uma preocupação, uma vez que ela é frequentemente a única alternativa de crédito acessível.

 

Leia Também:  Brasil atinge 1 Trilhão em pagamentos com cartões em 6 meses

Sobre a Crédito Popular:

A Crédito Popular é uma das principais empresas em soluções financeiras rápidas e acessíveis no país. A empresa funciona como correspondente bancário de mais de 15 das principais instituições financeiras do Brasil. Com mais de 28 agências localizadas em todo o estado de Goiás, a empresa tem como missão fornecer soluções financeiras ágeis e eficazes, aliadas a um atendimento personalizado e de qualidade. O objetivo é transformar a experiência de crédito consignada em uma jornada simples, segura e adaptada às necessidades de cada cliente, oferecendo suporte. A Crédito Popular pertence ao Grupo 3RN, e foi fundada em 2005.
@creditopopularemprestimos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias Corporativas

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A tecnologia VerifAI Docs detecta fraudes em documentos digitais de diferentes naturezas com o apoio de inteligência artificial especializada e agentes autônomos para interpretação e validação de informações

Published

on

By

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A crescente incidência de fraudes documentais têm desafiado empresas de diferentes setores, causando prejuízos financeiros e comprometendo a credibilidade das instituições.

Entre os exemplos, no setor de saúde, segundo relatório mais recente do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) de 2022, fraudes e desperdícios envolvendo manipulações de notas fiscais, prescrições médicas e relatórios clínicos para obtenção de reembolsos indevidos causaram perdas de até 12,7% das receitas. Já de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), que consolida os dados coletados junto às seguradoras por intermédio do Sistema de Quantificação da Fraude, dos resultados consolidados do 1º Semestre de 2024, R$ 2,3 bilhões foram classificados como Sinistros Suspeitos. 

A Caf, empresa especializada em soluções de combate à fraude, diante deste cenário, apresenta o VerifAI Docs, solução que utiliza inteligência artificial (IA) para detectar adulterações em documentos não estruturados, como  comprovantes de renda, recibos, faturas e comprovantes de pagamento. A tecnologia analisa arquivos em PDF ou imagem, em qualquer idioma, identificando sinais de adulteração.

O VerifAI Docs realiza uma análise detalhada dos metadados dos documentos, identificando inconsistências como alterações em pixels, uso de editores gráficos e padrões de compressão incompatíveis. Com base em testes, foi observado que a solução pode detectar adulterações em documentos cinco vezes mais rápido na comparação com revisões manuais, usando mais de 500 métodos de análise, além da IA que aprende novos padrões de manipulação de documentos.

Leia Também:  Fornecedores logísticos reduzem impacto ambiental com o plantio de mudas nativas

Além disso, a solução utiliza agentes de IA, que desempenham um papel fundamental na interpretação e contextualização das informações extraídas dos documentos. Esses agentes são capazes de analisar documentos não padronizados — como contratos extensos ou declarações financeiras —, validar dados automaticamente, cruzar informações com diversas fontes externas e aplicar regras e lógicas específicas para cada tipo de documento e contexto de negócio. Artigo publicado pela MIT Technology Review aponta os agentes de IA como a principal tendência tecnológica do momento, tendo se tornado o centro das atenções no Vale do Silício, com empresas como Nvidia e Salesforce.

Construído com base nesse princípio, o VerifAI Docs pode ser aplicado em diversos setores, como financeiro, saúde, seguros e educação, ampliando significativamente seu impacto no mercado. A solução faz parte de uma plataforma completa da Caf, que inclui soluções de onboarding, KYC (Know Your Customer) e combate à fraude. Essa integração contribui para que as empresas tenham maior eficiência operacional, pois automatizam processos e reduzem a dependência de análises manuais, contando com o apoio de uma arquitetura de IA que executa tarefas de validação e interpretação de forma autônoma.

Para Marcelo Sousa, Vice-presidente de produtos da Caf, o maior acesso às plataformas de Inteligência Artificial possibilitou que golpes se tornem ainda mais frequentes e criativos e, por isso, entendeu-se a necessidade de criar uma ferramenta que utilize esta mesma tecnologia para impedir tentativas de alterações. “As empresas estavam vulneráveis e, para se proteger, precisavam investir em processos manuais e grandes times, o que gerava custos altos e uma experiência ruim para os usuários devido ao tempo de retorno. Agora, conseguimos reduzir vários desses problemas de negócio com tecnologia, liberando o tempo das pessoas para o que importa de verdade”, pontua.

Leia Também:  MSCI Designa Ashley Lester como Chefe Global de Pesquisa

Segundo Jason Howard, CEO da Caf, o VerifAI Docs reflete a evolução no combate às fraudes e responde à necessidade crescente de proteger os negócios contra golpes cada vez mais sofisticados. “Nossa proposta é simples: usar inteligência artificial para resolução de problemas, com base em cases reais. Estamos criando um novo padrão de segurança e eficiência na análise de documentos, reforçando o papel da Caf em oferecer tecnologias avançadas para um cenário cada vez mais desafiador. A adoção de agentes autônomos de IA permite a possibilidade de aumentar a capacidade de análise de documentos de qualquer natureza, aplicando regras de acordo com os desafios específicos dos clientes”, destacou.

No mês de lançamento do VerifAI, a Caf também anuncia uma parceria com a Creditas, uma das primeiras empresas a adotarem a solução no Brasil. O acordo reforça o potencial do VerifAI em prevenir fraudes nas operações de diferentes empresas.

Sobre a Caf

Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, entre outras.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI