BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Lançamento de livro sobre Direito Regulatório marca primeiro ano de atuação do IBDRE

Publicado em

Dividido em dois volumes, a obra reúne artigos escritos por alguns dos membros do IBDRE, com reflexões teóricas e práticas sobre problemas concretos da atualidade

 

O Instituto Brasileiro de Direito Regulatório (IBDRE) comemorou seu primeiro ano de atuação com o lançamento do livro “Direito Regulatório Brasileiro”, dividido em dois volumes, que reúne artigos de mais de 70 especialistas em Direito, Economia e Engenharia. A obra, publicada pela editora Lumen Juris, foi apresentada na noite de 27 de novembro, no auditório do Condomínio ÍON, em Brasília, em um evento que atraiu juristas, empresários e autoridades do setor regulador.

Coordenada por Conrado Gama Monteiro, André Portugal e Thiago Valiati, membros da presidência do Instituto, e organizada por Fernando Menegat e Iggor Gomes Rocha, da Diretoria Acadêmica, a publicação aborda desafios e soluções em setores estratégicos como energia, saúde, transporte e tecnologia. Prefaciado pelos professores José Vicente Santos de Mendonça (UERJ) e Flávio Amaral Garcia (FGV-Rio), o livro também conta com uma apresentação assinada por Rodrigo Pagani de Souza e Natasha Schmitt Caccia Salinas (FGV-Rio).

Leia Também:  AEVO lança novo posicionamento estratégico no Web Summit Rio

 

Reflexões contemporâneas e temas de impacto

O primeiro volume explora tópicos como as restrições à autonomia das agências reguladoras federais, a constitucionalidade do Secex e o reequilíbrio de contratos de concessão de rodovias após tragédias climáticas. Já o segundo volume avança em debates sobre a regulação das apostas esportivas, o controle das grandes empresas de tecnologia e a proibição de cigarros eletrônicos, entre outros temas emergentes.

Para o presidente do IBDRE, Conrado Gama Monteiro, a obra representa um marco na busca por equilíbrio entre liberdade econômica e bem-estar social: “nossa missão é trazer debates sérios e baseados em evidências para melhorar o ambiente regulatório, contribuindo para o desenvolvimento do país.”

 

Destaque à diversidade e pluralidade

A diretora financeira do Instituto, Isadora De Biasio, autora de um artigo sobre o mercado de carbono, destacou a diversidade da obra, com a crescente representatividade feminina no setor: “é essencial reforçar a participação das mulheres no Direito Regulatório, um ambiente historicamente masculino. A obra conta com autoras brilhantes que são expoentes nesse campo e que ajudam a construir um setor mais diverso e plural.”

Leia Também:  Tocalivros Bibliotecas realiza “Semana da Biblioteca Digital”

Já o vice-presidente André Portugal celebrou a multiplicidade de perspectivas: “a variedade de autores reflete a heterogeneidade necessária para solucionar problemas complexos na regulação. Essa pluralidade é fundamental para o aprimoramento das políticas regulatórias no Brasil.”

 

Futuro promissor

O lançamento do livro também foi uma oportunidade para anunciar os próximos passos do IBDRE. Segundo Thiago Valiati, o Instituto planeja expandir sua atuação em 2025 com mais eventos, cursos e o ambicioso projeto de um Congresso Brasileiro de Direito Regulatório.

O evento foi encerrado com um coquetel e uma palestra magna, reforçando o papel do IBDRE como referência no debate regulatório nacional. Fundado em 2023, o Instituto já atua em 14 comissões temáticas, abordando setores como educação, saúde, infraestrutura e mercado financeiro, e promete seguir como um importante agente no aprimoramento das políticas regulatórias no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias Corporativas

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A tecnologia VerifAI Docs detecta fraudes em documentos digitais de diferentes naturezas com o apoio de inteligência artificial especializada e agentes autônomos para interpretação e validação de informações

Published

on

By

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A crescente incidência de fraudes documentais têm desafiado empresas de diferentes setores, causando prejuízos financeiros e comprometendo a credibilidade das instituições.

Entre os exemplos, no setor de saúde, segundo relatório mais recente do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) de 2022, fraudes e desperdícios envolvendo manipulações de notas fiscais, prescrições médicas e relatórios clínicos para obtenção de reembolsos indevidos causaram perdas de até 12,7% das receitas. Já de acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), que consolida os dados coletados junto às seguradoras por intermédio do Sistema de Quantificação da Fraude, dos resultados consolidados do 1º Semestre de 2024, R$ 2,3 bilhões foram classificados como Sinistros Suspeitos. 

A Caf, empresa especializada em soluções de combate à fraude, diante deste cenário, apresenta o VerifAI Docs, solução que utiliza inteligência artificial (IA) para detectar adulterações em documentos não estruturados, como  comprovantes de renda, recibos, faturas e comprovantes de pagamento. A tecnologia analisa arquivos em PDF ou imagem, em qualquer idioma, identificando sinais de adulteração.

O VerifAI Docs realiza uma análise detalhada dos metadados dos documentos, identificando inconsistências como alterações em pixels, uso de editores gráficos e padrões de compressão incompatíveis. Com base em testes, foi observado que a solução pode detectar adulterações em documentos cinco vezes mais rápido na comparação com revisões manuais, usando mais de 500 métodos de análise, além da IA que aprende novos padrões de manipulação de documentos.

Leia Também:  Cipasa Urbanismo e InstaCasa oferecem crédito para construção

Além disso, a solução utiliza agentes de IA, que desempenham um papel fundamental na interpretação e contextualização das informações extraídas dos documentos. Esses agentes são capazes de analisar documentos não padronizados — como contratos extensos ou declarações financeiras —, validar dados automaticamente, cruzar informações com diversas fontes externas e aplicar regras e lógicas específicas para cada tipo de documento e contexto de negócio. Artigo publicado pela MIT Technology Review aponta os agentes de IA como a principal tendência tecnológica do momento, tendo se tornado o centro das atenções no Vale do Silício, com empresas como Nvidia e Salesforce.

Construído com base nesse princípio, o VerifAI Docs pode ser aplicado em diversos setores, como financeiro, saúde, seguros e educação, ampliando significativamente seu impacto no mercado. A solução faz parte de uma plataforma completa da Caf, que inclui soluções de onboarding, KYC (Know Your Customer) e combate à fraude. Essa integração contribui para que as empresas tenham maior eficiência operacional, pois automatizam processos e reduzem a dependência de análises manuais, contando com o apoio de uma arquitetura de IA que executa tarefas de validação e interpretação de forma autônoma.

Para Marcelo Sousa, Vice-presidente de produtos da Caf, o maior acesso às plataformas de Inteligência Artificial possibilitou que golpes se tornem ainda mais frequentes e criativos e, por isso, entendeu-se a necessidade de criar uma ferramenta que utilize esta mesma tecnologia para impedir tentativas de alterações. “As empresas estavam vulneráveis e, para se proteger, precisavam investir em processos manuais e grandes times, o que gerava custos altos e uma experiência ruim para os usuários devido ao tempo de retorno. Agora, conseguimos reduzir vários desses problemas de negócio com tecnologia, liberando o tempo das pessoas para o que importa de verdade”, pontua.

Leia Também:  AEVO lança novo posicionamento estratégico no Web Summit Rio

Segundo Jason Howard, CEO da Caf, o VerifAI Docs reflete a evolução no combate às fraudes e responde à necessidade crescente de proteger os negócios contra golpes cada vez mais sofisticados. “Nossa proposta é simples: usar inteligência artificial para resolução de problemas, com base em cases reais. Estamos criando um novo padrão de segurança e eficiência na análise de documentos, reforçando o papel da Caf em oferecer tecnologias avançadas para um cenário cada vez mais desafiador. A adoção de agentes autônomos de IA permite a possibilidade de aumentar a capacidade de análise de documentos de qualquer natureza, aplicando regras de acordo com os desafios específicos dos clientes”, destacou.

No mês de lançamento do VerifAI, a Caf também anuncia uma parceria com a Creditas, uma das primeiras empresas a adotarem a solução no Brasil. O acordo reforça o potencial do VerifAI em prevenir fraudes nas operações de diferentes empresas.

Sobre a Caf

Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, entre outras.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI