BRASÍLIA

responsabilidade Social

Conheça o Flores do Cerrado, projeto que capacita mulheres em vulnerabilidade social

Publicado em

 

Mais de 150 aprendizes já passaram pelos cursos de empreendedorismo, corte e costura, técnicas de artesanato e bordado. As aulas são gratuitas e acontecem em quatro regiões do DF

Foto: Bené França

Com um total de quatro meses de duração, o projeto Flores do Cerrado vem capacitando gratuitamente diversas mulheres das regiões do Varjão, Riacho Fundo II, Estrutural e Sol Nascente. Os cursos, que são ofertados em formato carrossel, passando semanalmente por cada cidade, estão sendo ministrados desde julho deste ano e vão até novembro.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, nas sedes de cada região administrativa ou de forma online, através do link abaixo. Entre as opções estão os cursos de empreendedorismo, corte e costura, técnicas de artesanato e bordado. Cada semana, um módulo novo se inicia, sendo uma atividade diferente para cada região.

Fábio Barrera, produtor executivo do Flores do Cerrado, afirma que a iniciativa tem tido uma resposta positiva acerca do objetivo, que é capacitar e recolocar essas mulheres no mercado de trabalho. “Tem sido bastante proveitoso. Muitas mulheres que fazem o curso de corte e costura, por exemplo, voltam para fazer os outros módulos, então, além de tudo, as pessoas têm vestido a camisa e acabam se sentindo parte do projeto”, declara Barrera.

Foto: Bené França

Cerca de 150 mulheres já passaram pelas capacitações e, segundo Fábio, algumas até já estão produzindo seus próprios produtos para comercialização. “Algumas alunas já estão se mobilizando para montarem uma cooperativa, uma entidade associativa para a confecção de ecobags, para que elas possam ter os seus próprios sustentos com o objetivo de multiplicar esse conhecimento e, até mesmo, essa fonte de renda”, revela o produtor.

Leia Também:  Você conhece o ciclo do saneamento? 

Além de tudo isso, o Flores do Cerrado conta com um grande diferencial, que é a assistência para mães que não tem onde deixar os filhos no período em que estão em aula. Sendo assim, o projeto oferece um espaço para que as crianças também façam atividades educativas enquanto as responsáveis estão aprendendo uma nova profissão. A ação oferece aulas de reforço escolar, musicalização, teatro, pintura, leitura, entre outros.

O Flores do Cerrado é uma iniciativa da Instituição Palco Comparsaria Primeira de Talentos, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Serviço

Projeto social Flores do Cerrado

Link para inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwObPKu6RS0wd2jvuyosqTGQb8FirnfBKb0u66OPied8Jzbg/viewform

Locais

Estrutural: Creche Alecrim – Quadra 01 Conjunto 4 Lote 01 – Setor de Oficinas
Varjão: Palco Cultura – Quadra 04 Conjunto C Chácara 27
Riacho Fundo II: QC 02 Conjunto 08 Casa 07
Sol Nascente: Chacara 05 Conjunto V Casa 08D

Gratuito

Instagram: https://www.instagram.com/floresdocerrado.df/
Facebook: https://www.facebook.com/Flores-do-Cerrado-103773132395192

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Responsabilidade Social

Estácio Brasília recebe Selo de Responsabilidade Socioambiental 2025/2026 em reconhecimento por ações de impacto na comunidade

Published

on

Foto: Divulgação/Estácio Brasília
A Estácio Brasília foi reconhecida com o Selo de Responsabilidade Socioambiental 2025/2026, certificação que destaca instituições comprometidas com práticas sustentáveis e iniciativas de impacto social. O selo reafirma o empenho da unidade em promover transformação social por meio de ações contínuas realizadas junto à comunidade acadêmica e ao entorno.
O reconhecimento engloba projetos que envolveram docentes e estudantes em atividades voltadas à sustentabilidade, solidariedade e cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade. As ações mobilizaram centenas de participantes em campanhas de doações, arrecadações e práticas de responsabilidade ambiental.
Entre as iniciativas destacadas estão:
•Trote solidário – doação de absorventes
•Trote solidário – doação de sangue
•Doação de itens de higiene pessoal
•Doação de roupas
•Doação de brinquedos
•Descarte consciente de medicamentos
•Descarte de pilhas, baterias e lixo eletrônico
Além dessas, diversas outras ações reforçaram a cultura de cuidado, pertencimento e cidadania dentro da instituição.
Para o reitor da Estácio Brasília,  Fábio Venégas, o selo representa não apenas um reconhecimento, mas também um estímulo para ampliar e fortalecer práticas que contribuam para um futuro mais sustentável. “Estamos orgulhosos da dedicação de nossos alunos, professores e colaboradores. Cada iniciativa reflete nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e com o desenvolvimento da comunidade”, afirma.
A Estácio Brasília segue empenhada em realizar projetos que unam educação, impacto social e sustentabilidade, fortalecendo seu papel transformador dentro e fora da sala de aula.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Giuliana Flores concorre no prêmio Reclame Aqui 2022
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI