BRASÍLIA

Turismo

Região Sul registra crescimento de 15,17% no turismo internacional

Publicado em

A região Sul do Brasil consolidou-se como principal porta de entrada para visitantes internacionais no país, registrando um crescimento expressivo de 15,17% nos primeiros cinco meses de 2025. Entre janeiro e maio, a região recebeu 2,09 milhões de visitantes oriundos de outros países. Em 2024 foram 1,81 milhões de turistas ingressos.

“Estamos colhendo os frutos de uma estratégia bem articulada e de um trabalho técnico consistente desenvolvido pelo governo do presidente Lula. O setor de viagens é uma das grandes engrenagens do desenvolvimento econômico e social do Brasil, e os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o país em um dos destinos mais competitivos do mundo”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Segundo o levantamento do Ministério do Turismo, realizado em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o desempenho da região Sul contribuiu significativamente para o resultado nacional: foram 4.887.229 visitantes internacionais no país, representando 70% da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de visitantes até o final do ano.

Leia Também:  Ministra substituta do Turismo participa da posse da nova ministra das Mulheres

Os dados nacionais também confirmam a importância dos países sul-americanos para o turismo brasileiro. A Argentina foi o país de origem do maior número de visitantes internacionais em todo o Brasil, com 2.229.981 pessoas entre janeiro e maio de 2025. Em segundo lugar está o Chile, com 387.611 visitantes, seguido pelo Paraguai em quarto lugar, com 285.122, e o Uruguai em quinto, com 277.858 visitantes no período analisado.

ESTADO GAÚCHO LIDERA CRESCIMENTO –  Entre os três estados sulistas, o Rio Grande do Sul apresentou o maior crescimento percentual no número de visitantes internacionais, com alta de 18,4%. O Estado recebeu 1,24 milhão de visitantes entre janeiro e maio deste ano, contra 1,04 milhão no mesmo período de 2024 – um acréscimo de 193,3 mil pessoas.

O Paraná ocupa a segunda posição no ranking regional, com crescimento de 12,7%. O estado registrou 530,9 mil visitantes internacionais nos primeiros cinco meses do ano, comparado aos 471,1 mil do período anterior.

Santa Catarina completa o pódio com crescimento de 7,7%, saltando de 299,5 mil para 322,5 mil visitantes internacionais no período analisado.

Leia Também:  Ministério do Turismo avança na regulamentação da Nova Lei Geral do Turismo

A posição geográfica estratégica da região Sul, com fronteiras que facilitam o acesso rodoviário, aliada à infraestrutura aeroportuária consolidada, tem potencializado a atração de visitantes estrangeiros, especialmente dos países vizinhos.

PLANO BRASIS – Para potencializar a visibilidade do Brasil no exterior, o Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, desenvolve a estratégia do “Plano Brasis” – Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil. O objetivo é consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no mundo. A estratégia, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Turismo

Selecionados os expositores do Mercadão da Agricultura Familiar no Salão do Turismo

Published

on

Foram definidos os 69 expositores participantes do Mercadão da Agricultura Familiar, um dos espaços do 9º Salão do Turismo, que será realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo (SP).

A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), permitirá que produtores rurais apresentem seus trabalhos a um público diversificado, além de fazer negócios junto a empresários do setor.

No total, haverá a exposição de mais de 300 produtos, como queijos, geleias, cervejas, farinhas, cafés, vinhos, plantas medicinais, biscoitos, chocolates e azeites, entre outros, disponíveis para venda.

Os critérios para a seleção dos empreendimentos incluíram quesitos a exemplo da apresentação do produto (rótulo e embalagem com informações claras), registro no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), experiência prévia em eventos promovidos pelo MDA e regularidade junto aos órgãos de inspeção sanitária do estado de São Paulo.

SALÃO DO TURISMO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo será realizado pelo Ministério do Turismo no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Leia Também:  Ministério do Turismo anuncia R$ 13,3 milhões em apoio a eventos que promovem o turismo no Pará

O evento reunirá representantes de todas as 27 Unidades da Federação e contará com espaços de gastronomia, manifestações culturais, artesanato e experiências imersivas, funcionando como um grande centro de oportunidades para o setor.

Paralelamente, acontecerá o Feirão do Turismo, focado na venda de pacotes e produtos turísticos nacionais com descontos especiais. Após o evento presencial, o Feirão continuará em formato online, com abrangência nacional, para movimentar o mercado interno de viagens.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI