BRASÍLIA

Turismo

Vitrines do turismo no Norte do Brasil, Pará e Amazonas registram aumento de visitantes internacionais

Publicado em

A região Norte do Brasil vive um momento de destaque no cenário internacional. Com a Amazônia cada vez mais no centro das atenções globais e a proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), estados como Pará e do Amazonas se consolidam como importantes vitrines do turismo sustentável brasileiro. Reflexo disso é o crescimento expressivo no número de visitantes internacionais registrado entre janeiro e maio deste ano.

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o Pará recebeu 10.659 turistas estrangeiros nos cinco primeiros meses de 2025, um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2024, quando o estado contabilizou 8.388 visitantes. Já o Amazonas registrou 14.653 turistas internacionais, frente a 12.347 no ano anterior, o que representa um crescimento de 18,7%.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior e o empenho do Governo Federal em posicionar o país como um destino de referência. “No acumulado dos últimos dois meses, já chegamos a 4,8 milhões de visitantes internacionais, um recorde histórico. Nem quando o Brasil sediou a Copa de 2014 recebemos tantos estrangeiros. O Brasil — que tem seus atrativos divulgados pelo presidente Lula em todas as suas viagens internacionais — nunca havia ultrapassado a marca de 7 milhões de turistas em um único ano”, ressaltou Sabino.

Leia Também:  Materiais gratuitos: conheça cartilhas do Ministério do Turismo sobre "Formação de Condutores" e "Elaboradores de Roteiros"

Os dados confirmam a boa fase do setor no país. No acumulado de janeiro a maio deste ano, o Brasil recebeu 4.887.229 visitantes internacionais, o que representa 70% da meta anual de 6,9 milhões de turistas, estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

O fortalecimento do turismo na região também é resultado de avanços regulatórios, como a aprovação da nova Lei Geral do Turismo em 2024, após mais de uma década de debates no Congresso Nacional. A legislação moderniza diretrizes, promove segurança jurídica e estimula novos investimentos, criando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de atividades turísticas em regiões como a Amazônia.

COP30 – A realização da COP30, em Belém, no mês de novembro, tem impulsionado a visibilidade internacional da Amazônia e contribuído diretamente para ampliar a conectividade aérea na região. Por meio de uma articulação entre o Ministério do Turismo, o setor privado e outros órgãos do governo federal, como o Ministério de Portos e Aeroportos, são fortalecidas rotas aéreas estratégicas, com foco em hubs como São Paulo e Brasília, o que facilita o acesso de turistas internacionais ao Norte do Brasil.

Leia Também:  Aviação doméstica cresce 9,6% em abril e alcança 7,9 milhões de passageiros em voos pelo país

A companhia aérea LATAM, por exemplo, anunciou a antecipação, para agosto, da ampliação de suas operações em Belém, com aumento de 25% na oferta de assentos em comparação com o mesmo período de 2024. As principais rotas beneficiadas incluem:

• Belém–Guarulhos (SP): de 28 para 35 voos semanais
• Belém–Brasília (DF): de 10 para 14 voos semanais
• Fortaleza–Belém: de 7 para 12 voos semanais

Para o período da COP30, em novembro, a companhia ainda prevê novos voos internacionais e domésticos com foco na capital paraense, incluindo 3 voos semanais na rota Bogotá (Colômbia)–Belém e 2 voos semanais entre o Aeroporto do Galeão (RJ) e Belém. Com essas adições, a oferta total de assentos da companhia em Belém será 48% superior à registrada no mesmo mês do ano anterior.

Por Júlia de Aguiar
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Turismo

Selecionados os expositores do Mercadão da Agricultura Familiar no Salão do Turismo

Published

on

Foram definidos os 69 expositores participantes do Mercadão da Agricultura Familiar, um dos espaços do 9º Salão do Turismo, que será realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo (SP).

A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), permitirá que produtores rurais apresentem seus trabalhos a um público diversificado, além de fazer negócios junto a empresários do setor.

No total, haverá a exposição de mais de 300 produtos, como queijos, geleias, cervejas, farinhas, cafés, vinhos, plantas medicinais, biscoitos, chocolates e azeites, entre outros, disponíveis para venda.

Os critérios para a seleção dos empreendimentos incluíram quesitos a exemplo da apresentação do produto (rótulo e embalagem com informações claras), registro no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), experiência prévia em eventos promovidos pelo MDA e regularidade junto aos órgãos de inspeção sanitária do estado de São Paulo.

SALÃO DO TURISMO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo será realizado pelo Ministério do Turismo no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Leia Também:  Aviação doméstica cresce 9,6% em abril e alcança 7,9 milhões de passageiros em voos pelo país

O evento reunirá representantes de todas as 27 Unidades da Federação e contará com espaços de gastronomia, manifestações culturais, artesanato e experiências imersivas, funcionando como um grande centro de oportunidades para o setor.

Paralelamente, acontecerá o Feirão do Turismo, focado na venda de pacotes e produtos turísticos nacionais com descontos especiais. Após o evento presencial, o Feirão continuará em formato online, com abrangência nacional, para movimentar o mercado interno de viagens.

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI