Embaixada da Turquia comemora o Dia da Unidade Nacional

Nesta sexta-feira (15), o embaixador da Turquia no Brasil, Murat Yavuz Ateş, recebeu convidados e a imprensa na residência oficial para celebração do Dia da Democracia Turca e da Unidade Nacional.

Na solenidade, o diplomata fez um discurso de aproximadamente 10 minutos onde falou sobre a importância do dia. Além da fala, foi exibido um vídeo com as principais imagens e informações sobre os acontecimentos no fatídico dia. No discurso do Embaixador ele explicou a todos o que aconteceu no dia, as consequências dos atos de tentativa de golpe e a reacão do povo turco que foi para as ruas defender o governo.

No Evento estavam Jornalistas, Diplomatas e cidadãos turcos

 Seis anos atrás, em 15 de julho de 2016, membros da organização terrorista FETO dentro das Forças Armadas Turcas tentaram um golpe para derrubar o governo democraticamente eleito e o parlamento da Turquia. Seu objetivo era estabelecer um regime radical, fundamentalista, leal apenas ao seu líder Fetullah Gülen.

Eles confiscaram aviões de combate e tanques, e abriram fogo sobre a população civil. No entanto, encontraram uma resistência feroz por parte de pessoas de todos os setores da sociedade. Cidadãos comuns foram para as ruas e pararam os tanques renegados e os soldados terroristas. No processo, os terroristas da FETÖ mataram 251 pessoas e feriram outras milhares. O prédio do parlamento foi bombardeado enquanto os parlamentares estavam em sessão. Eventualmente, elementos terroristas da FETÖ foram capturados e levados à justiça.  

No final daquele dia, a democracia e a unidade nacional prevaleceram. A democracia foi salva e a unidade nacional da Turquia destruiu uma trama de terror que visava dominar o país. Assim, foi decidido comemorar este evento como o “dia da democracia e da unidade nacional” da Turquia. ”Comentou Murat Ates

No dia 15 de julho de 2016, um grupo de revolucionários tentaram tomar o poder através de um golpe de Estado, o qual não se concretizou.Apesar de a tentativa não ter tido êxito, propriedades foram danificadas, mais de 1.400 pessoas ficaram feridas e 265 pessoas morreram.

Cidadãos Turcos Halil Ceyhan, Yasemin Ceyhan, Fabiana Ceyhan e Embaixador Murat Ates

Na capital turca, o Parlamento Nacional e o Palácio Presidencial foram bombardeados. Tiros também foram ouvidos perto dos principais aeroportos de Ancara e Istambul.A fim de controlar a situação, o presidente Erdoğan convocou a população para que tomassem as ruas para darem uma resposta aos golpistas. Milhares de pessoas foram as ruas para se manifestar contra as forças golpistas.

À 1h da manhã do dia 16 de julho, foi reportado que as tropas golpistas estavam se retirando do aeroporto internacional de Atatürk frente a chegada de forças leais ao presidente. Ao amanhecer, o próprio Erdoğan chegou a Istambul. Praticamente ao mesmo tempo, um helicóptero UH-60 levando militares golpistas (ao menos oito) deixaram o país rumo a Grécia. Todos os oficiais foram presos quando pousaram por lá.

  •  
Foto: Jornalista Silvana Scórsin, Capital em Foco, jornalista Vivian Chagas – Revista Liberata e o jornalista Milton Atanazio – Portal10 – Membros da ABRAJINTER

Fonte:Fabiana Ceyhan- brasiliainfoco

Sobre Silvana Scorsin

Silvana Scórsin nasceu em 13/07/68, em Ponta Grossa- Paraná. Veio para Brasília em 1984 com um sonho: tornar-se uma grande executiva. Entrou na faculdade de Turismo aos 20 anos em 1992, depois fez pós em Gestão de Controle Empresarial, retornou a Faculdade para forma-se em Administração e partiu para a Argentina atrás do tão sonhado Mestrado de Gestão de Avaliação de Impacto Ambiental. Atuou com Chefe do Serviço de Turismo Receptivo da Secretaria de Turismo do DF, Ministrou Disciplina Teoria Geral de Administração para a Universidade de Desenvolvimento do Centro Oeste – UNIDESC. Atualmente é mentora com certificação internacional pela Global Mentoring Grup e escritora, autora do Livro "Meios Impressos versus Meios Eletrônicos, um enfoque sobre os impactos ambientais neste setor" palestrante e jornalista do site Radar Digital Brasília e jornalista responsável pelo Jornal Eletrônico CAPITAL EM FOCO. Coordenou uma equipe para a confecção de cadernos e um hotsite na Cobertura da RIO+ 20, para um grande grupo de Comunicação da Amazônia, onde atuou 31 anos na administração da Sucursal em Brasília, produzindo e apresentando o Programa “Conexão Brasília” com 26 vídeos que foram ao ar no portal do Grupo ORM. Credenciada nos Tribunais Regionais como Perita Ambiental e agraciada com o Premio IESLA - Instituto de Educação Superior Latino Americano - Produção científica 2019. Site: www.radardigital.com.br Twuitew @sscorsin Instagran: sscorsin
Esta entrada foi publicada em Política e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.