BRASÍLIA

AGRONEGÓCIO

Mapa lança curso EAD sobre sustentabilidade no campo em parceria com o IABS durante a COP30

Publicado em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quarta-feira (12), durante a COP30, o lançamento do curso de ensino a distância (EAD) do Projeto Rural Sustentável Amazônia (PRS Amazônia), iniciativa coordenada pelo Mapa e executada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

O anúncio foi feito durante o painel “Educação e Popularização para Sustentabilidade no Meio Rural”, realizado na AgriZone, espaço dedicado à agricultura sustentável e à inovação no campo. O evento contou com a mediação do auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Sidney Medeiros, e reuniu representantes do IABS e de entidades parceiras.

A formação está disponível gratuitamente no site do projeto e oferece dois módulos: introdutório (30h) e avançado (60h). O curso é voltado a produtores rurais, estudantes, técnicos e cidadãos interessados em conhecer práticas sustentáveis e de agricultura de baixa emissão de carbono.

“Esse projeto acontece nos biomas Cerrado e Amazônia e tem o objetivo de convencer produtores a adotar práticas de agricultura sustentável. Dentro dele há um componente de educação que trabalha tanto com crianças nas escolas quanto com produtores e técnicos de campo, para deixar um legado após o término das ações”, explicou Sidney Medeiros durante o painel.

Leia Também:  Produção de sorgo cresce 39% na Bahia e se fortalece como alternativa para o setor de biocombustíveis

Também participaram da atividade João Batista Uchoa, coordenador-geral da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP); Kamila Oliveira, coordenadora operacional do PRS-Cerrado; e Andrea Libano, coordenadora de capacitação do PRS-Amazônia.

“A partir de hoje, qualquer pessoa pode acessar o curso e conhecer mais sobre o Plano ABC, as mudanças climáticas e as cadeias produtivas trabalhadas pelo projeto”, completou Medeiros.

O painel destacou a educação e a popularização científica como instrumentos essenciais para fortalecer o legado do Projeto Rural Sustentável, que atua nos biomas Cerrado e Amazônia com ações de capacitação, assistência técnica e incentivo à adoção de práticas agrícolas de baixo carbono.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agro Brasil + Sustentável é destaque em painel sobre rastreabilidade na COP30

Published

on

O Programa Agro Brasil + Sustentável (AB+S) foi o principal destaque da participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no painel “Can Brazil Deliver Traceable Commodities?”, realizado neste sábado (15) na Green Zone da COP30. Organizado pela Coalizão Brasil, o encontro discutiu como o país pode avançar na rastreabilidade e atender às exigências internacionais de transparência nas cadeias produtivas.

Durante sua fala, o secretário de Desenvolvimento Rural do Mapa, Marcelo Fiadeiro, destacou que é um dos instrumentos centrais da estratégia nacional para garantir conformidade socioambiental e ampliar a competitividade do agro brasileiro nos mercados globais.

“O Brasil não apenas pode entregar commodities rastreáveis. Ele já está construindo, de forma estruturada, as bases para fazê-lo de maneira robusta, transparente e acessível. E esse esforço é compartilhado. A plataforma Agro Brasil + Sustentável democratiza o acesso à informação, reduz custos, diminui a assimetria informacional e fortalece a gestão de risco em todos os elos da cadeia”, afirmou.

A plataforma reúne dados sobre critérios como sobreposição com áreas sensíveis, detecção de desmatamento, embargos do Ibama e inclusão na lista de trabalho análogo à escravidão. De caráter público e gratuito, o AB+S permite que produtores, indústrias e compradores avaliem rapidamente a conformidade de propriedades rurais, trazendo previsibilidade e segurança jurídica para atender regulamentações de mercados mais exigentes.

Leia Também:  Soja avança levemente em Chicago com foco em safra dos EUA e negociações entre China e EUA

No painel, foi destacado que a rastreabilidade depende de sistemas que conversem entre si e funcionem de forma simples para os usuários. O AB+S foi apresentado como uma solução que ajuda a integrar diferentes iniciativas já existentes e facilita o trabalho de produtores, empresas e governos na hora de cumprir as regras socioambientais.

A sessão integrou a Agenda de Ação da Presidência da COP30 ao mostrar que plataformas abertas de dados, como o AB+S, são essenciais para a transição agrícola e climática. As discussões reforçaram que o Brasil avança para se tornar referência global em cadeias agropecuárias sustentáveis, combinando transparência, inovação e governança territorial.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI