O Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), realizou o encontro do projeto INTEGRA PESCA da Amazônia, que busca compilar dados detalhados sobre a pesca na Bacia Amazônica. A construção desse banco de dados integrado é resultado da formação de uma rede de pesquisadores e colaboradores que atuam nesta bacia, sob a coordenação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O workshop “Integração de dados de pesca na Amazônia: base para um desenvolvimento sustentável” foi realizado na sede do MPA, em Brasília, entre os dias 7 e 9 de julho. O evento, contou com a presença de pesquisadores do Brasil, Canadá e Estados Unidos, onde foram apresentados e discutidos os formatos dos dados, bem como os resultados e as estratégias globais de divulgação.
Na abertura do workshop, o secretário-executivo do MPA, Edipo Araujo, ressaltou a importância da troca de experiências entre a equipe técnica do MPA e a comunidade científica. “A integração desses dados, com a cooperação de uma rede de cientistas, é fundamental para que possamos construir políticas estruturantes, de ordenamento e socioeconômicas. É uma forma de resgatar a aplicação de dados em políticas públicas, para que a gente possa desenvolver esse setor”, acrescentou.
A secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura, Carolina Doria, ressaltou que essa é uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da pesca no Brasil. “A participação dos pesquisadores foi fundamental para a retomada da construção de dados que é algo essencial para a construção de políticas públicas desse governo. Como secretária da SERMOP, reforço nosso compromisso com a consolidação de dados que contribuam para a sustentabilidade da pesca e a integração da Amazônia”, afirmou.
A professora da UFPA, Victoria Isaac, explicou que os dados foram estruturados de forma simplificada e relacional, de modo que possam ser adaptados ou integrados a outros bancos de dados ou ferramentas. “Os dados estão prontos para que o MPA possa usá-los e compartilhá-los, com resultados consistentes e de fácil entendimento”, explicou.
Expansão — Com a consolidação dos dados do Integra Pesca da Bacia Amazônica, o objetivo do Ministério é expandir o modelo de construção de bases de dados da pesca para outras bacias hidrográficas brasileiras.
Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura