BRASÍLIA

CIDADES

Brasília Ambiental celebra Dia das Reservas Particulares do Patrimônio Natural com workshop

Publicado em

Evento acontecerá no dia 31 de janeiro, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Botânico

 

No próximo dia 31 de janeiro (quarta-feira) – Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com o Instituto Cerrados (IC), promoverá um ciclo de palestras com o objetivo de esclarecer e conscientizar a respeito das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). O evento que ocorrerá pela manhã, das 9h às 12h, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Botânico, contará com seis palestrantes entre convidados, membros do Instituto e servidores da autarquia.

A organização, que está a cargo da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental, em conjunto com o IC, solicita aos participantes do wokrshop que levem sua caneca para o café da manhã, além da garrafa de água para se hidratar no decorrer do evento.

 

Certificação – Em outubro de 2023, o Distrito Federal entregou seu primeiro certificado de RPPN em âmbito do Distrito Federal, denominado Reserva Jardim Botânico. O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, comemorou o reconhecimento e as parcerias. “Precisamos de todo apoio possível para conseguir preservar o nosso Cerrado. O Instituto Cerrados é uma parte muito importante nessa construção, para despertarmos nas pessoas esse interesse de assumir o compromisso com o meio ambiente, que é a nossa maior vitória, pois, somos parte do meio ambiente”.

Leia Também:  VI Prêmio RGB: rigor técnico e transparência no processo de avaliação

Para o diretor do Instituto Cerrados, Yuri Salmona, as certificações das RPPNs desempenham um papel fundamental na salvaguarda dos ecossistemas. Segundo ele, uma RPPN é um dos gestos mais contundentes que um proprietário rural pode fazer, materializando sua intenção de proteger um ecossistema, especialmente do Cerrado.

“Trata-se de instrumento reconhecido, mantido e fortalecido pelo Estado, que vai garantir que determinada área da sua propriedade se mantenha eternamente protegida, assegurando uma série de serviços ecossistêmicos, como provimento de água, regulação do clima, fertilidade do solo, habitat para a flora e fauna e até mesmo a polinização de diferentes espécies”, completou Salmona.

 

SERVIÇO:

Workshop Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Distrito Federal
Dia: 31/1/24
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Botânico (DF)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Estácio Brasília abre atendimentos odontológicos gratuitos para a comunidade

Published

on

Foto: Divulgação/Estácio Brasília

A Clínica de Odontologia da Estácio Brasília está com agenda aberta para triagens e procedimentos gratuitos à comunidade. A ação, que faz parte das atividades de extensão da instituição, é conduzida por alunos do curso de Odontologia sob a supervisão direta do coordenador do Curso de Odontologia, Rafael Rodrigues, e professores especialistas. O objetivo é garantir segurança, cuidado e qualidade em cada consulta.

Os atendimentos são realizados nas dependências da clínica-escola da Estácio, em Taguatinga, e destinam-se a moradores do Distrito Federal que desejam realizar consultas preventivas, triagens e tratamentos básicos sem custo. De acordo com o reitor da Estácio Brasília, Fábio Venégas, a iniciativa tem dois propósitos centrais: oferecer atendimento odontológico acessível à população e proporcionar aos estudantes a vivência prática da profissão em um ambiente real de cuidado e responsabilidade social.

“É uma oportunidade única de unir aprendizado técnico com impacto humano. Nossos alunos ganham experiência clínica, e a comunidade recebe um serviço de qualidade, gratuito e supervisionado”, destaca.

Leia Também:  Cerrado Jazz Festival 2025 abre chamamento para apresentação de bandas do DF

Em sua política de promoção de cidadania e relacionamento com a sociedade, a Estácio também promove ações gratuitas de saúde bucal. Milhares de pessoas foram beneficiadas com o mesmo modelo de atendimento, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

A clínica-escola faz os atendimentos gratuitos, ampliando o horário de funcionamento e oferecendo serviços como profilaxia, raspagem, restaurações, cirurgias orais menores e aplicação de flúor.

Extensão e impacto social

O projeto é referência em extensão universitária com impacto social, mostrando a força da integração entre ensino, pesquisa e comunidade. Com a edição deste ano, a Estácio Brasília reafirma seu compromisso com a promoção da saúde bucal e o desenvolvimento humano.

“Cuidar da saúde bucal é essencial para o bem-estar de todos nós. Quando a Estácio abre suas portas para isso, forma profissionais mais empáticos e melhora a vida das pessoas ao redor”, ressalta o reitor.

Os interessados devem se cadastrar no banco de dados da clínica. Após o cadastro, a equipe entrará em contato para agendar o atendimento conforme a disponibilidade da agenda.

“Com estrutura moderna, supervisão qualificada e propósito social, a Estácio Brasília transforma o aprendizado em serviço e reforça sua missão de levar educação e saúde a quem mais precisa”, finaliza Fábio Venégas.

Leia Também:  Brasília Ambiental promove etapa decisiva para contratação temporária de brigadistas

Serviço
Agendamento por meio do QR Code disponível no perfil oficial no Instagram: @estaciobrasiliaoficial
Link para o Forms: https://forms.office.com/r/MMZjpA6NMU

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI