BRASÍLIA

Cultura

Cida Bento é homenageada com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo

Publicado em

Cerimônia acontece nesta sexta-feira (14), em Brasília, e reconhece personalidades que contribuíram para o avanço da educação, da equidade racial e da inclusão no Brasil

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, o Ministério da Educação realiza, em Brasília, a cerimônia de entrega da Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Governo Federal. O reconhecimento é destinado a personalidades e instituições que se destacam por contribuições relevantes à educação, à ciência, à cultura e à formação cidadã no país.

Entre os homenageados deste ano está Cida Bento, fundadora e conselheira do CEERT, referência nacional e internacional na luta pela diversidade, equidade racial e inclusão social. “É uma honra ser agraciada com o Mérito Educativo, pela importância da educação em minha trajetória pessoal e profissional, onde, por meio do CEERT, pude identificar e valorizar boas práticas educacionais de equidade racial e de gênero, além de formar gestores e professores sobre o tema. A educação para a equidade é um pilar fundamental da democracia”, comemora Cida Bento.

Leia Também:  Jimi Oliver faz show da turnê "Aurora", no projeto Sextas Musicais

Escritora do livro “O Pacto da Branquitude” (Editora Companhia das Letras), Cida Bento é uma das principais vozes na defesa de uma educação antirracista e inclusiva, pautada na valorização das diferenças e na promoção de políticas públicas voltadas à equidade. À frente do conselho do CEERT, ela tem contribuído com projetos que impactam escolas, universidades e organizações em todo o país, promovendo formação, pesquisa e diálogo sobre diversidade e combate à discriminação.

“A Comenda não reconhece apenas uma trajetória individual, mas o esforço coletivo de todos que acreditam que a educação deve ser um instrumento de transformação e de reparação histórica. É um símbolo de esperança e compromisso com o futuro”, destaca a homenageada.

A Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, criada em 1955, é entregue a profissionais, instituições e educadores que contribuem significativamente para o fortalecimento da educação no Brasil. A cerimônia reunirá autoridades do governo federal, educadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, em uma celebração ao papel da educação na construção de um país mais justo, diverso e democrático.

Leia Também:  JK Shopping recebe a Casa do Papai Noel para um Natal cheio de encantos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cultura

“Caim e Abel – As Bestas”, montagem multimídia do Grupo Desvio investiga a violência patriarcal

Published

on

By

Montagem multimídia do Grupo Desvio tem nova temporada no Espaço Cultural Renato Russo

Após estreia no Sesc Gama, que mobilizou a cena cultural local e atraiu um público expressivo — incluindo a participação de estudantes da rede pública e a efetiva inclusão de pessoas com deficiência —, o espetáculo “Caim e Abel – As Bestas” segue em cartaz. A produção do Grupo Desvio agora se apresenta nos dias 3 e 4 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).

Partindo do mito de Caim e Abel, a peça, com texto de Gil Roberto e direção de Rodrigo Fischer, mergulha nas raízes da violência masculina. Dois homens atravessam um deserto — ao mesmo tempo físico e interior —, onde são confrontados com seus medos, vulnerabilidades e atos violentos. A narrativa constrói uma cartografia íntima da dominação, intercalando cenas de tensão visceral com reflexões poéticas e provocações sensíveis, tudo permeado por uma trilha sonora executada ao vivo.

No plano dramatúrgico, a obra se organiza como um rizoma ou mosaico de cenas, com transições que podem seguir múltiplas ordens narrativas, inspiradas no ato de sonhar. A não linearidade reforça a atmosfera onírica do espetáculo, que se pergunta: estes dois homens sonham que erram por um deserto múltiplo, ou são sonhados por ele?

Leia Também:  It’s Time Brechó ocupa espaço da Infinu para mais um evento, que acontece nos dias 21 e 22/12

A encenação ergue um deserto sonoro-visual, onde atores entregam performances viscerais, em contraponto com a integração de novas tecnologias e projeções audiovisuais — muitas delas captadas durante processo de imersão da equipe em Cavalcanti (GO). A trilha, executada ao vivo com acordeons e sintetizadores, materializa afetos, memórias de infância, motivos sacros e até xotes dançantes, funcionando como uma figura que se multiplica ao longo da peça.

A despeito da densidade do tema, “Caim e Abel – As Bestas” é também pop e humorado, valendo-se do nonsense e do ridículo para expor a pequenez humana de forma absurda e patética. Ao mesmo tempo, a delicadeza e as nuances poéticas iluminam a possibilidade de reflexão e redenção. A peça se questiona: será possível que estes homens, em volta da fogueira do teatro, consigam cantar para as gerações futuras “uma canção temperada do seu feminino mais genuíno, da sua criança mais selvagem”?

O projeto é fruto de uma longa pesquisa do Grupo Desvio, que incluiu experimentos fílmicos e corporais durante residência em Goiás, tratando realidade, sonho e ficção como matéria-prima para a cena.

Leia Também:  Está chegando: Movimento Inova abre inscrições para a 4ª etapa do Circuito de Rua do DF

Após cada sessão, um bate-papo com a equipe amplifica a reflexão proposta pela obra, aprofundando o diálogo com o público.

Histórico do Grupo Desvio

Com 23 anos de trajetória, o Grupo Desvio é um dos coletivos artísticos mais consolidados de Brasília, com nove espetáculos no repertório e apresentações em oito países. Sob a direção de Rodrigo Fischer, o grupo é conhecido por sua investigação contínua da linguagem cênica e pela incorporação de tecnologias e poéticas audiovisuais.

 

Ficha técnica:

Direção: Rodrigo Fischer | Dramaturgia e atuação: Gil Roberto | Atuação: Márcio Minervino | Cenário e figurino: Maria Villar | Direção musical e trilha: César Lignelli | Direção multimídia: Fernando Gutiérrez | Provocação cênica: Giselle Rodrigues e Kenia Dias | Produção: Carvalhedo Produções | Designer gráfica: Luisa Malheiros | Assessoria de imprensa: Território Comunicação

 

Serviço:

Caim e Abel – As Bestas

Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

Datas e horários:

3 de dezembro (quarta-feira) às 15h – Sessão com acessibilidade (Libras e audiodescrição)

4 de dezembro (quinta-feira) às 19h

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada franca, mediante retirada de ingresso em https://www.sympla.com.br/evento/caim-e-abel-as-bestas/3216811

Bate-papo com a equipe após as sessões.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI