BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Desenhar a terra: atividades do Rolê Cultural estimulam a criatividade no CCBB Brasília

Publicado em

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) até 23 de novembro, a exposição Antonio Obá – Finca-Pé: Estórias da terra, encontra desdobramentos práticos no Rolê Cultural. Neste mês, três propostas de desenho aproximam visitantes da poética do artista: a Oficina de Desenho de Observação – Natureza Morta exercita olhar, proporção, volume e perspectiva para transformar a observação em criação. A Oficina Pintura – Cores da Terra oferece uma vivência artística utilizando  tintas naturais criadas com pigmentos de diferentes solos, ativando a memória afetiva de crianças e adultos. As atividades são gratuitas, com duração de 1 hora, e capacidade para 20 participantes por sessão, sempre na sala do Educativo.

E o Dia de Rolê: Desenho ao Ar Livre leva lápis e carvão para fora da sala para registrar a arquitetura e a paisagem do CCBB Brasília. Não é preciso ter experiência: é chegar, experimentar e deixar o traço falar. No dia 16 de novembro, de 13h às 17h, a partir de 11 anos. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo site ingressos.ccbb.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Leia Também:  Nova edição do livro "Paranoá em quadros e versos" celebra a história do bairro e a arte de Gersion de Castro

Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.

Programação:

Oficina Pintura Cores da Terra

Nesta vivência, a força da oralidade quilombola inspira a criação de tintas naturais. Com pigmentos de diferentes terras, os participantes poderão colorir imagens de histórias transmitidas de geração em geração. Um encontro sensorial que articula olhar, escuta e memória com cheiros, texturas e sonoridades ancestrais.

Data: Sábados, domingos e feriados às 14h e 17h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 6 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

 

Oficina de Desenho de Observação – Natureza Morta     
Oficina prática de desenho a partir de composições com objetos. Por meio de exercícios guiados, os participantes exploram observação, proporção, noções de volume e perspectiva, aguçando o olhar para detalhes. Ao longo do processo, cada pessoa é estimulada a imprimir sua própria personalidade nos traços, transformando a observação em criação.

Data: Terça-feira a domingo, às 19h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 8 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Dia de Rolê: Desenho ao Ar Livre

Venha desenhar as paisagens do CCBB! Em um espaço preparado pelo Rolê Cultural, com materiais como lápis e carvão, o público é convidado a explorar diferentes pontos de vista para registrar arquitetura e natureza. Não precisa ter experiência: é uma vivência aberta a todos, unindo expressão, contemplação e diversão.

Leia Também:  Festival de Break nas Escolas movimenta o Paranoá com cultura hip-hop

Data: Apenas no domingo (16/11), de 13h às 17h
Classificação: A partir de 11 anos

Ponto de encontro: Área externa

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.

Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

 

Serviço:

Rolê Cultural – Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Programação completa em ccbb.com.br/brasilia/programacao/ccbb-educativo 

Ingressos: ingressos.ccbb.com.br     
Agendamento para grupos e escolas: conecta.mediato.art.br

Acesso: gratuito

Classificação Indicativa: livre

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

ARTE NA PRAÇA VIII: MPB, Dança do Ventre e Fit Dance em Sobradinho

Published

on

By

O Projeto ARTE NA PRAÇA realiza sua oitava edição neste sábado, 15 de novembro, na Praça das Artes, em Sobradinho (Quadra 8), com uma programação que celebra a Música Popular Brasileira e a dança, a partir das 19h.

A noite será aberta por GA Santos (19h), cantor, instrumentista e compositor baiano, radicado em Sobradinho. Em formato voz e violão, ele apresentará um repertório melódico de MPB e pop dos anos 80 (Biafra, Yahoo, Sandra de Sá, I4 Bis), além de axé e swingueiras.

Em seguida, o palco receberá as performances de dança de Karol Thayná (20h) – uma das melhores dançarinas de dança do ventre do Brasil e vencedora do concurso Mercado Persa 2108 – e
Viviane Fernandes (20h30), que apresentará uma performance de Fit Dance.

Encerrando a programação musical, o poeta e cantor Luiz Gomes (21h) fará uma ponte cultural entre o Maranhão e Brasília. Acompanhado pela Banda Artise, ele interpretará um repertório eclético que vai do samba e MPB (Paulinho da Viola, Fagner, Benito de Paula) ao axé (Araketo) e Jovem Guarda (Roberto Carlos).

Leia Também:  Festival de Break nas Escolas movimenta o Paranoá com cultura hip-hop

. Feira e Gastronomia – As atividades na Praça das Artes começam mais cedo: a partir das 17h, o público já pode conferir as barraquinhas de artesanato, brechós, a praça de alimentação, além do parquinho infantil e dos bares e restaurantes no entorno.

. 8ª edição do Arte na Praça – O projeto, que teve início em 2018, surgiu com o objetivo de revitalizar a Praça das Artes Teodoro Freire, que à época havia se tornado um local de uso de drogas e violência. Com o sucesso da iniciativa a praça foi transformada em um espaço de cultura e lazer.

O Projeto Arte na Praça é uma ação multidisciplinar de valorização dos artistas locais, que acontece todos os sábados na Praça das Artes Teodoro Freire, em Sobradinho. O projeto é realizado pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Administração Regional, e conta com uma praça de alimentação, exposições de artes plásticas, feira de artesanato e brinquedos infláveis. Além disso, traz shows de MPB, reggae, rock, samba, sertanejo e dança.

Leia Também:  Mega Drift reuniu mais de 6 mil pessoas na Granja do Torto

Em 2025, a 8ª edição do projeto teve início dia 27 de setembro e deve finalizar em janeiro de 2026.

Detalhes do Evento:

O quê: Projeto ARTE NA PRAÇA VIII
Quando: Sábado, 15 de novembro de 2025
Horário: A partir das 17h (barraquinhas) | Início dos shows: 19h
Onde: Praça das Artes, Quadra 8 de Sobradinho

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI