BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Horta urbana abastece comunidades na região do Mangueiral

Publicado em

Iniciativa idealizada pela Associação de Moradores do Alto Mangueiral e realizada com o apoio técnico do Instituto Arapoti contou, desde sua criação, com a participação de mais de 4,4 mil pessoas da região

 

As hortas urbanas para compartilhamento comunitário começam a se tornar tendência também no Distrito Federal. Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) revelam que existem mais de 500 pontos de cultivos identificados. O do Alto Mangueiral é um deles. Inaugurada em 2023, a horta abastece a comunidade local com tipos variados de alface, rúcula, agrião, couve, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho e orégano. As colheitas são feitas em encontros mensais com a comunidade, priorizando alunos das escolas da região. Desde a criação do projeto, já foram distribuídos mais de 9.700 itens e hortaliças.

“O espaço é um verdadeiro centro da comunidade, onde é possível apoiar diversas famílias da região. Temos hortaliças, ervas e temperos na horta, mas já chegamos a plantar tomate, berinjela, brócolis, alho-poró, entre outros”, explica Dahiana Ribeiro, presidente do Instituto Arapoti, uma organização sem fins lucrativos, localizada no Guará, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. Colheitas extras são direcionadas para os funcionários que trabalham na construção do empreendimento.

Leia Também:  HCB VAI COMEMOMAR O DIA DA CRIANÇA COM UM GRANDE EVENTO NO PARQUE

Segundo Dahiana, as colheitas são realizadas de forma mensal com a comunidade e, na ocasião, os plantios também são organizados. Além disso, a horta também recebe turmas de 30 a 35 alunos para aulas de educação ambiental. “A participação das escolas tem sido algo muito especial e importante para a construção da valorização de ambientes como este junto às crianças. Inclusive, o primeiro plantio foi realizado com a participação dos alunos da Escola Vila do Boa”, observa.

Em 2023, o programa contou com 982,5 horas de sensibilização ambiental enquanto, em 2024, foram mais de 2.700 horas oferecidas aos encontros, conscientizando alunos e a população. No ano passado, foram realizados 25 encontros na horta e, para 2025, a ideia é que este número seja ainda maior.

 

Conheça o bairro

O Alto Mangueiral, em São Sebastião, destaca-se como um dos mais recentes e promissores bairros planejados de interesse social do Distrito Federal. Com o rápido progresso das obras, as primeiras unidades do empreendimento serão entregues já neste mês.

Leia Também:  Bella Zen SPA celebra o Dia do Amigo com experiências exclusivas e férias relaxantes para os pequenos

O empreendimento completo conta com mais de 7 mil unidades, entre casas e apartamentos, com opções para diferentes perfis de famílias e voltado a atender o público habilitado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para o Programa Habita Brasília – Eixo Morar Bem.

A primeira etapa do empreendimento contempla 825 unidades habitacionais, que integrarão os três primeiros condomínios: Alto da Figueira, Alto do Buriti e Alto do Jerivá. A finalização da primeira etapa está prevista para acontecer em blocos entre 2025 e 2026.

Sobre o Instituto Arapoti – O Instituto Arapoti é uma organização sem fins lucrativos localizada no Guará-DF, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. Como referência nacional em práticas e conteúdos sustentáveis, contamos com um time multidisciplinar composto por engenheiros ambientais, arquitetos, advogados, pedagogos, engenheiros civis, agrônomos, entre outros profissionais selecionados especificamente para cada projeto sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

“Truque de Mestre — O 3º Ato” tem pré-estreia exclusiva no Iguatemi Brasília

Published

on

By

Um dos filmes mais esperados do ano, teve sessão exclusiva para convidados vips no shopping, nesta quarta-feira (12)

O aguardado filme Truque de Mestre: O 3º Ato teve uma pré-estreia exclusiva para convidados, no Iguatemi Brasília nesta quarta-feira (12).

Após uma década de espera e com estreia nacional prevista para quinta (13), em o “Truque de Mestre: O 3º Ato”, os quatro cavaleiros, (Jesse Eisenberg), Merritt McKinney (Woody Harrelson), Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) e Lula (Lizzy Caplan) retornam para mais uma aventura alucinante numa trama cheia de reviravoltas, mágicas e surpresas, que promete ser diferente de tudo o que já foi mostrado na franquia.

Com o reforço de um novo grupo de de ilusionistas, o quarteto, diante de uma empresa corrupta, que lava dinheiro para diferentes criminosos, se reúnem para derrubar a família que controla a companhia. A narrativa vai mostrar as duas gerações se unindo, mas com conflitos e modos de trabalho bastante diferentes.

O novo filme traz de volta o elenco original, incluindo Isla Fisher, e novos nomes, como Rosamund Pike,

Leia Também:  Pré-estreia de "Capitão Astúcia" reúne grandes nomes da cena artística brasileira e anuncia exibições em todo o país

Para saber mais sobre o Iguatemi Brasília e conferir a programação do cinema, acesse o site do empreendimento e as redes sociais.

Sobre o Iguatemi Brasília

O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI