BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Hospital de Santa Maria se destaca na rede epidemiológica hospitalar

Publicado em

Unidade recebe visita de equipe de Vigilância da SES que reconhece qualidade técnica e impacto nacional na produção de dados em saúde
Por Talita Motta
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, nesta terça-feira (2), a visita da equipe da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Diferente de uma inspeção, a visita integra uma agenda de aproximação institucional que percorre diversas unidades do DF. O objetivo é conhecer de perto o funcionamento dos núcleos locais, suas rotinas, equipes e o nível de implementação das competências previstas em portaria.
A rede estadual está estruturada há dois anos. Nesse período, evoluiu para fortalecer a troca de informações e o alinhamento das práticas em vigilância, apoiando diretamente o cuidado ao paciente.
Para a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUEPI) do HRSM, Larysse Lima, a atuação vai muito além dos muros do hospital. “A vigilância também é parte do cuidado. O que fazemos aqui em Santa Maria gera dados que servem para o país inteiro. Nosso trabalho impacta toda a população, contribuindo para a detecção, o monitoramento e o controle de doenças e agravos”, destaca.
O desempenho do HRSM é relevante no cenário atual: a unidade ocupa o 5º lugar entre os hospitais do DF que mais notificam, somando 4.335 registros de doenças e agravos de notificação compulsória somente em 2025.
A visita também contou com reconhecimento. A enfermeira Ana Paula Sasaki, integrante da REVEH, elogiou o engajamento e a qualidade do trabalho realizado pelo núcleo local. “A atuação daqui é excelente. O HRSM participa de todas as atividades que propomos: reuniões, treinamentos, qualificações. Quando a Larysse não pode estar presente, alguém da equipe assume, o que demonstra abertura para capacitação e fortalecimento interno. Hoje, a unidade é um dos núcleos de referência no DF”, afirma.
O que é a REVEH-DF
A Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Distrito Federal foi instituída pela Portaria nº 527/2022. Ela tem como missão aprimorar a capacidade de detecção, preparação e resposta a emergências em saúde pública dentro do ambiente hospitalar. A rede fortalece a vigilância local e oferece subsídios importantes para que gestores tomem decisões rápidas e embasadas.
Com a REVEH, ações de vigilância em saúde são descentralizadas, tornando-se mais próximas das realidades de cada unidade. Os Núcleos de Vigilância Hospitalar (NVH) são responsáveis por coletar, analisar e transmitir informações essenciais para que os hospitais se organizem e respondam adequadamente aos eventos de interesse público.
No Distrito Federal, a rede contempla hospitais públicos do SUS, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), institutos, hospitais militares, universitários e também instituições privadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Iguatemi Brasília recebe nova edição do CineMaterna nesta terça, 9
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Bangolê Festivalzinho leva diversão para a criançada de Sobradinho 2

Published

on

By

Evento dedicado à arte e à primeira infância acontece nos dias 5 e 6 de dezembro com apresentações culturais, feira infantil e área de brincadeiras

Nesta sexta e sábado (5 e 6), Sobradinho 2 será transformado em um espaço lúdico e cheio de imaginação. É o Bangolê Festivalzinho, evento dedicado à arte, ao brincar e à cultura voltada para a primeira infância. Com uma programação diversa, o festival oferecerá apresentações artísticas, feira de produtos infantis e área de brincadeiras, além de ações em creches e centros de educação infantil da região.

No total, serão oito apresentações no palco principal, distribuídas entre os dois dias de evento, com atrações que incluem teatro, música, circo, brincadeiras tradicionais e cultura popular. As apresentações ficam por conta do Comboio Kids, Palhaça Marmota em: A Domadora de Bicicletas, Pru e Bocó – O Espetacular Circo de Pulgas, Palhaço Trevolino, Roça Cri-criativa, Boi de Seu Teodoro, Espetáculo Interativo – Musical e ambiental: Musicar e Reciclar, Cosquinha e Pé de Cerrado.

Voltado para crianças pequenas e suas famílias, o festival valoriza o contato com a arte desde os primeiros anos de vida, promovendo experiências que estimulam a criatividade, a convivência e a sensibilidade. A iniciativa prevê ainda apresentações culturais dentro de instituições educativas de Sobradinho 1 e 2, ampliando o acesso e fortalecendo vínculos com a comunidade escolar.

Leia Também:  Iguatemi Brasília recebe nova edição do CineMaterna nesta terça, 9

“Sobradinho é muito carente em questões de diversão para crianças. Não temos shopping, nem parques com estruturas legais para crianças brincarem. E com o Bangolê Festivalzinho, o público pode esperar apresentações musicais infantis, palhaços e números que encantarão as crianças e seus tutores. Além da interação com brinquedos educativos recicláveis, área PCD e pintura de rosto. Tudo isso com entrada grátis”, explica Carolina Andréa, coordenadora do projeto.

O Espaço Brincante funcionará no segundo dia de evento com jogos educativos e criativos. Pensado para todas as idades, o ambiente promove brincadeiras em grupo, interação entre famílias e experiências que estimulam o desenvolvimento infantil. Quem participar das atividades poderá concorrer a brindes sustentáveis como medalhas, camisetas e garrafas de água.

Serviço

Bangolê Festivalzinho
Data: 05 e 06 de dezembro (sexta e sábado)

Horário:  9h às 16h30

Local: Estacionamento da Feira Permanente de Sobradinho 2

Atrações: Comboio Kids – Músicas que brincam,Palhaça Marmota em: A Domadora de Bicicletas, Pru e Bocó – O Espetacular Circo de Pulgas, Palhaço Trevolino, Roça Cri-criativa, Boi de Seu Teodoro, Espetáculo Interativo – Musical e ambiental: Musicar e Ambientar, Cosquinha e Pé de Cerrado

Leia Também:  Comissão Especial de Direitos Humanos e Cidadania apresenta “Sabores de Rua”, série documental com Gil Guimarães sobre comida de rua de Brasília

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI