Cultura
IV Mostra Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo
Uma vitrine artística dos cursos realizados nas áreas de artes plásticas, dança, teatro, música e muito mais. De 23 a 28 de julho. Entrada gratuita
O Espaço Cultural Renato Russo mais uma vez se transforma numa grande vitrine artística com resultados dos cursos realizados por alunos e professores das mais diversas áreas das artes: plásticas, cênicas, dança, música e muito mais. É a IV edição da Mostra Janelas da Arte que tem como objetivo dar visibilidade para toda a produção artística que tem sido gerada durante os cursos promovidos gratuitamente no espaço para a comunidade.
A atividade marca o encerramento de mais um ciclo de cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
A abertura será realizada na terça-feira (23), às 18h, com o lançamento da Exposição “Expressões”, resultado artístico dos cursos de artes plásticas realizadas no ECRR. A noite segue com a apresentação do Bloco de Pífano, na Praça Central às 19h. E às 20h, Sarau de Poesia Falada, conduzida pela escritora e poetisa Cristiane Sobral, que apresenta várias performances poéticas criadas a partir das poesias trabalhadas na oficina e organizadas em uma dramaturgia. Mais tarde, às 21h, Leitura Dramática traz “Os Dramátikos Erótikos”, com a leitura de textos picantes — de Carlos Drummond de Andrade a Hilda Hilst, passando por Charles Bukowski, Allen Ginsberg e muitos outros — explorando o imaginário erótico de distintas maneiras.
Na quarta-feira (24), às 19h, os alunos da Técnica Klauss Vianna apresentam “Pulsar: encontros e desencontros”, explorando memórias de paz agora distantes e nebulosas. Às 20h, a residência “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica” convida todos para uma aula aberta, onde serão apresentados os elementos desenvolvidos durante a investigação das potencialidades da atuação em conjunto.
A mostra continua na quinta-feira (25) com o trabalho do Riso em Cenavàs 19h, com a aula aberta performática “Dança(ria) no Ritmo da Alegria” onde o público é convidado a participar ativamente deste encontro de dança, teatro e riso. Em seguida, a aula aberta de Ballet Fitness e Aerobic Dance, às 20h, combina a elegância do ballet clássico com a energia dos exercícios aeróbicos. Às 21h, o grupo de Dramaturgia Aberta Coletivo Quarto Criador, conduzido por Márcio Menezes, apresenta “A Sessão”, uma narrativa improvisada onde personagens revelam seus segredos mais profundos diante do terapeuta e da plateia.
Na sexta-feira (26), às 20h, a Cia Pele apresenta “Terra Sem Lei”,um espetáculo reflexivo que convida a olhar para o próprio umbigo e a rejeitar o que simplesmente reproduzimos e o que a sociedade nos impõe. Para finalizar a noite, VoZimentos Disformes às 21h, com a apresentação “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”, onde uma cidadã iluminada guia o público para o caminho correto de se existir, prometendo harmonia, segurança, pertencimento e melhoramento superior.
E sábado (27) é dia de Baile Black! A partir das 19h, as turmas de Charme e Freestyle, sob o comando de Priscila do Carmo, promovem o Baile Black com muito suingue e ritmo pra ninguém ficar parado.
A programação do domingo (28) começa às 14h com as turmas de Violão e Pandeiro encantando o público com os clássicos da MPB. Às 15h, Além da Pele – oficina de dança para pessoas com síndrome de Down, traz o espetáculo “Dia de Sol”, mostrando que diversidade não se constrói ela existe e se impõe, quem tem corpo, tem dança, quem tem dança se diverte, e que aqui o preconceito não se mete!
Circo Roda Viva às 17h, transportando o público para um mundo onde a realidade se mistura com a imaginação e o ordinário se transforma em extraordinário. Encerrando o evento às 18h, a Orquestra Sanfônica apresenta um rico repertório que faz balançar corpos e corações, acompanhada pela turma de Dança de Salão para uma celebração final.
“A mostra contempla todo o trabalho desenvolvido no último semestre pelos professores e alunos dos cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo. Além disso, demonstra como o Espaço está vivo, potente, criativo e aberto às mais diversas expressões artísticas vindas de todos os cantos do DF”, comenta a presidente do Instituto Janelas da Arte, Lorena Oliveira.
A entrada é franca para todas as atividades da programação.
PROGRAMAÇÃO:
Terça – 23/07
18h
Abertura com vernissage da Exposição “Expressões”
Local: Galeria Parangolé
19h
Bloco de Pífano
Local: Praça Central
20h
Sarau de Poesia Falada
Local: Sala Marco Antônio Guimarães
21h
Leitura Dramática – “Os Dramátikos Erótikos”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Quarta – 24/07
19h
Técnica Klauss Vianna – “Pulsar: encontros e desencontros”
Local: Sala Multiuso
20h
Coro e Coralidade
Aula aberta “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Quinta – 25/07
19h
Riso em Cena
Aula aberta “Dança(ria) no Ritmo da Alegria”
Local: Sala Multiuso
20h
Ballet Fitness
Aula aberta
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
21h
Dramaturgia Aberta
Coletivo Quarto Criador: “A Sessão”
Local: Sala Multiuso
Sexta – 26/07
20h
Cia Pele – “Terra Sem Lei”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
21h
VoZimentos Disformes – “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”
Local: Sala Multiuso
Sábado – 27/07
19h
Charme e Freestyle – Baile Black
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
Domingo – 28/07
14h
Violão e Pandeiro
Local: Praça Central
15h
Além da Pele – “Dia de Sol”
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
17h
Circo Roda Viva
Local: Teatro Galpão Hugo Rodas
18h
Orquestra Sanfônica e Dança de Salão
Local: Praça central
IV Mostra Janelas da Arte
Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
De 23 a 28 de julho
Programação artística e cultural resultante dos cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo no primeiro semestre de 2024
Entrada franca
Cultura
“Caim e Abel – As Bestas”, montagem multimídia do Grupo Desvio investiga a violência patriarcal
Published
2 dias atráson
14 de novembro de 2025By
Gabriel
Montagem multimídia do Grupo Desvio tem nova temporada no Espaço Cultural Renato Russo
Após estreia no Sesc Gama, que mobilizou a cena cultural local e atraiu um público expressivo — incluindo a participação de estudantes da rede pública e a efetiva inclusão de pessoas com deficiência —, o espetáculo “Caim e Abel – As Bestas” segue em cartaz. A produção do Grupo Desvio agora se apresenta nos dias 3 e 4 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).
Partindo do mito de Caim e Abel, a peça, com texto de Gil Roberto e direção de Rodrigo Fischer, mergulha nas raízes da violência masculina. Dois homens atravessam um deserto — ao mesmo tempo físico e interior —, onde são confrontados com seus medos, vulnerabilidades e atos violentos. A narrativa constrói uma cartografia íntima da dominação, intercalando cenas de tensão visceral com reflexões poéticas e provocações sensíveis, tudo permeado por uma trilha sonora executada ao vivo.
No plano dramatúrgico, a obra se organiza como um rizoma ou mosaico de cenas, com transições que podem seguir múltiplas ordens narrativas, inspiradas no ato de sonhar. A não linearidade reforça a atmosfera onírica do espetáculo, que se pergunta: estes dois homens sonham que erram por um deserto múltiplo, ou são sonhados por ele?
A encenação ergue um deserto sonoro-visual, onde atores entregam performances viscerais, em contraponto com a integração de novas tecnologias e projeções audiovisuais — muitas delas captadas durante processo de imersão da equipe em Cavalcanti (GO). A trilha, executada ao vivo com acordeons e sintetizadores, materializa afetos, memórias de infância, motivos sacros e até xotes dançantes, funcionando como uma figura que se multiplica ao longo da peça.
A despeito da densidade do tema, “Caim e Abel – As Bestas” é também pop e humorado, valendo-se do nonsense e do ridículo para expor a pequenez humana de forma absurda e patética. Ao mesmo tempo, a delicadeza e as nuances poéticas iluminam a possibilidade de reflexão e redenção. A peça se questiona: será possível que estes homens, em volta da fogueira do teatro, consigam cantar para as gerações futuras “uma canção temperada do seu feminino mais genuíno, da sua criança mais selvagem”?
O projeto é fruto de uma longa pesquisa do Grupo Desvio, que incluiu experimentos fílmicos e corporais durante residência em Goiás, tratando realidade, sonho e ficção como matéria-prima para a cena.
Após cada sessão, um bate-papo com a equipe amplifica a reflexão proposta pela obra, aprofundando o diálogo com o público.
Histórico do Grupo Desvio
Com 23 anos de trajetória, o Grupo Desvio é um dos coletivos artísticos mais consolidados de Brasília, com nove espetáculos no repertório e apresentações em oito países. Sob a direção de Rodrigo Fischer, o grupo é conhecido por sua investigação contínua da linguagem cênica e pela incorporação de tecnologias e poéticas audiovisuais.
Ficha técnica:
Direção: Rodrigo Fischer | Dramaturgia e atuação: Gil Roberto | Atuação: Márcio Minervino | Cenário e figurino: Maria Villar | Direção musical e trilha: César Lignelli | Direção multimídia: Fernando Gutiérrez | Provocação cênica: Giselle Rodrigues e Kenia Dias | Produção: Carvalhedo Produções | Designer gráfica: Luisa Malheiros | Assessoria de imprensa: Território Comunicação
Serviço:
Caim e Abel – As Bestas
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Datas e horários:
3 de dezembro (quarta-feira) às 15h – Sessão com acessibilidade (Libras e audiodescrição)
4 de dezembro (quinta-feira) às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada franca, mediante retirada de ingresso em https://www.sympla.com.br/evento/caim-e-abel-as-bestas/3216811
Bate-papo com a equipe após as sessões.

Coritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic
Santos vence clássico, escapa do Z4 e tira liderança do Palmeiras
Flamengo goleia o Sport e confirma rebaixamento Pernambucano
Agro Brasil + Sustentável é destaque em painel sobre rastreabilidade na COP30
Mapa reforça agricultura regenerativa e recuperação de áreas degradadas em painel da Agenda de Ação da COP30
politica
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
DISTRITO FEDERAL
“Truque de Mestre — O 3º Ato” tem pré-estreia exclusiva no Iguatemi Brasília
Um dos filmes mais esperados do ano, teve sessão exclusiva para convidados vips no shopping, nesta quarta-feira (12) O aguardado...
Brasília Ambiental promove audiência pública de habitacional do Jardim Botânico
Discussão do estudo ambiental acontece na terça-feira (18) O Instituto Brasília Ambiental realiza na terça-feira (18), das 19h às 22h,...
“Caim e Abel – As Bestas”, montagem multimídia do Grupo Desvio investiga a violência patriarcal
Montagem multimídia do Grupo Desvio tem nova temporada no Espaço Cultural Renato Russo Após estreia no Sesc Gama, que mobilizou...
BRASIL E MUNDO
No mês da Consciência Negra, história dos Olympio ganha novo capítulo
No dia 17 de novembro, Carlos Fonseca promove uma reunião inédita entre descendentes brasileiros e africanos de Francisco Olympio, um...
Mercado Modelo encerra participação na Super Mix com a doação de mais de uma tonelada de alimentos a instituições sociais
Encerrando a 19ª edição da Super Mix com propósito e responsabilidade social, o Mercado Modelo destinou mais de uma tonelada...
Black Friday no Shopping Gallo já começou
Conhecida por grandes promoções no setor do varejo, a data acontece oficialmente na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Coritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic
O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. Neste sábado (15.11), o clube paranaense assegurou matematicamente sua vaga...
Santos vence clássico, escapa do Z4 e tira liderança do Palmeiras
Em um clássico eletrizante na Vila Belmiro, o Santos conquistou uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o Palmeiras...
Flamengo goleia o Sport e confirma rebaixamento Pernambucano
Em uma partida eletrizante e cheia de reviravoltas na Arena Pernambuco, o Flamengo aplicou uma goleada de 5 a 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CIDADES6 dias atrásGersion de Castro: o pioneiro que transforma memória em arte e identidade na Vila Paranoá
-
CIDADES6 dias atrás4ª edição de 2025 da Feira da Gestante em Brasília tem entrada gratuita e produtos a partir de R$ 1,99
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásGasolina sobe em outubro e etanol recua: diferenças regionais marcam o cenário de combustíveis no país
-
Notícias Corporativas6 dias atrásBrasil avança na proteção de crianças e adolescentes










