BRASÍLIA

Cultura

IV Mostra Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo

Publicado em

Uma vitrine artística dos cursos realizados nas áreas de artes plásticas, dança, teatro, música e muito mais. De 23 a 28 de julho. Entrada gratuita

 

O Espaço Cultural Renato Russo mais uma vez se transforma numa grande vitrine artística com resultados dos cursos realizados por alunos e professores das mais diversas áreas das artes: plásticas, cênicas, dança, música e muito mais. É a IV edição da Mostra Janelas da Arte que tem como objetivo dar visibilidade para toda a produção artística que tem sido gerada durante os cursos promovidos gratuitamente no espaço para a comunidade.

A atividade marca o encerramento de mais um ciclo de cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

 

A abertura será realizada na terça-feira (23), às 18h, com o lançamento da Exposição “Expressões”, resultado artístico dos cursos de artes plásticas realizadas no ECRR. A noite segue com a apresentação do Bloco de Pífano, na Praça Central às 19h. E às 20h, Sarau de Poesia Falada, conduzida pela escritora e poetisa Cristiane Sobral, que apresenta várias performances poéticas criadas a partir das poesias trabalhadas na oficina e organizadas em uma dramaturgia. Mais tarde, às 21h, Leitura Dramática traz “Os Dramátikos Erótikos”, com a leitura de textos picantes — de Carlos Drummond de Andrade a Hilda Hilst, passando por Charles Bukowski, Allen Ginsberg e muitos outros — explorando o imaginário erótico de distintas maneiras.

Na quarta-feira (24), às 19h, os alunos da Técnica Klauss Vianna apresentam “Pulsar: encontros e desencontros”, explorando memórias de paz agora distantes e nebulosas. Às 20h, a residência “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica” convida todos para uma aula aberta, onde serão apresentados os elementos desenvolvidos durante a investigação das potencialidades da atuação em conjunto.

A mostra continua na quinta-feira (25) com o trabalho do Riso em Cenavàs 19h, com a aula aberta performática “Dança(ria) no Ritmo da Alegria” onde o público é convidado a participar ativamente deste encontro de dança, teatro e riso. Em seguida, a aula aberta de Ballet Fitness e Aerobic Dance, às 20h, combina a elegância do ballet clássico com a energia dos exercícios aeróbicos. Às 21h, o grupo de Dramaturgia Aberta Coletivo Quarto Criador, conduzido por Márcio Menezes, apresenta “A Sessão”, uma narrativa improvisada onde personagens revelam seus segredos mais profundos diante do terapeuta e da plateia.

Leia Também:  Gênero pode participar da configuração das emoções humanas

 

Na sexta-feira (26), às 20h, a Cia Pele apresenta “Terra Sem Lei”,um espetáculo reflexivo que convida a olhar para o próprio umbigo e a rejeitar o que simplesmente reproduzimos e o que a sociedade nos impõe. Para finalizar a noite, VoZimentos Disformes às 21h, com a apresentação “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”, onde uma cidadã iluminada guia o público para o caminho correto de se existir, prometendo harmonia, segurança, pertencimento e melhoramento superior.

E sábado (27) é dia de Baile Black! A partir das 19h, as turmas de Charme e Freestyle, sob o comando de Priscila do Carmo, promovem o Baile Black com muito suingue e ritmo pra ninguém ficar parado.

A programação do domingo (28) começa às 14h com as turmas de Violão e Pandeiro encantando o público com os clássicos da MPB. Às 15h, Além da Pele – oficina de dança para pessoas com síndrome de Down, traz o espetáculo “Dia de Sol”, mostrando que diversidade não se constrói ela existe e se impõe, quem tem corpo, tem dança, quem tem dança se diverte, e que aqui o preconceito não se mete!

 

Circo Roda Viva às 17h, transportando o público para um mundo onde a realidade se mistura com a imaginação e o ordinário se transforma em extraordinário. Encerrando o evento às 18h, a Orquestra Sanfônica apresenta um rico repertório que faz balançar corpos e corações, acompanhada pela turma de Dança de Salão para uma celebração final.

“A mostra contempla todo o trabalho desenvolvido no último semestre pelos professores e alunos dos cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Janelas da Arte no Espaço Cultural Renato Russo. Além disso, demonstra como o Espaço está vivo, potente, criativo e aberto às mais diversas expressões artísticas vindas de todos os cantos do DF”, comenta a presidente do Instituto Janelas da Arte, Lorena Oliveira.

Leia Também:  Cia Lumiato estreia “Memória Matriz” na CAIXA Cultural Brasília

A entrada é franca para todas as atividades da programação.

 

PROGRAMAÇÃO:

Terça – 23/07

18h

Abertura com vernissage da Exposição “Expressões”

Local: Galeria Parangolé

19h

Bloco de Pífano

Local: Praça Central

20h

Sarau de Poesia Falada

Local: Sala Marco Antônio Guimarães

21h

Leitura Dramática – “Os Dramátikos Erótikos”

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

Quarta – 24/07

19h

Técnica Klauss Vianna – “Pulsar: encontros e desencontros”

Local: Sala Multiuso

20h

Coro e Coralidade

Aula aberta “Entre o Um e o Muitos: Coro e Coralidade na Criação Cênica”

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

Quinta – 25/07

19h

Riso em Cena

Aula aberta “Dança(ria) no Ritmo da Alegria”

Local: Sala Multiuso

20h

Ballet Fitness

Aula aberta

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

21h

Dramaturgia Aberta

Coletivo Quarto Criador: “A Sessão”

Local: Sala Multiuso

Sexta – 26/07

20h

Cia Pele – “Terra Sem Lei”

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

21h

VoZimentos Disformes – “O cabelo do olho do ralo tem gosto de alho?”

Local: Sala Multiuso

Sábado – 27/07

19h

Charme e Freestyle – Baile Black

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

Domingo – 28/07

14h

Violão e Pandeiro

Local: Praça Central

15h

Além da Pele – “Dia de Sol”

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

17h

Circo Roda Viva

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

18h

Orquestra Sanfônica e Dança de Salão

Local: Praça central

 

IV Mostra Janelas da Arte

Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

De 23 a 28 de julho

Programação artística e cultural resultante dos cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo no primeiro semestre de 2024

Entrada franca

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cultura

“Caim e Abel – As Bestas”, montagem multimídia do Grupo Desvio investiga a violência patriarcal

Published

on

By

Montagem multimídia do Grupo Desvio tem nova temporada no Espaço Cultural Renato Russo

Após estreia no Sesc Gama, que mobilizou a cena cultural local e atraiu um público expressivo — incluindo a participação de estudantes da rede pública e a efetiva inclusão de pessoas com deficiência —, o espetáculo “Caim e Abel – As Bestas” segue em cartaz. A produção do Grupo Desvio agora se apresenta nos dias 3 e 4 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).

Partindo do mito de Caim e Abel, a peça, com texto de Gil Roberto e direção de Rodrigo Fischer, mergulha nas raízes da violência masculina. Dois homens atravessam um deserto — ao mesmo tempo físico e interior —, onde são confrontados com seus medos, vulnerabilidades e atos violentos. A narrativa constrói uma cartografia íntima da dominação, intercalando cenas de tensão visceral com reflexões poéticas e provocações sensíveis, tudo permeado por uma trilha sonora executada ao vivo.

No plano dramatúrgico, a obra se organiza como um rizoma ou mosaico de cenas, com transições que podem seguir múltiplas ordens narrativas, inspiradas no ato de sonhar. A não linearidade reforça a atmosfera onírica do espetáculo, que se pergunta: estes dois homens sonham que erram por um deserto múltiplo, ou são sonhados por ele?

Leia Também:  Setembro Amarelo: Faculdade promove palestras e debates sobre a conscientização na prevenção ao suicídio

A encenação ergue um deserto sonoro-visual, onde atores entregam performances viscerais, em contraponto com a integração de novas tecnologias e projeções audiovisuais — muitas delas captadas durante processo de imersão da equipe em Cavalcanti (GO). A trilha, executada ao vivo com acordeons e sintetizadores, materializa afetos, memórias de infância, motivos sacros e até xotes dançantes, funcionando como uma figura que se multiplica ao longo da peça.

A despeito da densidade do tema, “Caim e Abel – As Bestas” é também pop e humorado, valendo-se do nonsense e do ridículo para expor a pequenez humana de forma absurda e patética. Ao mesmo tempo, a delicadeza e as nuances poéticas iluminam a possibilidade de reflexão e redenção. A peça se questiona: será possível que estes homens, em volta da fogueira do teatro, consigam cantar para as gerações futuras “uma canção temperada do seu feminino mais genuíno, da sua criança mais selvagem”?

O projeto é fruto de uma longa pesquisa do Grupo Desvio, que incluiu experimentos fílmicos e corporais durante residência em Goiás, tratando realidade, sonho e ficção como matéria-prima para a cena.

Leia Também:  Instituto Atmo Danai celebra o Dia do Massoterapeuta com evento presencial gratuito e semana de lives sobre saúde integrativa

Após cada sessão, um bate-papo com a equipe amplifica a reflexão proposta pela obra, aprofundando o diálogo com o público.

Histórico do Grupo Desvio

Com 23 anos de trajetória, o Grupo Desvio é um dos coletivos artísticos mais consolidados de Brasília, com nove espetáculos no repertório e apresentações em oito países. Sob a direção de Rodrigo Fischer, o grupo é conhecido por sua investigação contínua da linguagem cênica e pela incorporação de tecnologias e poéticas audiovisuais.

 

Ficha técnica:

Direção: Rodrigo Fischer | Dramaturgia e atuação: Gil Roberto | Atuação: Márcio Minervino | Cenário e figurino: Maria Villar | Direção musical e trilha: César Lignelli | Direção multimídia: Fernando Gutiérrez | Provocação cênica: Giselle Rodrigues e Kenia Dias | Produção: Carvalhedo Produções | Designer gráfica: Luisa Malheiros | Assessoria de imprensa: Território Comunicação

 

Serviço:

Caim e Abel – As Bestas

Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

Datas e horários:

3 de dezembro (quarta-feira) às 15h – Sessão com acessibilidade (Libras e audiodescrição)

4 de dezembro (quinta-feira) às 19h

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada franca, mediante retirada de ingresso em https://www.sympla.com.br/evento/caim-e-abel-as-bestas/3216811

Bate-papo com a equipe após as sessões.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI