BRASÍLIA

Esportes

ABCD participa de Simpósio Anual da Wada e Workshop iNADO 2025

Publicado em

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou, no dia 17 de março, do Workshop Anual do Instituto de Organizações Nacionais Antidopagem (iNADO), realizado na Universidade de Lausanne, na Suíça.

Direcionado ao futuro da antidopagem, o evento contou com exposições sobre a utilização da inteligência artificial na detecção de dopagem, cadeia de custódia em grandes eventos e estratégias inovadoras de educação antidopagem.

Também foram discutidas as principais atualizações sobre as consultas sobre o Código Mundial Antidopagem (2027) e normas internacional, especialmente quanto às consequências das alterações nas disposições que tratam da negligência do atleta, substâncias de abuso, fontes contaminadas e autorizações de uso terapêutico.

A representação de atletas em organizações antidopagem foi destaque, considerando a necessidade de colaboração e garantia de que as vozes de todos sejam ouvidas e consideradas nos esforços antidopagem.

Participaram, como representantes do Brasil, a presidente da ABCD, Adriana Taboza, e o coordenador-geral de Operações, Anthony Ruy Cunha Moreira.

Sobre o evento, Anthony Moreira afirmou que “foi muito interessante perceber como as aplicações da inteligência artificial em diferentes áreas da antidopagem podem ter desdobramentos positivos e negativos, a depender do grau de sensibilidade e tecnicidade das decisões. O evento sempre é uma oportunidade incrível de troca de conhecimento e aprendizado contínuo sobre antidopagem.”

Leia Também:  América-MG e Atlético-MG ficam só no empate em Minas Gerais

Simpósio Anual Antidopagem

Nos dias 18 e 19 de março, a ABCD esteve presente no Simpósio Anual da Agência Mundial Antidopagem (AMA/Wada), também em Lausanne, que reuniu organizações nacionais de combate à dopagem, federações internacionais, comitês olímpicos e paralímpicos, representantes de atletas, laboratórios credenciados pela Wada, pesquisadores e mídia.

Com o tema “Indo mais longe juntos”, o encontro da Wada teve foco nas alterações do Código Mundial Antidopagem 2027, e abordou a questão sobre contaminações em suplementos, as antidopagem como instrumento de sensibilização e conscientização e a importância da construção de parcerias para o enfretamento dos desafios do sistema antidopagem global.

A presidente Taboza avaliou a participação como um marco em relação ao protagonismo da NADO brasileira no cenário internacional. “O Brasil tem mostrado para o mundo o seu trabalho não só operacional como de gestão, e essa visibilidade nos traz a responsabilidade de dividir o conhecimento com toda a região, para que assim sigamos evoluindo e fortalecendo o sistema. A política antidopagem é mundial e a responsabilidade de trazer credibilidade e harmonia para esse sistema é de cada um de nós.”

Leia Também:  Fortaleza vence Red Bull Bragantino e assume a liderança do Brasileirão

Sobre a ABCD

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) é responsável pela implementação de uma política nacional de prevenção e de combate à dopagem.

A ABCD atua na elaboração e na divulgação das diretrizes a serem adotadas em relação à substâncias e métodos proibidos para a prática esportiva. Para isso, e por representar o Brasil perante o mundo como organização nacional de controle de dopagem, a entidade segue à risca as regras estabelecidas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA/Wada).

A entidade é ainda responsável pelo desenvolvimento e pela coordenação de programas que visam ao controle e à prevenção da dopagem no esporte brasileiro. Também zela pelo estabelecimento de um padrão de procedimentos de controle, sempre de acordo com as normas previstas no Código Mundial Antidopagem.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Ministro do Esporte inaugura complexo esportivo em Cabeceiras (GO) e comemora marca de 500 obras entregues em dois anos

Published

on

O ministro do Esporte, André Fufuca, inaugurou nesta quarta-feira (12.11) o Complexo Esportivo de Cabeceiras, município com cerca de 7,5 mil habitantes localizado no nordeste de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal. A obra é resultado de um contrato entre o MEsp e a Prefeitura da cidade e representa um investimento de cerca R$ 1 milhão, o que marca um novo momento para a infraestrutura esportiva local.

O novo complexo conta com três quadras de areia, uma de futevôlei, pista de caminhada, ciclovia, área para prática de skate e ampla área de convivência. O espaço atenderá escolas da rede municipal e os diversos projetos esportivos desenvolvidos pela prefeitura. Durante a cerimônia, o ministro André Fufuca destacou o papel do esporte como ferramenta de desenvolvimento social e comemorou o avanço das obras realizadas pelo Ministério.

“Investir em esporte é investir em saúde e educação. As melhores cidades do mundo com certeza investiram em saúde e educação”, afirmou. O ministro também ressaltou que o governo federal tem priorizado o atendimento a municípios menores e regiões periféricas, o que reforça o compromisso do presidente Lula com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ministro André Fufuca (MEsp) ao lado do prefeito de cabeceiras, Jacó Rota, o vice prefeito, Andinho Paiva e o deputado federal, Adriano Dubaldy. Foto Rafael Freitas/MEsp.
Ministro André Fufuca (MEsp) ao lado do prefeito de cabeceiras, Jacó Rota, o vice prefeito, Andinho Paiva e o deputado federal, Adriano Dubaldy. Foto Rafael Freitas/MEsp.
Leia Também:  São Paulo vence o Juventude em Caxias do Sul

“Esse governo marca a retomada do Ministério, que praticamente não existia. Era uma secretaria. A gente consegue agora entregar obras que podem mudar e melhorar a qualidade de vida da população. Nesse período que estamos à frente do ministério, desde 2023, já entregamos mais de 500 obras e temos mais de 2 mil em construção. Acredito que isso chega diretamente a quem precisa. Aqui mesmo, em Cabeceiras, a primeira estrutura esportiva de qualidade é essa. Nosso objetivo é investir nas cidades menores, nas periferias e nos municípios que, sem o governo do presidente Lula, não teriam condições de ter uma estrutura digna para a população”, disse Fufuca.

O prefeito de Cabeceiras, Jacó Rota, comemorou a inauguração e a presença do ministro na cidade. “Hoje o governo federal entregou em Cabeceiras uma obra importantíssima para a população, que dá mais qualidade de vida e saúde para nosso município. Isso vai alavancar ainda mais o nosso esporte. Temos aqui projetos de futsal, vôlei, capoeira e todo mundo aqui abraça com carinho e dedicação as práticas esportivas. É muito gratificante essa visita inédita em nosso município, nunca aconteceu de um ministro de Estado vir até aqui. É um ato inesquecível que vai ficar na história de Cabeceiras.”, afirmou.

Leia Também:  Atlético empata com Red Bull Bragantino pela 10ª rodada do Brasileirão

O secretário municipal de Esporte, Marcos Vinícius Alves Pereira, destacou que o novo espaço permitirá ampliar o alcance das atividades esportivas locais. “Temos diversas modalidades na nossa cidade — capoeira, futevôlei, jiu-jitsu, zumba, karatê, boxe, futebol feminino e masculino — e todas com professores. O complexo vai atender tanto as escolas quanto os nossos projetos municipais de esporte”, explicou.

Também participaram da inauguração a secretária municipal de Educação, Wilka Almeida dos Santos, o presidente municipal do PT, Salvador Borges, o deputado federal Adriano Dubaldy, e o vice-prefeito Andinho Paiva. A população prestigiou o evento e acompanhou apresentações do grupo municipal de capoeira, além de demonstrações de skate e futevôlei.

Com a entrega do Complexo Esportivo de Cabeceiras, o Ministério do Esporte segue na ampliação  da rede de equipamentos públicos voltados à prática esportiva em todo o Brasil. A iniciativa integra a política nacional de infraestrutura esportiva do governo federal, que busca promover o acesso ao esporte e ao lazer como direitos sociais e instrumentos de inclusão, saúde e cidadania.

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI