BRASÍLIA

Esportes

Assunção será sede dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031

Publicado em

Foto: Panam Sports/Divulgação
Foto: Panam Sports/Divulgação

A capital do Paraguai, Assunção, foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (10), durante a Assembleia da Panam Sports, principal entidade do esporte olímpico das Américas, realizada em Santiago, no Chile. A candidatura paraguaia superou a proposta conjunta apresentada por Rio de Janeiro e Niterói.

O ministro do Esporte, André Fufuca, que acompanhou de perto o processo de escolha da sede, comentou o resultado. “Infelizmente não deu, mas fizemos o possível. Quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves e todos que trabalharam intensamente em busca dos Jogos. Torço agora para que Assunção realize um evento à altura do que o Rio de Janeiro faria. Tenho certeza de que estão abraçando o esporte, e aqui no Brasil continuaremos fazendo o mesmo, investindo nossos atletas, em grandes competições e grandes sonhos”, afirmou o ministro.

Desde o início da candidatura conjunta das cidades, o Ministério do Esporte apoiou a iniciativa e integrou o comitê gestor responsável pela proposta, com o objetivo de oferecer suporte institucional do Governo do Brasil e atrair mais um evento esportivo de impacto internacional para o país.

Leia Também:  Galo supera o Juventude e encostou no G-6 do Brasileirão

O Brasil, que recentemente sediou o Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, será palco do Mundial de Marcha Atlética, em 2026, e da Copa do Mundo Feminina de Futebol da FIFA, em 2027, reforçando o protagonismo nacional na realização de grandes competições esportivas.

Histórico dos Jogos
Os Jogos Pan-Americanos são realizados desde 1951, quando Buenos Aires sediou a primeira edição. O Brasil já recebeu o evento em duas oportunidades: São Paulo, em 1963, e Rio de Janeiro, em 2007. Em 20 edições realizadas, o Paraguai nunca havia sediado o Pan. Assunção chegou a disputar a eleição para os Jogos de 2027, mas perdeu para Lima, capital do Peru, que será a anfitriã da próxima edição.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Coritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic

Published

on

O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. Neste sábado (15.11), o clube paranaense assegurou matematicamente sua vaga na Série A de 2026 ao empatar em 0 a 0 com o Athletic, no Couto Pereira, com uma rodada de antecedência. A festa no estádio celebrou não apenas o acesso, mas também a campanha sólida do Coxa na Série B.

Cenário da tabela e expectativa pelo título

Com o resultado, o Coritiba mantém-se na liderança isolada da Série B, acumulando 65 pontos. A expectativa agora se volta para a conquista do título do torneio. A taça poderia ter sido levantada já neste sábado, caso o time alviverde tivesse vencido o Athletic.

Para confirmar o campeonato ainda nesta rodada, a equipe comandada por Mozart precisará torcer por um tropeço do Athletico-PR, que enfrenta a Ferroviária neste domingo, em Araraquara, às 16h30 (de Brasília). Caso o rival vença, a decisão ficará para a última partida da competição.

O empate também trouxe alívio para o Athletic, que conseguiu se manter fora da zona de rebaixamento para a Série C. O clube mineiro ocupa a 15ª posição na tabela, com 41 pontos, um a mais que a Ferroviária, a primeira equipe no Z4.

Leia Também:  Fufuca inaugura em Natal o 1º Centro Esportivo Comunitário do Brasil, obra do Novo PAC

Análise do confronto

A partida no Couto Pereira foi marcada por um primeiro tempo truncado e de poucas oportunidades claras. O Coritiba, visivelmente ansioso pelo acesso, teve dificuldades para impor seu jogo e quase foi surpreendido aos 32 minutos, quando Torrão, do Athletic, chutou para fora. No entanto, o Coxa reagiu e esteve perto de abrir o placar aos 37, com Dellatorre acertando a trave após cruzamento de Dena Pena.

Na segunda etapa, o Coritiba se lançou ao ataque em busca do gol que lhe daria o título antecipado, mas esbarrou na falta de pontaria e nas boas intervenções do goleiro Adriel. O Athletic, por sua vez, priorizou a solidez defensiva, conseguindo segurar o ímpeto dos donos da casa e conquistar um ponto valioso fora de casa.

Próximos compromissos

Coritiba:

  • Adversário: Amazonas (38ª rodada da Série B)
  • Data e Horário: 23/11 (domingo), às 16h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM)

Athletic:

  • Adversário: Paysandu (38ª rodada da Série B)
  • Data e Horário: 23/11 (domingo), às 16h30 (de Brasília)
  • Local: Arena Sicredi, em São João Del Rei (MG)

Fonte: Esportes

Leia Também:  Brasil é eliminado pela Jamaica; cai na fase de grupos pela 1ª vez desde 1995

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI