BRASÍLIA

Esportes

Mesa-tenista fala sobre benefícios do Bolsa Atleta em sua trajetória esportiva

Publicado em

O mesa-tenista paralímpico Cláudio Massad desafiou os servidores da Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE), do Ministério do Esporte, em uma aula prática da modalidade na tarde da última sexta-feira (28). Além de interagir com os técnicos em uma partida de tênis, o atleta contou as dificuldades encontradas em sua trajetória esportiva e os benefícios e conquistas ao ingressar, em 2015, no Programa Bolsa Atleta e se tornar o 10º do mundo no individual e 4º nas duplas.

“O Bolsa Atleta me dá todo o suporte para que eu consiga me manter atleta. Aos 40 anos, estou na melhor fase da minha vida em todos os sentidos. E o Bolsa Atleta foi e é fundamental, pois ele me dá dignidade para trabalhar; isso faz com que eu consiga treinar sem preocupação. Se não fosse esse programa, dificilmente eu teria conquistado a medalha de bronze em Paris 2024. Sem esse incentivo, eu nem seria mais atleta. Então, o programa é muito importante para mim e para realizar os meus sonhos de infância, além de me proporcionar oportunidades”, afirmou Massad.

Leia Também:  Chelsea goleia PSG e conquista inédito Mundial de Clubes 

“Na vida, não basta merecer. É preciso aproveitar as oportunidades. Eu digo que aprendi muito. Fiz mais do que eu imaginava que conseguiria fazer. Tive grandes oportunidades na minha vida que eu não consegui aproveitar. A maior história disso foi quando eu ganhei o campeonato em 2007. Acredito que, para melhorar mais o esporte, é necessária maior participação da iniciativa privada também”, destacou.

Para as pessoas com alguma deficiência, ou qualquer outra pessoa, Cláudio recomenda a prática do esporte. “O esporte é saúde, é educação, é segurança pública, é inclusão e bem-estar social, é prazer, é entretenimento, é negócio. O esporte me deu a oportunidade de ser medalhista paralímpico, o 10º do mundo. Para todas as pessoas, sigam o coração de vocês, façam acontecer, sejam resilientes, recomecem quantas vezes forem necessárias. Como dizia Chico Xavier: a gente não pode voltar ao passado e fazer um novo começo. Mas a gente pode recomeçar quantas vezes quiser e fazer um final”, disse o mesa-tenista.

Trajetória no paradesporto

Massad entrou para o esporte paralímpico em outubro de 2014. Em dezembro do mesmo ano, participou do primeiro campeonato internacional, a Copa Costa Rica, quando ganhou duas medalhas no individual. Foi medalha de bronze no Mundial da China. Em 2015, disputou seus primeiros Jogos Parapan-Americanos, quando se tornou campeão em equipe. Em 2017, disputou os Jogos Parapan-Americanos da Juventude, quando ganhou no individual e em equipe, além de participar do Mundial da Eslovênia. Em 2019, foi para os Jogos Parapan-Americanos, classificatórios para Tóquio. Ganhou em equipe e perdeu a final para o adversário.

Leia Também:  Holanda derrota os Estados Unidos e é a primeira classificada para as quartas de final da Copa

Em 2022, disputou o Campeonato Mundial, na Espanha, em Granada. Em 2023, classificou-se novamente para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Tornou-se campeão individual e, no individual, classificou-se para Paris, onde conquistou a medalha de bronze. Na verdade, somando as medalhas, o atleta tem 48, sendo a de bronze paralímpica a mais importante.

Confira mais fotos no álbum do Flickr do Ministério do Esporte:
Visita do Atleta Paralímpico de Tênis de Mesa, Cláudio Massad. 28/11/2025 
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

Ministério do Esporte e FIFA avançam na preparação da Copa do Mundo Feminina 2027

Published

on

O Ministério do Esporte (MEsp) recebeu, na manhã desta terça-feira (02), representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para uma reunião de alinhamento sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será realizada no Brasil. A diretora de Futebol da entidade, Jill Ellis, destacou o potencial do país como sede e reforçou o legado que o torneio deixará para as futuras gerações de atletas. O encontro ocorreu após uma reunião anterior entre o MEsp e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dedicada à governança da competição.

Jill Ellis ressaltou a importância histórica da edição de 2027, que será a primeira Copa do Mundo Feminina disputada na América do Sul. A diretora afirmou que o Brasil terá a oportunidade de mostrar ao mundo sua tradição, paixão e cultura ligadas ao futebol. Segundo ela, o torneio deve impulsionar a participação de meninas e mulheres no esporte e fortalecer a base da modalidade.

“O Brasil vai poder mostrar seu amor ao futebol e a energia única do país. A Copa será um evento extraordinário. Sempre que um país sedia o torneio, há um aumento imediato na participação. As jovens e os jovens se inspiram ao assistir atletas e jogos de alto nível”, afirmou. Ellis reforçou, ainda, o compromisso da FIFA com o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e destacou a importância de fortalecer a liga doméstica e de ampliar oportunidades para jovens jogadoras.

Leia Também:  Chelsea goleia PSG e conquista inédito Mundial de Clubes 

“Queremos ajudar a construir caminhos para que meninas encontrem um espaço seguro para jogar. O desenvolvimento acontece aqui, no Brasil. É essencial apoiar a liga local e a descoberta de talentos”, reforçou. A secretária executiva adjunta do Ministério do Esporte, Cynthia Mota, apresentou os avanços do governo federal na estruturação jurídica e administrativa da preparação para o evento. Ela destacou que a minuta da Lei Geral da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027 está concluída e seguirá para análise da Casa Civil antes do envio ao Congresso Nacional.

Cynthia Mota também apresentou à FIFA a portaria de criação do GCOPA e do CGCOPA, estruturas que vão coordenar os preparativos da competição, compostas por oito Câmaras Temáticas voltadas a temas como vistos e imigração, legislação trabalhista, regime fiscal e cambial, segurança, proteção de direitos de competição, tecnologia da informação, questões jurídicas e transporte. “Tivemos uma ótima reunião de alinhamento e monitoramento, com participação da Casa Civil, para apresentarmos uma linha do tempo mostrando o que já fizemos e os próximos passos. Também discutimos a governança junto às cidades-sede e alinhamos o cronograma das reuniões das Câmaras Temáticas”, afirmou.

Leia Também:  Trio escalado para a Copa do Mundo vai atuar na finalíssima da Copa do Brasil

Coordenação

A representante de Relações Governamentais da FIFA, Jacqueline Barros, avaliou positivamente o andamento das discussões e ressaltou o fortalecimento da coordenação entre o governo federal e a entidade. “Foi uma oportunidade para revisarmos o andamento das ações e garantirmos que todos estejam plenamente informados. Avançamos na definição dos grupos temáticos e na composição inicial de seus membros, além de alinharmos o cronograma preliminar das próximas reuniões. Esse processo marca mais uma etapa na organização eficiente do evento e no legado que o torneio deixará ao país”, destacou.

Também participaram da reunião o diretor executivo de Operações da FIFA, Thiago Jannuzzi; a Head of FIFA Women’s World Cup, Rhiannon Martin; a Head do Legal da FIFA Brasil, Ticiana Ayala; o especialista do departamento jurídico da FIFA, Brett Sherrard; além de representantes da CBF e do Ministério do Esporte.

Reunião FIFA com Jill Ellis - 02/12/2025

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI