Turismo
Ministério do Turismo lança Diagnóstico de Políticas Públicas e Guia de Boas Práticas do Turismo de Observação de Aves
Publicado em
15 de novembro de 2025por
infocoweb
O turismo de observação de aves acaba de ganhar novos instrumentos estratégicos para fortalecer e impulsionar seu desenvolvimento no Brasil. Nesse sábado (15), durante o painel “Aves, clima e turismo: como a observação de aves pode fortalecer resiliência e conservação da Amazônia”, realizado no estande do Ministério do Turismo na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a Pasta lançou o Diagnóstico de Políticas Públicas e o Guia de Boas Práticas do Turismo de Observação de Aves, que buscam ampliar o potencial do segmento no país.
“Esses produtos representam uma oportunidade de apresentar ao mundo todo o potencial do Brasil no turismo de observação de aves, revelando a riqueza e a diversidade que temos em nosso país, além de reforçar a importância da conservação das espécies e de seus habitats naturais”, disse Fabiana Oliveira, coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo.
Os materiais são fruto de uma consultoria realizada em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Por meio de edital, o Ministério do Turismo selecionou a bióloga Cecília Licarião, responsável pela condução de estudos, levantamentos e a sistematização de dados que subsidiaram a elaboração do diagnóstico sobre o tema no país.
Foram mais de 2.600 respostas coletadas por meio de um formulário voltado a observadores de aves, condutores de visitantes, empreendedores, representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor que atuam ou se relacionam com o aviturismo.
A observação de aves é uma atividade que integra turismo e conservação ambiental. Além de impulsionar a economia, contribui para a preservação de ecossistemas, valoriza áreas naturais e engaja turistas e comunidades locais na proteção da biodiversidade.
“Os nossos turistas que vieram para a COP vão querer conhecer mais a Amazônia, vão querer conhecer o Brasil”, afirmou Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.
POTENCIAL BRASILEIRO – Com 1.979 espécies registradas, das quais 293 são nativas, o Brasil detém a terceira maior diversidade de aves do mundo e se consolida como um dos principais destinos globais para o turismo de observação de aves. A modalidade proporciona experiências imersivas em ambientes naturais, estimulando a educação ambiental, a valorização cultural, a produção científica e a geração de renda sustentável em comunidades locais.
Além de impulsionar o turismo de natureza, o segmento está alinhado aos objetivos do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, especialmente nas tendências de turismo regenerativo, viagens com propósito e experiências sustentáveis.
DOCUMENTOS – O Diagnóstico de Políticas Públicas do Turismo de Observação de Aves no Brasil reúne e analisa programas, políticas e iniciativas existentes em diferentes esferas (municipal, estadual, federal e da sociedade civil). A partir de uma avaliação comparativa de experiências nacionais e internacionais, o documento propõe diretrizes para fortalecer iniciativas governamentais, qualificar a oferta, ampliar benefícios socioeconômicos e fomentar a conservação da biodiversidade. Clique AQUI para acessar.
Já o Guia de Boas Práticas no Turismo de Observação de Aves sistematiza exemplos de sucesso e apresenta casos brasileiros e estrangeiros que inspiram o desenvolvimento de um turismo mais responsável, sustentável e integrado à conservação ambiental. Clique AQUI para acessar os dois materiais.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Turismo
COP30: painel reforça estratégia nacional de proteção a crianças e adolescentes no turismo
Published
2 horas atráson
15 de novembro de 2025By
infocoweb
O enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo foi tema do painel “Justiça Protetiva e o Futuro: Estratégias interinstitucionais na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes”, realizado nesse sábado (15.11) no estande “Conheça o Brasil”, do Ministério do Turismo, na Green Zone da COP30. O debate em Belém (PA), que reuniu representantes do poder público e especialistas, integrou a agenda ampliada do órgão para fortalecer ações preventivas e reforçar o Movimento Turismo que Protege.
Participaram da conversa a delegada Maria Julia, da Polícia Civil do Pará; Fábia Mussi, representante do Ministério Público, e Flávia Marçal, secretária-executiva de Primeira Infância e Desenvolvimento Infantojuvenil da Prefeitura Municipal de Belém. A mediação coube à delegada federal Erika Sabino, que destacou a urgência de práticas interinstitucionais mais robustas e permanentes. Erika apresentou dados que reforçam a complexidade do tema: apenas 16% dos casos de abuso são cometidos por desconhecidos.
“Durante quase nove anos atuei no Direito, mas foi apenas quando passei a trabalhar diretamente com crianças e adolescentes que compreendi a dimensão real do que acontece com nossas crianças. Muitas vezes dizemos a elas: ‘não fale com estranhos’. Mas a criança não tem a mesma percepção que um adulto. Para ela, o vendedor de pipoca na porta da escola – que sorri, conversa e é gentil – não é um estranho. Ela não consegue identificar o perigo. Na maioria das vezes, o agressor é alguém do convívio, alguém considerado seguro. E mais importante: nem sempre o abuso deixa marcas físicas. A violência sexual pode ocorrer sem dor, sem grito, sem ameaça explícita. Por isso, a rede de proteção é tão essencial”, explicou Erika Sabino.
A delegada Maria Julia reforçou a necessidade do diálogo para prevenir esses crimes. “É tão importante prevenir e falar, conversar e estar presente na família, para que cada vez mais a gente possa coibir esse crime”, afirmou.
Durante o painel, foram apresentados exemplos práticos de prevenção. Um dos destaques ficou por conta da estratégia “Conversas que Protegem”, desenvolvida em Icoaraci (PA), explicada pela representante do Ministério Público, Fábia Mussi. “A iniciativa promove rodas de diálogo, escuta ativa e atividades educativas com crianças, famílias e comunidades, criando um ambiente de confiança para identificar riscos, orientar sobre direitos e fortalecer a proteção social”, disse Fábia. O projeto evidencia que a prevenção eficaz nasce da proximidade, da educação e da participação comunitária.
“Todos reconhecem que é preciso proteger nossas crianças e adolescentes. A questão é: como fazer isso? Como garantir proteção durante grandes festas, como o Carnaval, ou no período de férias em cidades turísticas? O grande desafio é estruturar metodologias possíveis para cada realidade. Estamos avançando nesse caminho”, pontuou a representante do Ministério Público.
PREPARAÇÃO – Entre as ações especiais no sentido de preparar Belém para COP30, Flávia Marçal apresentou o protocolo especial montada pelo município durante o período do evento climático, com foco no acolhimento e na proteção social, intitulado “Ação e Proteção na COP30”. A operação envolve equipes capacitadas, plantão integrado de atendimento, protocolos de ação unificados e campanhas educativas em áreas de grande circulação. “Belém se tornou uma referência mundial para proteção da criança e do adolescente. Essa foi a primeira COP em que um protocolo como esse acontece, e estou muito orgulhosa disso”, afirmou Marçal.
ADESÃO – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém aderiu ao Movimento Turismo que Protege, criado pelo Ministério do Turismo para ampliar a preservação dos direitos infantojuvenis no setor. A ação foi marcada por uma carta de intenção assinada pelas painelistas e pela ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes.
“Proteger nossas crianças é proteger o futuro do turismo brasileiro. A adesão de Belém mostra que estamos unindo forças para construir destinos onde a infância seja valorizada e mantida longe de qualquer forma de violência”, destacou a ministra Ana Carla Lopes.
TURISMO QUE PROTEGE – O painel reforçou o compromisso do Ministério do Turismo com o Movimento Turismo que Protege, alinhado ao Código de Conduta Brasil, que orienta e sensibiliza prestadores de serviços turísticos inscritos no Cadastur a adotarem práticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes. A adesão ao Código pode ser feita pelo site www.codigodeconduta.turismo.gov.br, onde também estão disponíveis um curso EAD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que explica como profissionais devem agir em situações suspeitas e difundir boas práticas.
CANAIS DE DENÚNCIAS – Para denunciar casos de violência, abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, podem ser utilizados os seguintes canais:
• Disque 100 – Central Nacional de Direitos Humanos. Funciona 24h, inclusive fins de semana e feriados.
• Aplicativo Direitos Humanos BR – Permite denúncias anônimas e acompanhamento do caso.
• Polícia Militar – 190 (Para situações de emergência)
• Delegacias Especializadas e Conselhos Tutelares – Atuam em acolhimento, registro e encaminhamento dos casos.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Coritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic
Santos vence clássico, escapa do Z4 e tira liderança do Palmeiras
Flamengo goleia o Sport e confirma rebaixamento Pernambucano
Agro Brasil + Sustentável é destaque em painel sobre rastreabilidade na COP30
Mapa reforça agricultura regenerativa e recuperação de áreas degradadas em painel da Agenda de Ação da COP30
politica
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
DISTRITO FEDERAL
“Truque de Mestre — O 3º Ato” tem pré-estreia exclusiva no Iguatemi Brasília
Um dos filmes mais esperados do ano, teve sessão exclusiva para convidados vips no shopping, nesta quarta-feira (12) O aguardado...
Brasília Ambiental promove audiência pública de habitacional do Jardim Botânico
Discussão do estudo ambiental acontece na terça-feira (18) O Instituto Brasília Ambiental realiza na terça-feira (18), das 19h às 22h,...
“Caim e Abel – As Bestas”, montagem multimídia do Grupo Desvio investiga a violência patriarcal
Montagem multimídia do Grupo Desvio tem nova temporada no Espaço Cultural Renato Russo Após estreia no Sesc Gama, que mobilizou...
BRASIL E MUNDO
No mês da Consciência Negra, história dos Olympio ganha novo capítulo
No dia 17 de novembro, Carlos Fonseca promove uma reunião inédita entre descendentes brasileiros e africanos de Francisco Olympio, um...
Mercado Modelo encerra participação na Super Mix com a doação de mais de uma tonelada de alimentos a instituições sociais
Encerrando a 19ª edição da Super Mix com propósito e responsabilidade social, o Mercado Modelo destinou mais de uma tonelada...
Black Friday no Shopping Gallo já começou
Conhecida por grandes promoções no setor do varejo, a data acontece oficialmente na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Coritiba garante acesso à Série A 2026 após empate com o Athletic
O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. Neste sábado (15.11), o clube paranaense assegurou matematicamente sua vaga...
Santos vence clássico, escapa do Z4 e tira liderança do Palmeiras
Em um clássico eletrizante na Vila Belmiro, o Santos conquistou uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o Palmeiras...
Flamengo goleia o Sport e confirma rebaixamento Pernambucano
Em uma partida eletrizante e cheia de reviravoltas na Arena Pernambuco, o Flamengo aplicou uma goleada de 5 a 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
CIDADES6 dias atrásGersion de Castro: o pioneiro que transforma memória em arte e identidade na Vila Paranoá
-
CIDADES6 dias atrás4ª edição de 2025 da Feira da Gestante em Brasília tem entrada gratuita e produtos a partir de R$ 1,99
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásGasolina sobe em outubro e etanol recua: diferenças regionais marcam o cenário de combustíveis no país
-
Notícias Corporativas6 dias atrásBrasil avança na proteção de crianças e adolescentes










