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Com o maior filme de sua história, O Boticário lança curta-metragem sobre o bullying familiar em campanha de Natal

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A marca desenvolve pesquisa inédita sobre o tema no cenário brasileiro e convida pessoas a refletirem o impacto das palavras no ambiente familiar

O Boticário lança campanha de Natal com um curta-metragem de cinco minutos, que busca gerar reflexões sobre as tensões e os impactos das palavras nas relações familiares. A inspiração para o tema veio de uma pesquisa encomendada pela marca, em parceria com a consultoria On The Go. O levantamento revelou que 86% dos brasileiros já sofreram bullying familiar, mas apenas 17% deles costumam discutir o assunto abertamente.

Criado pela AlmapBBDO, o filme retrata parte de uma realidade evidenciada na pesquisa: as situações mais recorrentes de bullying familiar estão relacionadas a comentários sobre aspectos físicos (50%) e comparações entre familiares (80%). A narrativa acompanha Camila, uma jovem que revive, por meio de um álbum de fotos de Natal, as lembranças de comentários críticos vindos de pessoas próximas, especialmente da madrinha, que a fez crescer sob pressões de padrões estéticos, como cobranças sobre o corpo e a aparência.

“Não é um tema fácil de trazer para a conversa e, por isso mesmo, se torna ainda mais necessário. Com essa campanha, reforçamos a importância das palavras positivas, especialmente quando 71% das pessoas que já sofreram bullying acreditam que palavras e gestos de afeto tem poder de transformar positivamente as relações familiares. Por isso, nossa intenção é convidar as pessoas a amarem em voz alta e deixarem marcas de amor”, explica Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário.

Para incentivar esse comportamento e mostrar o poder das palavras nesse Natal, O Boticário criou o conceito “Palavras deixam marcas, que sejam apenas de amor”. O filme transita entre passado e presente, ganhando o tom de reconciliação ao mostrar o poder transformador das palavras, quando usadas com amor e empatia. O desfecho celebra o perdão e reforça que o diálogo e o amor expresso em gestos e palavras são caminhos positivos para as relações familiares.

A campanha estreia dia 29 de novembro, em horário nobre na TV aberta, e será desdobrada nas redes sociais e em ações 360° com influenciadores e criadores de conteúdo. Para a dupla Fernando Duarte e Henrique Del Lama, vice-presidentes de criação da AlmapBBDO, “essa é mais uma produção para consolidar o Boticário como uma marca de grandes histórias, disposta a provocar a sociedade a discussões importantes, mesmo quando o mais simples seria apostar apenas no óbvio e no mais confortável”, comentam.

ESTRATÉGIA DE VAREJO

Neste ano, além da campanha emocional, o Boticário amplia sua presença no período mais especial do varejo com uma estratégia robusta focada em presentear, marcada por iniciativas pioneiras e ações exclusivas. A marca mais escolhida para surpreender com presentes* será a primeira a exibir conteúdo proprietário em uma plataforma de streaming, com estreia no Globoplay, e também protagoniza uma inserção inédita na comemoração de final de ano da TV Globo, reforçando sua presença nos principais momentos de consumo de mídia. O Boticário será a primeira marca de beleza a se associar à mensagem de fim de ano da emissora, e a parceria prevê inserções na TV Globo e desdobramentos 360° no digital.

Nacionalmente, a temporada conta ainda com forte plano de influenciadores, ativações regionais por todo o Brasil, experiências imersivas e iniciativas especiais em São Paulo — incluindo projetos inovadores em OOH, como trem iluminado, túnel aromatizado na Avenida Paulista e parceria inédita com a Uber para impulsionar fluxo às lojas, além da inédita Casa do Natal do Boticário, que tem a expectativa de receber cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três finais de semana em que estará aberta na capital paulista, com experiências de personalização que reforçam o carinho e o afeto no ato de presentear.

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FICHA TÉCNICA

Agência: AlmapBBDO
Anunciante: O Boticário
Título: Álbum de fotos
Produto: Institucional
Campanha: Natal 2025
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
Vice-Presidentes de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Catharina Mendonça, Daniel Trimer, Guto Merino e Leonardo Zardo

Head de Inovação Criativa: Sérgio Mugnani
Head de Conteúdo: Renan Bianco
Diretor Criativo (Key Visual): Marcus Sulzbacher
Designer (Key Visual): Mariane Ayrosa
Gestão Projeto (Key Visual): Caroline Rua e Monyque Klautau
Chief Impact Officer e VP de Atendimento e Negócios: Camilla Massari
Atendimento: Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Isabella Barreto e Gabrielly Muniz
CSO: João Gabriel Fernandes
Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Núbia Yoshiura
COO: Rafaela Alves
Mídia: Francisco Custódio, Suellen Kiss, Laura Ramos, Steffany Ribeiro, Ana Carolina da Silva, Pedro Henrique, Letícia Cavalcante, Ana Beatriz Aguiar e Thays Souza
Produção Fotográfica
Art Buyer: Tereza Setti e Alessandra Rodrigues
Prod. Executiva: The Box
Fotógrafo: Josefina Bietti
Styling: Fabi Leite
Beleza: Patrick
Casting: People
Pack: Boreal
Produção Gráfica:
Produtor Gráfico: José Roberto
Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro
Tratamento de Imagem: Triple A
Arte Final: Almap BBDO
Revisão: Eliana Pavan
Produção Digital:
Head of Creative Tech: Lillian Cavallini
Gerente de Projetos: Juliana Sousa e Luan Thafarel
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva e Julia Ramos
Produtora de Imagem:
Produtora de Imagem: THE YOUTH
Direção Executiva: Carol Cherobim, Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão
Produção Executiva: Carol Cherobim e Chico Pedreira
Atendimento: Carol Cherobim, Camila Pires e Lu Krasa
Coordenação de Produção: Carol Cherobim e Stefanie Korb
Financeiro: Iza Lubiazi e Thiago Duarte
Direção: YOUTH

Assistente Criativa: Bibo Leal

1° Assistente de Direção: Flávia Meszberg

2° Assistente de Direção: Artur Miller e Ana Bianco

Diretor de Fotografia: Yuri Maranhão

Assistente de Fotografia: Johann Stollmeier

Diretora de Produção: Nani Matias

Direção de Arte: Martino Dornelles Piccinini

Assistente de Direção de Arte: Alice Barcelos e Helena Ganzert

1° Assistente de Produção: Kayane Cabral Bonin e Adriana de Assis Lira

Assistente de Produção/Financeiro: Kayelle Cabral Bonin

Ajudantes de Produção: Andressa de Campos Charneski Tszesnioski, Carlos Roberto BoninCabral e Mateus Souza Martins e Djerold Luiz da Silva

Motorista de Produção: Roni Alves Matias

Produtor de Arte: Felipe Dias

Assistente de Produtor de Arte: Carol Angelo

Layouts de Arte: Alice Barcelos  e Tomás Piccinini

Produtora de Objetos: Gislaine Leal

Assistentes de Objetos: Julia Rocha e  Ana Paula de Freitas

Props Álbum: Francisco Wolf

Ajudantes de Objetos: Joel Paes Filho, Douglas Chamber Alves Pereira, Elton Mendes da Silva, Rubens Francisco dos Passos, Marcelo Eduardo de Lima de Araujo, Eduardo Henrique, Monteiro Pinto, Julia Crozera Munhoz, Julio César Mendes de Souza, Felipe de Oliveira, Germano da Silva, Ramon Veiga e Havlyson Langer

Equipe de Cenografia: Eliel Ferreira da Silva, Jose Alejandro Corrales Pena, Mateus dos Santos Silva, Daniel Ferreira, Luiz Henrique Bandeira, Adriano Garcia de Lima, Pedro Henrique de Abreu da Silva, Luiz Henrique bandeira e Rogerio Modelski

Equipe de Pintura: Francisco Henrique de Almeida Venancio, Fausto Victor Inacio Alef, Rodrigues de Almeida, Wulian Douglas Gomes Felippe , Antonio Elisio Alves de Oliveira, Bruno Tadeu de Souza, Isaac Boddy Cruz, Tiago Boddy Cruz, Mario Sérgio de Lima Barbosa, Alexandre de Lima Barbosa, Marcelo Prado, Neverson Luiz da Silva e AngeloSoares

Contrarregras: Rodrigo Bernardi e Michel Kuchnier

Efeitista: Jonathan Rodrigues dos Santos

Estagiários de Arte: Ana Julia Santos

Figurinista: Nanda Sansone

Assistentes de Figurino: Ana Cecília Zanotti Cotta e Yuri – Heloisa Yuri Kobayashi

Motorista de Figurino: James – José Flávio Barbosa dos Santos Produções e Luan Victor Santos Barbosa da Silva

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Envelhecista: Lair Sousa

Camareira São Paulo: Neusinha – Neusa Aparecida do Carmo Aquino

Camareira Curitiba: Eloá Rosa Xavier,  Jaqueline Rodrigues de Lima e Aparecida Gomes da Silva

Still – Prova de Figurino: Ana Rita Schwaner e Daniel Siwek

Manicure: Hingrid Caroline Silva Santos

Equipe de Caracterização Camarim Brasil: Westerley Dornellas

Assistentes de Caracterização Camarim Brasil: Saraça Maejima, Tatiana Mendes, Sabrina Nelita e Malu Krin

Assistentes de Caracterização Curitiba: Mayara Nadine Nassar, Bianca de Castilho e Paulo Henrique Stein Gobbo

Maquiadora/Beauty: Vivian de Lima Reimann

Assistentes de Maquiagem/Beauty: Beatriz Nogueira Beato e Raul Kruger

Produtoras de Casting: Renata Scheidt e Flávia Cocozza

Assistentes de Casting: Flávia Souza e Jaqueline Teodoro

Casting: Bruna Guimarães, Camila dos Anjos, Tóia Ferraz, Gustavo Pace, Sérgio Wesley, Giovanna Negrelli, Luísa Ceglia, Mel Bech, Isadora Nunes e Melissa Baraus

Dublê: Ester Marques

Platô: Enzo Marlos Balbinot e Mateus Souza Martins

Locação: Estúdio Vieira

1° Assistente de Câmera: Rodrigo Gonçalo Fernandes de Jesus – Briza

2º Assistente de Câmera: Adriano Santos Araujo, Murilo Ruocco de Pelli e Carlos Eduardo Puchivailo

Video Assist: Ana Torres e Leticia Gabriela Zarpelon dos Santos

Logger: Endy Albuquerque

Stead: André Chesini Okimoto

Som Direto: Trovão – Elenton Zanoni Eugenio da Silva

Técnico de Som Direto: Heitor Augusto Lobo

Chefe Maquinaria: Flavio Romão dos Santos

1º Assistente Maquinaria: Kaue Kruger dos Santos e Harrison Oliveira Fernandes Ajudantes Maquinária: Luiz Rodrigo Machado Cardoso e Cleverson Gomes de Castro

Chefe de Elétrica/Gaffer: Ricardo Pirolla

1º Assistente Elétrica: Leonardo Vinicius Vendrame Cichon e Carlos Henrique dos Santos
Ajudantes Elétrica: Matheus dos Santos e Matheus Henrique Alves de Oliveira

Projeção: Bruno Duarte Sampaio e Carlos Eduardo Moreira Senra

Making Of: Espuma – João Paulo

Assistente Making of: Eduardo Soltoski de Moura

Manutenção e Catering: Laiz Roche, Kellyn Lino e Anah Eventos

Assistentes Catering: Diego Lino e Jhenyffer Kauny Silva Pedroso

Limpeza: Camila Jaine Ferreira – Esplendor Serviços de Limpeza e Segurança

Transporte: Oliveira Car – Marcelo Pata

Câmera e Equipamento: Back Bros

Infra Produção: ProSet

Consumíveis: Moving Track

Agente de Turismo: Igor Giacomazzi – Via Corporate

Hospedagem: Hotel Slaviero Centro

 

Pós-Produção: COLOSSAL

Produtor Executivo Pós-Produção: Daniel Maia e Mauricio Kazu Yamashita

Produtor: Mauricio Kazu Yamashita

Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Stradiotto

Coordenação de Pós-Produção: Thiago Marra

Finalização: Georges Sakamoto

Montagem: Maria Luiza Machado, Victor Matos e Natália Farias

Edição de TVT: Leonardo Mariani

Motion: Janaína da Veiga

Color Grading: Erick Moraes

Retoucher: Rodrigo Bernardelli

VFX: DOPO

VFX Supervisor: Juliano Storchi

VFX Producer: Jacquelini Lima

Compositor: Juliano Storchi e Leo da Silva

3D Modeler: Gabriela Linhares

FX T.D.: Wesley Sousa

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho e Hurso Ambrifi

Atendimento: Fernanda Costa, Daniel Chasin, Renata Schincariol e Karen Nakamura

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Bruno Zibordi, Koitty,

Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Luna França

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban

Romero

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

Canto e Locução: Brenda Mayer

Aprovação cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Carrasco, Mariana Tozzini, Ligia Monteiro, Mariana Fiordelice, Letícia Azevedo, Izabella Franceschi, Maryana Orru, Rafaela Lopes e Amanda Kroff

 

*Entre marcas de fragrância, beleza e  cosméticos. Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 400 entrevistas  por onda – Homens e Mulheres/ 18-60a/ Compradores de Presentes do segmento de  fragrâncias, beleza e cosméticos em 2024

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Felipe Cuoco leva o Pantanal à Art Basel Miami Beach 2025: a força silenciosa da natureza brasileira no maior palco da arte contemporânea

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Em 2025, o fotógrafo brasileiro Felipe Cuoco desembarca em Miami para participar da Art Basel Miami Beach, um dos eventos mais prestigiados do circuito artístico mundial, que acontece entre 5 e 7 de dezembro este ano. A participação nasce de uma parceria construída com consistência ao longo do último ano com a Galeria Azur, que após o grande destaque de Cuoco na exposição de Nova York convidou o artista para integrar o seleto grupo de criadores representados na feira.

A presença do fotógrafo marca não apenas um avanço em sua trajetória internacional, mas também a expansão de um projeto que já se tornou sua assinatura artística: “O Chamado do Pantanal” — uma série dedicada a documentar, através da fine art, a força estética e a urgência ambiental do bioma mais rico do Brasil.

Uma curadoria construída entre beleza e alerta ambiental. Para Miami, Felipe Cuoco e a Galeria Azur definiram uma curadoria centrada no Pantanal brasileiro, bioma que o fotógrafo documenta há anos em expedições que combinam pesquisa, imersão ambiental e construção poética de imagens. O estande apresentará um recorte visual que une beleza, silêncio e urgência ecológica, ressaltando a dualidade que permeia o trabalho de Cuoco: a exuberância de um ecossistema único e, ao mesmo tempo, sua fragilidade diante das transformações climáticas e ambientais.

A narrativa propõe um convite ao olhar mais profundo — não apenas contemplar, mas sentir o vínculo entre natureza e humanidade, guiado pela linguagem contemporânea da fotografia fine art.

 

Para compor sua exposição, Felipe Cuoco selecionou três imagens emblemáticas de sua série pantaneira:

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Majesty of the Pantanal (a imponência da onça-pintada, símbolo máximo da força selvagem); Golden Survival (imagens que revelam a luta diária pela sobrevivência no coração do bioma;
Pantanal Sunrise (a poesia silenciosa dos amanheceres no Rio Cuiabá, onde luz e névoa desenham paisagens etéreas).

Segundo o fotógrafo, cada obra foi escolhida por representar um pilar essencial da vida selvagem: força, resistência e serenidade. “São imagens reais, capturadas em campo, mas tratadas pelo olhar artístico que transforma o documental em poesia visual”, afirma.

 

A arte como ponte entre o Brasil e o mundo

Reconhecido por aliar fotografia de natureza e consciência ambiental, Cuoco acredita que seu trabalho tem um papel claro no diálogo internacional:

“A arte atravessa fronteiras. Levar o Pantanal à Art Basel é dar voz à natureza brasileira diante do mundo. Quero que essas imagens despertem pertencimento, admiração e também responsabilidade.”

Em um cenário global atento a temas ambientais, a presença do Pantanal na feira se torna simbólica: um bioma brasileiro ocupando um dos palcos mais influentes da arte contemporânea.

Objetivos e impacto da participação na Art Basel

Além da exibição em si, Felipe Cuoco tem metas estratégicas para sua participação: ampliar a visibilidade da arte brasileira, fortalecer sua inserção internacional e construir relações com colecionadores, curadores e galeristas.

“É uma oportunidade de consolidar novas parcerias e abrir portas para futuras exposições. Quero que o Brasil seja reconhecido não apenas como inspiração, mas como referência em fotografia de natureza e fine art”.

 

Entre o documental e a linguagem artística

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Embora seu trabalho tenha raízes no registro da vida selvagem, Cuoco é categórico ao afirmar que o resultado final transcende o documental:

“Cada fotografia precisa ir além do registro. Quero que ela respire emoção, luz, silêncio. Que seja real e, ao mesmo tempo, profundamente estética”.

Essa união — técnica, estética e propósito ambiental — tem sido o diferencial que posiciona sua obra no cenário internacional.

 

A fotografia brasileira no mundo: um movimento em ascensão

Cuoco observa um momento importante para a fotografia fine art brasileira: artistas com alto nível técnico e sensibilidade estética ganham espaço nas principais vitrines internacionais. O desafio, segundo ele, ainda reside na ampliação institucional e comercial — presença consistente em galerias, feiras e plataformas globais.

Ao integrar a Art Basel Miami Beach, Cuoco se torna parte ativa desse movimento, fortalecendo o reconhecimento internacional da produção brasileira contemporânea.

 

Um marco na trajetória

Para o artista, participar da feira é mais que um grande passo: é um símbolo.

“É a concretização de um sonho e, ao mesmo tempo, um lembrete de que a arte ainda é um refúgio em um mundo em transformação. Minha intenção é que cada imagem seja um chamado silencioso vindo da natureza — um convite para reconexão, respeito e contemplação”.

Assim, Felipe Cuoco leva ao maior palco da arte contemporânea não apenas três obras, mas todo um bioma — sua luz, sua fauna e sua urgência —, reafirmando a força da fotografia como ponte, alerta e poesia.

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