BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Justiça confirma: musculação é prerrogativa do profissional de Educação Física

Decisão favorável ao CONFEF e ao CREF1/RJ fortalece profissão.

Publicado em

A Justiça Federal, por meio da Seção Judiciária de Minas Gerais, manteve decisão favorável ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e ao Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1/RJ), que determinou à Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMF) a suspensão imediata da promoção e da comercialização de cursos voltados à habilitação de pessoas não registradas no Sistema CONFEF/CREFs para o exercício de atividades privativas dos profissionais de Educação Física, como personal trainer e instrutor de musculação.

Em razão da decisão que ratificou a tutela provisória concedida na Ação Civil Pública ajuizada pelo CONFEF, posteriormente reunida à ação proposta pelo CREF1/RJ, a CBMF apresentou pedido de atribuição de efeito suspensivo, com o objetivo de afastar os efeitos da determinação judicial e retomar a comercialização dos cursos.

Entretanto, em decisão proferida em 5 de fevereiro, a Justiça Federal negou o pedido da CBMF, entendendo ser adequada a manutenção da tutela deferida na origem, por se tratar de medida destinada a prevenir riscos à saúde pública e a assegurar a observância do regime jurídico das profissões regulamentadas.

Leia Também:  Brasil celebra Dia da Educação na sexta-feira, 28 de abril

Em seu entendimento, o Judiciário reafirmou que a Lei Geral do Esporte não confere às entidades esportivas poder de formação, certificação ou habilitação profissional em áreas relacionadas à preparação física e ao condicionamento físico da população, que possuem repercussões diretas na saúde pública. A decisão também destacou que essas entidades não detêm competência regulatória, atribuição exclusiva das autarquias profissionais, como o CONFEF e os Conselhos Regionais de Educação Física.

A Justiça ainda reforçou a distinção entre o treinador esportivo, cuja atuação está relacionada à tática e ao desempenho do atleta profissional, e o personal trainer ou instrutor de musculação, cujas atividades estão diretamente ligadas à saúde, reabilitação, emagrecimento e desempenho funcional. Trata-se de campo sensível que exige formação superior específica, conhecimento técnico qualificado e fiscalização pública contínua.

A manutenção da decisão judicial reflete a atuação conjunta do Sistema CONFEF/CREFs em defesa da sociedade e da valorização da profissão, impedindo que cursos irregulares simulem formação ou habilitação profissional em Educação Física.

Para o presidente do CONFEF, Prof. Claudio Boschi, a negativa do pedido de efeito suspensivo reafirma a importância da regulamentação profissional. "A Justiça reconhece que não há espaço para improvisos quando se trata da saúde da população. Essa decisão reforça a legalidade, a ética e a responsabilidade no exercício da Educação Física", destacou.

Leia Também:  Salute completa 30 anos, recebe prêmio e abre unidades no RS

O CONFEF reafirma que continuará atuando em todas as instâncias necessárias para garantir que apenas profissionais legalmente habilitados e registrados exerçam atividades privativas da Educação Física, assegurando a proteção da sociedade, a segurança dos praticantes e a valorização da profissão.

Advertisement

Notícias Corporativas

Dryad conquista o prêmio internacional XPRIZE Wildfire por detecção e supressão autônoma de incêndios florestais

A finalista europeia demonstra detecção ultrarrápida de incêndios florestais com o Silvanet e supressão autônoma com o Silvaguard

Published

on

By

A Dryad Networks, líder em detecção ultrarrápida de incêndios florestais, anunciou hoje que ganhou $800.000 na competição XPRIZE Wildfire por seu desempenho na fase final da resposta autônoma aos incêndios florestais no Alasca.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20260923011958/pt/

Silvaguard Observation and Suppression drone and Hangar

Silvaguard Observation and Suppression drone and Hangar

A Dryad avançou a partir de um volume original de aproximadamente 300 participantes na competição de quatro anos. Em junho de 2026, três finalistas foram desafiados a realizar a detecção autônoma e extinguir completamente um incêndio florestal de alto risco dentro de 10 minutos de ignição em 1.000 km² de natureza selvagem no Alasca, sem deixar nenhum incêndio de teste intocado. Até a data, foi o teste ao vivo mais exigente para descobrir o que levará para acabar com um incêndio destrutivo antes que saia do controle.

Durante os testes, a rede de sensores Silvanet da Dryad detectou com sucesso e verificou o foco do incêndio em 12 minutos ou menos e, de forma autônoma, lançou uma resposta, ignorando os incêndios falsos. O Drone de Observação autônoma Silvaguard forneceu consciência situacional e o Drone de Supressão atingiu o incêndio com precisão com o agente supressor, oferecendo uma sólida prova de conceito para o objetivo final da competição.

A banca avaliadora da XPRIZE Wildfire concedeu $2,5 milhões entre três equipes finalistas da Trilha B, reconhecendo avanços distintos ao longo do ciclo de resposta autônoma aos incêndios florestais. Junto, isso demonstra avanços significativos rumo à meta ambiciosa da competição e forneceu uma visão mais clara do que é possível hoje, e onde ainda é necessária mais inovação.

Com o prêmio, a XPRIZE reconheceu, em particular, a rede de campo persistente Silvanet com 170 sensores combinada com os drones Silvaguard da Dryad por demonstrar autonomia de ponta a ponta.

Leia Também:  Viajantes de negócios estão levando o escritório com eles, de acordo com a pesquisa mais recente da Holafly for Business

“Este prêmio é uma tremenda validação externa da nossa tecnologia e da nossa visão”, afirmou Carsten Brinkschulte, CEO e cofundador da Dryad Networks. “Nossa visão está completamente alinhada com a XPRIZE Wildfire: detectar e extinguir incêndios dentro de 10 minutos da ignição. Para isso, os incêndios devem ser detectados dentro de minutos, idealmente durante a fase de combustão lenta antes de as chamas abertas aparecerem e se espalharem rapidamente”.

“A detecção ultrarrápida é um pré-requisito para a supressão autônoma. Os drones podem extinguir uma ignição pequena, mas sua carga limitada os torna em grande parte ineficazes quando um incêndio florestal está fora do controle. O Silvanet detecta o incêndio quando ainda está minúsculo, e o Silvaguard consegue verificá-lo, localizá-lo e suprimi-lo de forma autônoma”.

O Silvanet usa sensores de gás com energia solar e IA, como um “nariz eletrônico” que detecta indícios de incêndios florestais dentro de minutos da ignição. Sua rede de malha alimentada por energia solar permite que os sensores se comuniquem nas profundezas das florestas, off-grid e independente das redes móveis. O sistema, totalmente industrializado, tem mais de 40.000 sensores fabricados, incluindo as entregas recentes de 10.000 sensores na França e mais de 7.000 na Itália.

O Silvaguard estende o Silvanet, indo da detecção à resposta autônoma. Quando um sensor dispara um alerta, o Drone de Observação Silvaguard é lançado de forma autônoma, verifica o incêndio e o geolocaliza com precisão usando câmeras infravermelho e ópticas. O Drone de Supressão, então, emprega até 100 litros de agente de supressão no incêndio. Ambos operam de forma autônoma sem nenhum operador humano no ciclo e foram criados para serem posicionados nas florestas em hangares de proteção com energia solar, carregados de forma contínua e prontos para entrar em ação.

Leia Também:  KB4-CON 2026 contará com o renomado escalador Alex Honnold e o documentarista Brett Culp como palestrantes principais

Agora, a Dryad investirá significativamente na comercialização do Silvaguard, planejando que os pilotos entrem em operação no mundo real em 2027 e visando a disponibilidade comercial em 2028.

“Os incêndios florestais são uma corrida contra o tempo”, concluiu Brinkschulte. “Ao invés de construir máquinas maiores para combater incêndios maiores, nosso objetivo é prevenir, em primeiro lugar, que os incêndios cresçam muito. A XPRIZE fornece validação poderosa de que a resposta autônoma aos incêndios florestais pode tornar essa visão uma realidade”.

Para a XPRIZE, o final a competição não significa o final do trabalho. A XPRIZE Wildfire passará a uma Fase de Impacto focada em ajudar a traduzir tecnologias promissoras em soluções duráveis e empregáveis para gestão de incêndios florestais no mundo real.

Sobre a XPRIZE

A XPRIZE é a líder global reconhecida por criar e executar competições em larga escala para solucionar os maiores desafios da humanidade. Há mais de 30 anos, nosso exclusivo modelo democratizou inovação colaborativa e soluções cientificamente escalonáveis que aceleram um futuro mais equitativo e abundante. Doe, saiba mais e cocrie um mundo de abundância conosco em xprize.org.

Mais informações: https://www.xprize.org/wildfire

Sobre a Dryad Networks

A missão da Dryad Networks é detectar incêndios florestais nos seus estágios iniciais e possibilitar supressão autônoma antes que se tornem catastróficos. As soluções da Dryad protegem florestas, comunidades, infraestrutura crítica e o clima da ameaça crescente dos incêndios florestais.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20260923011958/pt/2910249/19/Video_Suppression_Drone_Extinguishing_Fire.mp4
Contato:

Assessoria de imprensa:

Dryad Networks GmbH

[email protected]

www.dryad.net

Kit de imprensa disponível aqui.

 

Fonte: BUSINESS WIRE

Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI