BRASÍLIA

AGRONEGÓCIO

Apesar das intempéries climáticas, plantio da soja no Brasil atingiu 30% da área prevista

Publicado em

O plantio da soja no Brasil atingiu 30% da área prevista até 20 de outubro, mantendo-se em linha com a média histórica, apesar das adversidades climáticas, de acordo com análises da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA).

Em diferentes estados, o progresso do plantio variou: no Paraná, atingiu 51%, em Goiás 23,1%, em Mato Grosso do Sul 21,5%, em São Paulo 22,7%, em Minas Gerais 8,5%, e em Rondônia 40,2%.

Entretanto, no Mato Grosso, apenas 60% da área planejada foi semeada até o momento, em comparação com 67% no mesmo período do ano anterior, devido à falta de chuvas, com algumas áreas enfrentando até 30 dias de seca. Espera-se que isso não leve ao replantio de muitas áreas afetadas.

Além disso, no Mato Grosso, embora haja expectativas de aumento de 0,82% na área plantada, atingindo 12,2 milhões de hectares nesta nova safra, a produção final pode ser menor, com projeções de alcançar 43,8 milhões de toneladas.

Leia Também:  Uso de drones reforça vigilância fitossanitária na bananicultura do litoral do Paraná

Por outro lado, no Paraná, dados atualizados do Departamento de Economia Rural (Deral) mostram que o plantio de soja já chegou a 58% da área prevista até 24 de outubro, superando o ritmo do ano anterior. O estado tem a expectativa de colher 21,9 milhões de toneladas, o que poderia resultar em uma das maiores safras locais.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Confira a agenda completa do MPA na COP30

Published

on

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou o cronograma completo de sua participação na 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).

Com o mote “Sistemas alimentares aquáticos e povos das águas no centro do debate climático”, o MPA terá uma presença abrangente em três espaços da conferência — Blue Zone, Green Zone e AgriZone — com painéis técnicos, apresentações e mesas de debate sobre temas como pesca artesanal, aquicultura sustentável, bioeconomia, inovação e políticas públicas de adaptação às mudanças do clima.

Baixe aqui o pdf com a programação detalhada de cada painel do MPA na COP30.

Na Blue Zone, o ministro André de Paula presidirá painéis nos dias 19 e 21 de novembro, ao lado de autoridades brasileiras, representantes da sociedade civil e parceiros internacionais, a exemplo da FAO, UNCTAD, WorldFish, Aquatic Blue Food Coalition, Aquatic Food & Ocean Breakthroughs Marrakech Partnership. Os encontros abordarão a pesca e da aquicultura como soluções baseadas na natureza e o papel mulheres das águas na ação climática.
Na Green Zone, os debates terão como foco a algicultura e o emprego de algas como bioinsumos para sistemas alimentares resilientes. Na AgriZone, o ministério promoverá uma série de eventos voltados à pesca artesanal, à aquicultura tradicional amazônica e à integração do setor aquícola nas estratégias nacionais de enfrentamento às mudanças climáticas.
Toda a programação e as informações detalhadas sobre cada painel estão disponíveis na aba especial da COP30 no site do MPA, atualizada constantemente com notícias, agendas e propostas do ministério.

Leia Também:  Mercado de milho no Brasil apresenta oscilações de preços com atenção ao clima e exportações aquecidas

 Acesse aqui a página dedicada à COP30 e conheça como o MPA está contribuindo para uma agenda climática mais azul e inclusiva.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI