BRASÍLIA

AGRONEGÓCIO

Ministro Fávaro defende integração e diálogo entre países das Américas para fortalecer a agropecuária

Publicado em

Iniciou, nesta segunda-feira (3), a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, promovida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tendo o Brasil como país anfitrião. A abertura ocorreu no Palácio do Itamaraty, com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do diretor-geral do IICA, Manuel Otero.

“É com orgulho e entusiasmo que o Brasil sedia, mais uma vez, este evento. Trata-se de uma oportunidade ímpar para que os Ministros das Américas se encontrem, compartilhem experiências e construam, juntos, caminhos para o futuro da agropecuária em nossos países”, destacou Fávaro.

O evento reune ministros e líderes do setor agropecuário de 34 países membros do IICA para discutir temas centrais que impactam o presente e o futuro da agricultura e da segurança alimentar no continente. A conferência tem foco especial no papel da ciência, tecnologia e inovação na transformação produtiva. Também aborda o papel estratégico da agricultura na integração regional e global, bem como sua importância econômica e social para os países das Américas. O controle de pragas e doenças transfronteiriças, outro ponto sensível para a sustentabilidade do setor, também estará na pauta dos debates.

“Agradeço ao ministro Carlos Fávaro e ao ministro Mauro Vieira por fortalecerem esse trabalho conjunto, abrindo as portas para dois dias de deliberações que nos permitirão avançar ainda mais no reconhecimento que a agricultura e nossos agricultores merecem”, ressaltou Manuel Otero.

Leia Também:  Brasil deve ampliar área de soja ter safra recorde de grãos em 2025/26

Já Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, ressaltou que “a agricultura é um dos pilares do crescimento econômico e do desenvolvimento social do Brasil. É também uma das prioridades da nossa política externa”. “Temos plena convicção de que esta conferência representa uma oportunidade para estreitarmos os laços do continente americano e criarmos condições para uma cooperação cada vez mais sólida, voltada ao desenvolvimento econômico e social dos nossos países e à geração de emprego e renda no campo”, completou.

Simultaneamente, ocorrerá a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que se reúne a cada dois anos. Na ocasião, será eleito o novo diretor-geral do IICA para o período 2026-2030.

“O IICA tem promovido o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, impulsionando a segurança alimentar regional e global, sempre com foco na sustentabilidade e na resiliência – marcas da agricultura dos povos das Américas”, disse Fávaro sobre o IICA. “Tenho certeza de que todos aqui compartilham da convicção de que o IICA é um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas”, pontuou o ministro.

Leia Também:  Ibraoliva e Embrapa firmam parceria para avanço em pesquisas sobre oliveiras

Também participaram da abertura o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o presidente da JIA e ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Silveira; o secretário-Executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua; o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

O EVENTO

Entre os dias 4 e 5 de novembro, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025 será realizada no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), e contará com palestras de convidados especiais, além da realização de fóruns com especialistas em agropecuária e a participação de representantes do setor privado e de organizações ligadas ao agronegócio.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o cientista e líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas, e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo, Rattan Lal; o ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30, Roberto Rodrigues; entre outros.

Durante a conferência, será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA para o mandato 2026-2030, que tomará posse em janeiro do próximo ano.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agtech Brasileira Investe R$ 1,5 Milhão em Implemento que Automatiza Distribuição de Tubos de Fertirrigação

Published

on

A Agricef, agtech brasileira especializada em soluções e equipamentos para o agronegócio, investiu R$ 1,5 milhão no desenvolvimento de um implemento voltado à mecanização da distribuição de tubos para fertirrigação, com foco na aplicação de vinhaça – subproduto da produção de etanol com alto valor fertilizante. O equipamento, batizado de Hauler, já está em comercialização para diversos grupos do setor sucroenergético.

Crescimento de Adesão e Mercado Potencial

O Hauler vem ganhando adesão rapidamente. Desde 2024, 22 unidades foram vendidas em fase piloto. Neste ano, 12 unidades já foram entregues e há dezenas de equipamentos em negociação para 2026, conforme usinas observam o implemento em operação e planejam sua aquisição.

Um exemplo é o grupo Atvos, que adquiriu recentemente 12 unidades do Hauler. Segundo Domingos Guilherme Cerri, diretor de P&D e inovação da Agricef, “estimamos que o mercado potencial brasileiro para a solução alcance cerca de 300 unidades”.

Automação e Segurança Operacional

O diferencial do Hauler está na automatização do carregamento e descarregamento dos tubos de fertirrigação, operação que antes era realizada manualmente com carretas acopladas a tratores ou caminhões convencionais. Esses métodos tradicionais exigem mão de obra intensiva e apresentam alto risco de acidentes, como esmagamento de membros, quedas e problemas ergonômicos.

Leia Também:  Trigo ganha espaço e se destaca em Querência do Norte (PR) como alternativa rentável no inverno

Cerri explica:

“No método tradicional, dois operadores permanecem sobre o caminhão repassando tubos para colegas no solo, muitas vezes com o veículo em movimento. Essa prática resultava em centenas de acidentes por ano em algumas usinas.”

Com o Hauler, a operação se torna mais rápida, segura e eficiente, reduzindo os riscos de acidentes graves e melhorando a ergonomia para os trabalhadores.

Ganhos em Produtividade e Redução de Equipes

Testes realizados com clientes indicam que o Hauler pode gerar ganhos operacionais de 20% a 40% na montagem de tubulação, mantendo o efetivo. Alternativamente, é possível manter o mesmo ritmo de operação com até 40% menos operadores.

Pesquisas com usuários confirmam que o maior benefício do equipamento é a segurança, seguido pela otimização de recursos humanos, que, em média, caiu pela metade.

Solução para Gargalos Logísticos na Cana-de-Açúcar

Embora a aplicação localizada de vinhaça por tubulação seja prática consolidada, a distribuição dos tubos ainda representa um gargalo operacional. Com o Hauler, a Agricef se posiciona como parceiro estratégico do setor, oferecendo ganhos em escala, segurança e produtividade.

Leia Também:  Preços no atacado pressionam e IGP-M recua 0,34% em março

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI