BRASÍLIA

BRASIL

Cerrado Fusion Fest realiza oficinas gratuitas

Publicado em

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, o “Festival Regional de Pole Dance, Aéreos e Fusion Brasil” vai oferecer oficinas em espaços públicos da capital. A capacitação “Dança e Flex” vai ser ministrada sexta-feira (24/10), às 10h, no Bosque dos Buritis e “O Corpo Suspenso”, no sábado (25/10), às 10h, na FETEG

O Cerrado Fusion Fest é um festival cultural e artístico inédito na capital de Goiás. Idealizado pela artista Súrya Macário, o festival tem o incentivo do Projeto Nacional Aldir Blanc, intermediado pela Secretaria Estadual de Cultura – Secult-GO. O evento é voltado para o público em geral, com destaque para estudantes e entusiastas de dança e cultura. Além das oficinas “Dança e Flex” e “O Corpo Suspenso”, o festival contará com apresentações artísticas, bate-papos e workshops. Toda a programação integra as lendas folclóricas brasileiras (Saci, Curupira, Boi Bumbá, Mãe d’Ouro…) com as expressões artísticas do Pole Dance e do Fusion Brasil.

A ideia do festival surgiu em 2011, no final da capacitação em Pole Dance Acrobático Súrya Macário. Naquele momento, a dançarina organizou o “Satine” que integrava o pole dance a outras vertentes artísticas. “Atualmente, as minhas expertises na dança são: Pole Dance, Tribal Fusion e Fusion Brasil. A motivação é fazer um evento, que pudesse juntar essas linguagens – pouco difundidas ainda no cenário goiano – com artes circenses, cênicas e danças autorais. O objetivo continua o mesmo, que é conquistar um olhar mais acolhedor da sociedade no que tange a essas novas modalidades de dança”, explica.

Leia Também:  Publicação internacional destaca saúde do solo e agricultura sustentável no Brasil

Contrapartida social

O Cerrado Fusion Fest vai ofertar oficinas gratuitas com duração de 1h30 no Bosque dos Buritis e na Federação de Teatro de Goiás (FETEG).  As oficinas “Dança e Flex” e “O Corpo Suspenso” são gratuitas. O objetivo é integrar a comunidade local, oferecendo uma oportunidade de vivência cultural e física, destacando os benefícios da dança e do alongamento para o bem-estar.

A escolha desse público genérico reflete o compromisso do festival com a democratização do acesso à cultura e ao estímulo pelas artes performáticas. Possibilitar novas modalidades artísticas de dança contribui para a formação de novos públicos. “O festival é destinado para todos os públicos, ou seja, faixa etária livre – de crianças aos 60+. Isso comprova que a dança é uma forma de expressão universal, acessível a pessoas de todos os biótipos, idades e gêneros”, destaca Súrya Macário.

Facilitadoras

A responsável pela oficina “Dança e Flex” será Súrya Macário. A artista é atuante em danças profissionalmente há 29 anos. Experiente em Jazz, Dança Contemporânea, Danças de Salão e Ventre Dança Cigana, Contato e Improvisação Teatro, Circo e tantas outras. Em 1996, iniciou os estudos em Dança do Ventre tradicional e em 1997 já atuava profissionalmente na área. Em 2009 iniciou os estudos em Tribal Fusion e 2010 em Pole Dance (pioneira na modalidade em Goiás) e outras danças (Stylleto, chair dance…). Capacitada pelo método Camila Fortunato em Flexibilidade Extreme. Atualmente organizadora do maior campeonato online de Pole Dance Artístico: “Online PoleArt Brazil” e outro campeonato de artes sensuais artístico: “Satine Sensual Champion”. Participa ativamente de campeonatos nacionais como jurada e treinando atletas, trazendo vários pódios para Goiás. É referência no que tange às modalidades pole dance e tribal fusion e criadora da modalidade poleyfusion, que é a fusão das duas artes na performance.

Leia Também:  Mapa da Fome da ONU: insegurança alimentar severa cai 85% no Brasil em 2023

Radarani será a facilitadora da oficina “O Corpo Suspenso”. Artista circense e diretora de arte, com formação em Artes do Circo pelo INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo (Portugal) e em Direção de Arte pela UFG (Brasil). Atua há mais de dez anos como performer e nas artes do corpo. Desde 2020, transita entre o Brasil e a Europa, realizando performances, workshops e residências artísticas em Portugal, França, Itália, Espanha, Bélgica e Áustria. Sua prática cruza corpo, memória e espaço, com foco na autenticidade do movimento e na criação em circo. Atualmente dedica-se à circulação de seus espetáculos e ao projeto La Movida – dedicado a práticas inclusivas e conscientes de movimento.

 

Serviço

Assunto: Oficinas gratuitas | Cerrado Fusion Fest

Quando: sexta-feira (24/10) e sábado (25/10), ambos a partir das 10h

Onde: Bosque dos Buritis [Dança e Flex] e FETEG [O Corpo Suspenso]

Mais informações: @cerradofusionfestival

Entrada gratuita!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência

Published

on

By

Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de ensino

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a aprendizagem profissional chegou a mais de 695 mil contratos ativos no Brasil em 2025 (em agosto). O Senac é responsável por cerca de 20% dessa formação, ofertando gratuitamente a jovens de 14 a 24 anos educação profissional de excelência e transformando suas vidas e de suas famílias por meio de parcerias com grandes empresas.

Ainda segundo o ministério, este é o maior número alcançado desde a implementação da Lei n. 10.097/2000, que regulamenta a formação dual de ensino. O modelo permite a instituições de educação profissional como o Senac ofertarem vagas a alunos e alunas em cursos técnicos, possibilitando a oportunidade do primeiro emprego e a vivência, na prática, do aprendizado adquirido, atuando nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

Para ampliar o debate sobre a importância dessa modalidade educacional, o Senac organizou, de 22 a 24 de outubro, uma iniciativa internacional com foco na qualificação de excelência da juventude e na competitividade das empresas brasileiras: a Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025.

A iniciativa faz parte das atribuições do Senac Nacional como presidente prótempore da Aliança. “Em abril, o Senac assumiu a presidência da Aliança para Formação Dual na América Latina e Caribe. Entendemos esse desafio como um impulso ao fortalecimento do nosso papel como instituição que articula saberes e constrói pontes entre nações, setores produtivos e organismos internacionais. É uma honra conduzir este diálogo que certamente deixará um legado transformador para os jovens, as empresas e o nosso futuro comum”, comemorou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na abertura do evento.

Leia Também:  Empreendedor Carioca Supera Adversidades e Abre Negócio de Sucesso no Ramo de Alimentação Saudável

O encontro reuniu, na sede do Departamento Nacional do Senac, lideranças do Sistema Comércio e especialistas da área educacional de cerca de 20 países que integram a Aliança, como Argentina, Colômbia, México, Uruguai e República Dominicana, entre outros, além do Brasil, para debater a “Formação dual que transforma: conectando talentos, empresas e futuro”.

O diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Victor Motta, representou o ministro Luiz Marinho na conferência. Ele enalteceu o Senac como um “patrimônio brasileiro, uma instituição histórica que tanto nos orgulha e vem construindo a formação dual ao longo de tantos anos”.

Propósito

Priorizar a aprendizagem está no cerne da criação do Senac há praticamente 80 anos. Trata-se de uma estratégia crucial para aumentar o acesso ao mercado de trabalho a um público ainda jovem, que ainda não teve chance de conquistar o primeiro emprego.

A nova atribuição do Senac na América Latina e Caribe representa um reconhecimento internacional do protagonismo do Sistema Comércio com a formação de excelência por meio de iniciativas que já fizeram a diferença nas vidas de milhões de pessoas, como o Programa Senac de Gratuidade e o Programa Senac de Aprendizagem.

Só no último ano, cerca de 190 mil jovens foram beneficiados com o Programa de Aprendizagem do Senac. Eles foram preparados tecnicamente por meio de 45 milhões de horas-aula, presenciais e a distância, em unidades em todo o Brasil enquanto atuavam em empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Esse resultado é fruto da parceria bem-sucedida entre o empresariado e o Sistema Comércio para garantia da formação de excelência e da empregabilidade à população jovem.

“Queremos conectar nossas vozes e potencializar seu alcance. Temos o objetivo de ampliar o diálogo e consolidar parcerias que respondam às demandas concretas do mundo do trabalho, apoiem a juventude e contribuam para a competitividade econômica de nossos países”, complementou o presidente Tadros sobre a importância de participar da rede internacional.

Leia Também:  Publicação internacional destaca saúde do solo e agricultura sustentável no Brasil

Boas práticas

O Senac participa da Aliança para a Formação Dual desde sua criação, em 2021, pelo Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e com apoio do Instituto Federal de Formação Profissional da Alemanha (BIBB).

De acordo com a diretora do Cinterfor, Elena Motobbio, a Aliança foi gerada para fomentar a formação dual de qualidade e dar respostas à realidade da região: “A juventude latino-americana enfrenta taxas de desemprego um terço mais altas do que a média da população adulta”, informou durante a conferência.

 

O objetivo da conferência foi disseminar boas práticas de aprendizagem de qualidade entre os países membros da Aliança, promovendo o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de políticas voltadas à formação dual alinhada aos princípios da OIT.

A diretora de Projetos Internacionais do Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB) da Alemanha, Ilona Medrikat – referência mundial em formação dual, com papel consultivo na Aliança – parabenizou o Senac pelo trabalho desenvolvido na presidência do grupo. “Espero uma troca apaixonante ao longo deste evento e quero conhecer muitas iniciativas brasileiras”, disse ela.

Durante os três dias de conferência, as reflexões giraram em torno dos seguintes temas centrais:

  • O papel do setor produtivo na formação dual: sensibilização e engajamento do empresariado quanto ao seu papel estratégico neste modelo;
  • Experiências da formação dual no Brasil e na América Latina e Caribe: relatos de potencialidades e convergências entre os países, com vistas ao fortalecimento da cooperação regional; e
  • Alinhamentos e perspectivas com o Conselho Consultivo da Aliança: governança e definição de temáticas relevantes a serem discutidas na rede.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI