BRASIL
Jovens trocam baladas por bem-estar: a nova economia do prazer consciente
Em São Paulo, academias boutique e clínicas de medicina integrativa, como a Doctor Puro, traduzem a nova forma da Geração Z de buscar prazer e autocuidado — um movimento que reflete uma mudança cultural global e já transforma hábitos urbanos
Na capital paulista, a cena noturna dá lugar ao nascer do sol. As boates estão perdendo espaço para academias boutique, festivais de bem-estar e clínicas de medicina integrativa que colocam o equilíbrio no centro da rotina. O que antes era símbolo de status e socialização agora representa exaustão, e a resposta tem sido uma busca silenciosa, e mais cara, por vitalidade. A chamada wellness economy deve movimentar US$ 9 trilhões até 2033, segundo a McKinsey, e tem nos jovens o público mais engajado.
Relatórios recentes mostram que 60% dos jovens querem beber menos e metade prefere ficar em casa num sábado à noite. A mudança não é sobre negar o prazer, mas sobre redefini-lo. “A festa deixou de ser fuga e passou a ser expressão. As novas gerações querem viver experiências que gerem lembranças, não ressacas”, comenta Valmir Ferreira, CEO da Doctor Puro e especialista em Medicina Integrativa.
A tendência reflete um novo conceito de luxo: não o consumo ostentatório, mas o autocuidado mensurável. Treinos longos, skincare, meditação, alimentação funcional e terapias integrativas substituem garrafas em camarotes. “Estamos assistindo à ascensão do que chamo de elite vital. Jovens que ostentam disciplina, sono regulado e saúde mental estável. O prazer agora é sustentável”, diz Ferreira.
Segundo o especialista, essa mudança está ligada a um esgotamento coletivo pós-pandemia e à popularização das práticas integrativas como complemento da medicina tradicional. “A Medicina Integrativa entende o indivíduo de forma completa, corpo, mente e emoções. Quando o jovem busca uma corrida ao nascer do sol ou uma experiência 0.0, ele está, ainda que inconscientemente, buscando um equilíbrio que a vida acelerada tirou”, explica.
Essa mentalidade, que muitos já chamam de “Geração G”, a geração do equilíbrio, já se manifesta no centro de São Paulo com a atuação da Doctor Puro, que combina ciência, tecnologia e bem-estar em quatro pilares: emagrecimento saudável, mente equilibrada, gestão do sono e alimentação funcional. A proposta é tornar o bem-estar parte da rotina e não apenas um episódio pontual de autocuidado.
A nova cena cultural se transfere para o dia. Corridas coletivas, eventos de respiração guiada e festivais de wellness com estética minimalista tornam-se espaços de pertencimento e performance saudável. Ao mesmo tempo, startups de tecnologia aplicada ao bem-estar, como a Firefly, avaliada em US$ 12,5 milhões por desenvolver dispositivos de recuperação muscular, mostram como a ciência passou a ser o novo DJ desse movimento.
Para Ferreira, o desafio está em equilibrar inovação com propósito: “Não basta vender performance, é preciso devolver significado. A saúde, física, emocional e mental, é o novo capital simbólico. E investir nela deixou de ser luxo: virou necessidade.”
5 formas de adotar uma rotina mais saudável: inspiradas pela nova geração
- Durma bem: regular o sono é o ponto de partida para o equilíbrio hormonal e emocional.
- Movimente-se com prazer: pratique uma atividade física que desperte bem-estar, não apenas estética.
- Alimente-se com consciência: prefira alimentos naturais e observe como eles afetam sua energia.
- Cuide da mente: reserve tempo para pausas, leitura ou meditação diária.
- Estabeleça propósito: busque metas ligadas à sua saúde e felicidade, não à comparação com os outros.
Sobre Valmir Ferreira
Fundador e CEO da Doctor Puro, clínica de Medicina Integrativa instalada no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, Valmir Ferreira tem mais de 15 anos de experiência em gestão de saúde e bem-estar. Ex-diretor do Instituto Barakat e especialista em performance humana, é referência em liderança com propósito e na aplicação de práticas integrativas voltadas à qualidade de vida.
BRASIL
O Boticário apresenta Floratta Rose Bouquet e celebra os 30 anos da marca com novo DNA olfativo
Published
13 minutos atráson
29 de outubro de 2025By
Gabriel
Com campanha de lançamento, nova fragrância marca um capítulo na história da marca de perfumaria feminina líder em Top of Mind no Brasil* e inspira a criação do Jardim de Floratta, espaço que celebra o cultivo e a pesquisa das rosas que dão vida à nova assinatura olfativa
Celebrando Floratta e as inovações estratégicas da marca, que comemora 30 anos, o Boticário lança fragrância Floratta Rose Bouquet, primeiro lançamento do portfólio que traz a nova assinatura olfativa, com um acorde inédito e exclusivo, que representa a potência da essência da rosa com a gardênia. A campanha, que traz o universo floral e inovador em diversas ações, também marca o momento com a inauguração do Jardim de Floratta, espaço localizado dentro da fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, onde as rosas e gardênias são as estrelas, junto aos processos tecnológicos enaltecidos.
O acorde floral inédito, composto pelas duas flores, representa o DNA de Floratta e vai acompanhar todos os novos lançamentos a partir de agora, traduzindo o florescer e o romantismo feminino em criações únicas. E para celebrar o novo momento da marca, a inauguração do Jardim de Floratta, localizado dentro do Quintana, espaço dedicado à pesquisa e inovação, na fábrica do Grupo Boticário, com ilustres presença de Miguel Krigsner, fundador do Boticário, e Artur Grynbaum, VP do conselho da marca, representando que o movimento é mais do que um laboratório, é algo que caracteriza o cuidado com cada detalhe que imprime a expertise e compõe as fragrâncias do Boticário — do cultivo ao frasco.
O novo espaço possui uma sala de cultivo controlado que abriga espécies de rosas e gardênias sob condições ideais de temperatura, luminosidade e umidade, garantindo o desenvolvimento perfeito das flores e possibilitando o estudo detalhado de seus aromas. O ambiente foi concebido para perpetuar a autenticidade e a assinatura olfativa de Floratta, fortalecendo o compromisso da marca com a excelência e a valorização dos ingredientes naturais.
O investimento no local permitiu o desenvolvimento da técnica proprietária Green In®, que associa processos sustentáveis e alta tecnologia para aprimorar a extração e recriação de aromas. Com o uso do nariz digital, ferramenta que analisa moléculas com precisão, o processo permite obter composições mais puras, intensas e fiéis ao natural, além de reduzir significativamente o impacto ambiental. O resultado é uma fragrância de maior desempenho, potência e fidelidade olfativa, validada por testes feitos com consumidoras que comprovaram a sensação de naturalidade e sofisticação do novo acorde floral.
“São 30 anos da marca icônica e líder em perfumaria floral, que atravessa gerações sempre se mantendo atrativa para a conquista de novas consumidoras, mas que também traduz o DNA da marca para uma legião de Floratta lovers. Seguimos construindo a história de Floratta através dos anos, mantendo o protagonismo e preferência pelas consumidoras que expressam seus pedidos e desejos, e nós respondemos com novidades, como o Floratta Rose Bouquet. Ter um novo acorde assinatura para a marca, desenvolvido através de uma técnica proprietária, com a materialização de tudo isso em um espaço físico, só reforçam a expertise do Boticário na arte da perfumaria e a potência de Floratta”, conta Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.
Espalhando Floratta com ações especiais
Todo o universo romântico e da feminilidade de Floratta, que está na lembrança da consumidora quando o assunto é fragrância floral foi resumido em um filme, idealizado pela AlmapBBDO, com veiculação nos canais digitais da marca, onde o convite é para olhar o mundo sob uma “lente cor de rosa”. O romance e a explosão de rosas são a tradução ideal para o lançamento de Floratta Rose Bouquet, novidade apaixonante com um buquê vibrante e luminoso, que associa o novo acorde à infusão de uma tríade de Rosas Damascenas. Confira o filme completo: Floratta Rose Bouquet | O amor sob uma nova fragrância | O Boticário
Em São José dos Pinhais, o Jardim de Floratta ganhou pintura especial, realizada pela artista Jhenny Keller. A arte que ilustra todo o espaço foi inspirada no universo floral e romântico, trazendo rosas, gardênias e muitas outras flores e plantas que fazem parte da história olfativa da marca. Jhenny também é criadora de conteúdo, permeando entre as reformas do seu quadro “Jhenny à Obra” e as pinturas em temas botânicos de paredes, murais e muito mais.
Para a inauguração do espaço, Jhenny também foi a responsável por conteúdos de cobertura do evento de inauguração para as redes sociais do Boticário. “Além da presença da Jhenny, contamos com algumas Floratta Lovers – como chamamos as consumidoras fãs da marca – como convidadas especiais para vivenciarem a experiência do evento, a acompanhar de perto todo o universo da marca, conhecerem o lançamento e o espaço em primeira mão. E essa é só mais uma forma de reforçar a proximidade e a escuta ativa mantida com as consumidoras, que estão sempre compartilhando seus desejos e opiniões dos produtos, construindo junto à Floratta, há mais de 30 anos”, finaliza Carolina.
A estratégia digital conta também com um time de creators para criação de conteúdos que exploram todas as facetas de Floratta Rose Bouquet, ampliando o alcance e contando mais sobre a novidade para diferentes audiências e em diferentes formatos. O time é formado por nomes que mesclam a expertise em perfumaria e o lifestyle apaixonante de Floratta, conectado também com as fãs da marca, que não poderiam ficar de fora neste momento tão emblemático da marca.
Collab exclusiva para experiência Amor Espresso
A composição olfativa de Floratta Rose Bouquet inspirou uma bebida especial, criada em parceria exclusiva da cafeteria Amor Espresso, localizada no interior do Boticário Lab Pinheiros, em São Paulo, com o perfil @dopaoaocaviar, comandado pelos criadores de conteúdo e empresários do ramo gastronômico Ana Carolina Lembo e José Luiz Soares, referências na cena paulistana. Com uma receita que enaltece a tríade de Rosas Damascenas no paladar, a bebida integra temporariamente o menu de Amor Espresso e os consumidores que informarem a indicação do perfil @dopaoaocaviar no momento da compra, garantem 15% de desconto na nova bebida cocriada com Ana até o fim do ano.
Serviço:
O Boticário LAB Pinheiros
Endereço: Rua dos Pinheiros, 315 – Pinheiros, São Paulo – SP
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos das 11h às 17h

Ministério da Saúde lança chamada pública para mapear experiências exitosas em proteção social às pessoas com tuberculose
Câmara aprova projeto que institui programa de sustentabilidade para indústria química; acompanhe
Novos híbridos de tomate ganham espaço no mercado com resistência e qualidade
MJSP realiza primeiro webinário de nivelamento de conhecimento dos gestores locais do Susp sobre a ferramenta Brasil MAIS
O Boticário apresenta Floratta Rose Bouquet e celebra os 30 anos da marca com novo DNA olfativo
politica
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...
Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL
Novembro no Rolê Cultural do CCBB Brasília: ancestralidade em movimento
Mês da Consciência Negra guia a programação com histórias, oficinas, desenho ao ar livre e um grande dia de jogos...
Biblioteca Demonstrativa recebe palestra gratuita sobre a participação brasileira na Bienal de Ilustrações de Bratislava
O artista brasiliense Felipe Cavalcante realiza, no dia 4 de novembro, às 19h, uma palestra pública gratuita na Biblioteca Demonstrativa...
“Hilário” monólogo sobre saúde mental chega a Taguatinga com sessões gratuitas em novembro
Montagem entra em cartaz de 04 a 6 de novembro, no CEMTNORTE e no dia 24 no SESC Paulo Autran....
BRASIL E MUNDO
O Boticário apresenta Floratta Rose Bouquet e celebra os 30 anos da marca com novo DNA olfativo
Com campanha de lançamento, nova fragrância marca um capítulo na história da marca de perfumaria feminina líder em Top of...
Natura lança programa de saúde, cidadania e bem-estar para catadores e familiares
Iniciativa pioneira leva cuidados de saúde integral e dignidade para catadores de materiais recicláveis que integram o ecossistema da empresa ...
Festival Curta Mais Pirenópolis segue até 30 de novembro com descontos inéditos em hospedagens, restaurantes, atrativos e compra
Pirenópolis (GO) segue vivendo dias de intensa movimentação cultural, gastronômica e turística com a 2ª edição do Festival Curta Mais Pirenópolis,...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande...
Palmeiras intensifica preparação para decisão da Libertadores no Allianz Parque
O Palmeiras realizou um treinamento intenso na manhã desta terça-feira (28.10), na Academia de Futebol, finalizando os preparativos para o...
Flamengo finaliza preparação e embarca para decisão da Libertadores na Argentina
O Flamengo concluiu sua última sessão de treinamentos no Ninho do Urubu na manhã desta segunda-feira (27), antes de partir...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Cultura5 dias atrásUma viagem musical pelo sertão de Zé Ramalho chega a Brasília para temporada no Teatro Nacional
-
DISTRITO FEDERAL6 dias atrásCasa do Cantador recebe o Sabadão do Forró e celebra a tradição nordestina no DF
-
ECONOMIA5 dias atrásManutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
-
BRASIL7 dias atrásApós nove anos, Conferência Nacional LGBTQIA+ é retomada e Governo do Brasil lança Plano de Trabalho Digno










