BRASIL
Neste sábado, Instituto PIPA realiza conversa com os carnavalescos Gabriel Haddad, Leonardo Bora e convidados no Paço Imperial
Na ocasião, também será lançado o livro “Fragmentos de Fantasias, Rasuras Ficcionais”, de Leonardo Bora
Como parte da exposição que reúne os vencedores da 16ª edição do PIPA, no Paço Imperial, será realizada neste sábado, dia 25 de outubro, às 14h30, na Sala dos Archeiros, uma conversa com Gabriel Haddad e Leonardo Bora, primeiros artistas do carnaval a vencerem o PIPA, um dos mais importantes prêmios da arte contemporânea brasileira. A conversa, que terá como tema “Rebordar memórias em mantos carnavalescos – fazeres e saberes artísticos dos desfiles das escolas de samba”, também terá a participação da crítica de arte e curadora Daniela Name, da escultora e doutoranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ Marina Vergara, da multiartista Rafa Bqueer e do enredista e doutor em Antropologia pela UFRJ Vinicius Natal. Após a conversa, às 16h, haverá o lançamento do livro “Fragmentos de Fantasias, Rasuras Ficcionais” (Editora UFRJ), de Leonardo Bora.
Durante a conversa, eles debaterão as relações entre os saberes e fazeres das artes carnavalescas das escolas de samba e a materialização das ideias e das percepções que os envolvem, em uma dimensão memorialística. Um desfile de escola de samba é construído por meio de memórias e pulsões artísticas que se entrelaçam, formando narrativas potentes – justamente o fio poético da obra “Rebordar”, instalação de Gabriel Haddad e Leonardo Bora que faz parte da mostra dos Premiados do PIPA 2025. “É tortuoso e desafiador o caminho de escolha de materiais de fantasias e alegorias – e ainda mais desafiador o processo de compreensão de como isso se comunica com outras artes”, dizem Haddad e Bora.
Na mostra, que fica em cartaz até o dia 16 de novembro de 2025, no Terreiro do Paço Imperial, Gabriel Haddad e Leonardo Bora apresentam a instalação composta por 12 quilômetros de fios de malha, cordas, cordões, cabos de luz e tubos de plástico, utilizados para “costurar” um globo de ferro ao manto carnavalesco que compôs uma das alegorias concebidas pela dupla para o desfile da Acadêmicos do Cubango de 2018. A instalação também utiliza materiais como rendas, pastilhas, galões, franjas, espelhos, paetês, botões, fuxicos e placas de acetato, comumente utilizados no dia a dia dos ateliês que produzem o “maior espetáculo da Terra”. Juntamente com a instalação, os artistas também apresentam um conjunto de desenhos de projetos de fantasias e carros alegóricos dos desfiles de 2018 e 2022. Além de Bora e Haddad, a mostra conta com obras dos demais vencedores do prêmio: Andréa Hygino, Darks Miranda e Flávia Ventura.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Também no sábado, logo após a conversa, às 16h, será realizado o lançamento do livro “Fragmentos de Fantasias, Rasuras Ficcionais” (Editora UFRJ) de Leonardo Bora, que fala sobre as relações entre os estudos literários e os saberes do carnaval, pensando as relações entre três desfiles de escolas de samba que propuseram reflexões poéticas acerca das vidas e das obras de Carolina Maria de Jesus, Arthur Bispo do Rosario e Estamira. Além disso, as escritas de Bora buscam entender as encruzilhadas criativas presentes nos enredos, nos sambas de enredo e nas fantasias que passaram pelo Sambódromo nos cortejos analisados.
SOBRE OS PARTICIPANTES DA CONVERSA:
Gabriel Haddad e Leonardo Bora são multiartistas e professores brasileiros que encontram nas linguagens das escolas de samba a sua principal encruzilhada criativa. Enquanto carnavalescos, desenvolveram narrativas escritas e visuais para agremiações como Mocidade Unida do Santa Marta, Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Cubango, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos de Vila Isabel. Na Grande Rio, merece destaque o cortejo de 2022, “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, campeão do Grupo Especial carioca ao celebrar as potências de Exu. Misturando vozes e materialidades, expuseram trabalhos em instituições como o Museu de Arte do Rio, o CCBB-RJ, o Centre National du Costume (Moulins), o Grand Palais (Paris), o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, o Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea, o SESC Pinheiros, o Museu do Samba e o MUHCAB. Os enredos que desfiam em palavras, fantasias e alegorias propõem reflexões acerca de temas como religiosidade, fantasmagoria, metalinguagem e memória.
Daniela Name é criadora da plataforma curatorial Caju, dedicada à crítica de arte e ensaios através de três eixos curatoriais: Teia Crítica, Labirinto Zona Norte e Dobras da Folia, este último dedicado ao carnaval. Coordenadora editorial da CASA BRASIL. Pesquisadora associada ao Laboratório de Artes e Políticas da Alteridade (LAPA) da UERJ. Doutora em Comunicação e Cultura e Mestre em História e Crítica da Arte, ambos os títulos pela UFRJ. Diplomada pela Columbia University em curso livre sobre New Media. Atua em curadoria de arte desde 2004, realizando exposições no Brasil e no exterior. Publicou os livros “Espelho do Brasil” (2008) e “Almir Mavignier” (2012) e “Celeida Tostes” (2012), entre outros. Pela Caju, é curadora do projeto Livro Labirinto/Maré, realizado em parceria com a Redes da Maré, e da plataforma Teia Crítica. Daniela Name foi membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2011, 2012 e 2025
Marina Vergara é doutoranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso do HCTE/UFRJ, linha de pesquisa em Historicidade de Saberes Tecnocientíficos no Brasil (2025). Mestra em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso do HCTE/UFRJ, linha de pesquisa em Epistemologia – Lógicas e Teorias da Mente (2024). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela faculdade integradas do Rio de Janeiro BENNET (2002). Bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1991). Participou como Carnavalesca das Escolas de Samba da Cidade de Cabo Frio durante cinco anos (2001 a 2006). Atua no cenário artístico cultural com diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior, na área de Artes Visuais, com ênfase em Escultura e Instalações. Desde 2000, atua como escultora de alegorias no Carnaval carioca.
Rafa Bqueer tem formação pelo curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É multiartista, investiga perspectivas afro-amazônicas, ficção especulativa, travestilidade e ativismo LGBTQIA+ entre a fotografia, performance e o cinema experimental. Recentemente, tem se dedicado também a uma produção escultórica unindo arte têxtil com sua vivência como destaque de escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e com a cena Drag-Themônia de Belém do Pará. Rafa Bqueer foi indicada ao PIPA 2024.
Vinícius Natal é doutor e mestre em Antropologia pela UFRJ. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) CEFET/RJ. Pesquisador de enredo da GRES Unidos de Vila Isabel, com passagens pelo Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Grande Rio. Foi Coordenador de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (CPIR) do município do Rio de Janeiro.
Serviço:
Conversa com Gabriel Haddad, Leonardo Bora e convidados
Sábado, dia 25 de outubro, às 14h30
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (Sala dos Archeiros)
Entrada gratuita
Lançamento do livro “Fragmentos de Fantasias, Rasuras Ficcionais” (Editora UFRJ), de Leonardo Bora
Sábado, dia 25 de outubro, às 16h
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (Sala dos Archeiros)
122 páginas
R$40
Exposição “Prêmio PIPA 2025
Andréa Hygino, Darks Miranda, Gabriel Haddad & Leonardo Bora e Flávia Ventura” (Sala Terreiro – piso térreo)
Visitação: até 16 de novembro, 2025
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial
Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h
Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
BRASIL
Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência
Published
5 horas atráson
24 de outubro de 2025By
Gabriel
Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de ensino
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a aprendizagem profissional chegou a mais de 695 mil contratos ativos no Brasil em 2025 (em agosto). O Senac é responsável por cerca de 20% dessa formação, ofertando gratuitamente a jovens de 14 a 24 anos educação profissional de excelência e transformando suas vidas e de suas famílias por meio de parcerias com grandes empresas.
Ainda segundo o ministério, este é o maior número alcançado desde a implementação da Lei n. 10.097/2000, que regulamenta a formação dual de ensino. O modelo permite a instituições de educação profissional como o Senac ofertarem vagas a alunos e alunas em cursos técnicos, possibilitando a oportunidade do primeiro emprego e a vivência, na prática, do aprendizado adquirido, atuando nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo.
Para ampliar o debate sobre a importância dessa modalidade educacional, o Senac organizou, de 22 a 24 de outubro, uma iniciativa internacional com foco na qualificação de excelência da juventude e na competitividade das empresas brasileiras: a Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025.
A iniciativa faz parte das atribuições do Senac Nacional como presidente pró–tempore da Aliança. “Em abril, o Senac assumiu a presidência da Aliança para Formação Dual na América Latina e Caribe. Entendemos esse desafio como um impulso ao fortalecimento do nosso papel como instituição que articula saberes e constrói pontes entre nações, setores produtivos e organismos internacionais. É uma honra conduzir este diálogo que certamente deixará um legado transformador para os jovens, as empresas e o nosso futuro comum”, comemorou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na abertura do evento.
O encontro reuniu, na sede do Departamento Nacional do Senac, lideranças do Sistema Comércio e especialistas da área educacional de cerca de 20 países que integram a Aliança, como Argentina, Colômbia, México, Uruguai e República Dominicana, entre outros, além do Brasil, para debater a “Formação dual que transforma: conectando talentos, empresas e futuro”.
O diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Victor Motta, representou o ministro Luiz Marinho na conferência. Ele enalteceu o Senac como um “patrimônio brasileiro, uma instituição histórica que tanto nos orgulha e vem construindo a formação dual ao longo de tantos anos”.
Propósito
Priorizar a aprendizagem está no cerne da criação do Senac há praticamente 80 anos. Trata-se de uma estratégia crucial para aumentar o acesso ao mercado de trabalho a um público ainda jovem, que ainda não teve chance de conquistar o primeiro emprego.
A nova atribuição do Senac na América Latina e Caribe representa um reconhecimento internacional do protagonismo do Sistema Comércio com a formação de excelência por meio de iniciativas que já fizeram a diferença nas vidas de milhões de pessoas, como o Programa Senac de Gratuidade e o Programa Senac de Aprendizagem.
Só no último ano, cerca de 190 mil jovens foram beneficiados com o Programa de Aprendizagem do Senac. Eles foram preparados tecnicamente por meio de 45 milhões de horas-aula, presenciais e a distância, em unidades em todo o Brasil enquanto atuavam em empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Esse resultado é fruto da parceria bem-sucedida entre o empresariado e o Sistema Comércio para garantia da formação de excelência e da empregabilidade à população jovem.
“Queremos conectar nossas vozes e potencializar seu alcance. Temos o objetivo de ampliar o diálogo e consolidar parcerias que respondam às demandas concretas do mundo do trabalho, apoiem a juventude e contribuam para a competitividade econômica de nossos países”, complementou o presidente Tadros sobre a importância de participar da rede internacional.
Boas práticas
O Senac participa da Aliança para a Formação Dual desde sua criação, em 2021, pelo Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e com apoio do Instituto Federal de Formação Profissional da Alemanha (BIBB).
De acordo com a diretora do Cinterfor, Elena Motobbio, a Aliança foi gerada para fomentar a formação dual de qualidade e dar respostas à realidade da região: “A juventude latino-americana enfrenta taxas de desemprego um terço mais altas do que a média da população adulta”, informou durante a conferência.
O objetivo da conferência foi disseminar boas práticas de aprendizagem de qualidade entre os países membros da Aliança, promovendo o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de políticas voltadas à formação dual alinhada aos princípios da OIT.
A diretora de Projetos Internacionais do Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB) da Alemanha, Ilona Medrikat – referência mundial em formação dual, com papel consultivo na Aliança – parabenizou o Senac pelo trabalho desenvolvido na presidência do grupo. “Espero uma troca apaixonante ao longo deste evento e quero conhecer muitas iniciativas brasileiras”, disse ela.
Durante os três dias de conferência, as reflexões giraram em torno dos seguintes temas centrais:
- O papel do setor produtivo na formação dual: sensibilização e engajamento do empresariado quanto ao seu papel estratégico neste modelo;
- Experiências da formação dual no Brasil e na América Latina e Caribe: relatos de potencialidades e convergências entre os países, com vistas ao fortalecimento da cooperação regional; e
- Alinhamentos e perspectivas com o Conselho Consultivo da Aliança: governança e definição de temáticas relevantes a serem discutidas na rede.

Terceira edição do programa HCLTech Climate Action Grant in the Americas irá conceder US$ 1 milhão para inovações que visam combater a crise climática
Governo abre consulta para novo tratamento renal no SUS
Cobasi leva arte e bem-estar ao Festival Virada Zen 2025
Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos
Beneficiária do Bolsa Atleta conquista o ouro e se consagra campeã mundial no taekwondo
politica
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...
Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL
JK Shopping promove Bailinho de Halloween com programação especial para toda a família
Evento gratuito acontece no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, com peça teatral Monster High, recreação e distribuição...
Treinamento no Hospital de Base transforma aprendizado sobre reanimação em desafio no estilo Escape Room
Profissionais e estudantes da saúde testaram, de forma lúdica e interativa, os protocolos de reanimação cardiopulmonar em uma simulação que...
HUB renova selo “Hospitais Amigos da Criança” durante visita do ministro da saúde
Treze hospitais da Rede Ebserh possuem essa credencial O Ministério da Saúde renovou o selo de qualidade “Iniciativa Hospital Amigo...
BRASIL E MUNDO
Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência
Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de...
Inscrições abertas para Mostra de Audiovisual e Artes Plásticas Indígenas do Festival Bôsénimi
Com o tema “Sonhos de rio antes do fogo: cosmovisões originárias como ferramentas do bem-viver”, evento celebra a arte e...
Empreendedorismo negro cresce no Brasil e ultrapassa 3,2 milhões de registros em doze anos, aponta SEBRAE
Após crescer cerca de 31% no país, a categoria avança em um cenário marcado por inovação e impacto regional como...
ECONOMIA
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...
ESPORTES
Beneficiária do Bolsa Atleta conquista o ouro e se consagra campeã mundial no taekwondo
A beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Maria Clara Pacheco, tornou-se campeã mundial do taekwondo na manhã desta...
Palmeiras perde para LDU e se complica na Libertadores
O Palmeiras sofreu um duro revés na noite desta quinta-feira (23.10), ao ser goleado por 3 a 0 pela LDU,...
MEsp promove workshop sobre integridade em apostas esportivas
O workshop “Protegendo Apostas Esportivas: Integridade em Ação” foi promovido na manhã desta quinta-feira (23), pelo Ministério do Esporte, por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO3 dias atrásEstácio promove mais uma edição da maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásPor trás das câmeras: Burger King revela bastidores da gravação entre Popó e Wanderlei Silva
-
Esportes7 dias atrásNOTA OFICIAL
-
CIDADES4 dias atrásSejus-DF e IDECACE oferecem mais de 10 mil vagas gratuitas em atividades de educação, esporte e cultura no DF










