BRASÍLIA

CIDADES

Governador anuncia nomeação de 75 AVAs e investimento de R$ 3 bi para o DF

Publicado em

Em discurso de abertura do ano legislativo na CLDF, Ibaneis Rocha comunicou o envio de projeto urbanístico que cuida da área tombada da capital e adiantou novas unidades de saúde e ensino

 

Na abertura do ano legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quinta-feira (1º), o governador Ibaneis Rocha encaminhou o projeto que autoriza a mudança na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a contratação de 75 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAs). Eles vão se juntar aos 75 contratados anteriormente, somando 150 novos profissionais.

Além do tema prioritário de combate à dengue, o chefe do Executivo anunciou investimento de R$ 3 bilhões para o DF e que vai encaminhar em breve o projeto sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O projeto de lei trata das regras urbanísticas de áreas tombadas do DF.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador lembrou o apoio da CLDF em 2023 em assuntos como o reajuste de 18% do funcionalismo público e nas investigações sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, e destacou que o governo fechou as contas de forma equilibrada.

Leia Também:  DF ocupa posição de destaque em pesquisa do IBGE sobre saneamento e água 

Para 2024, ele adiantou que o governo vai avançar na construção dos hospitais do Guará, Recanto das Emas e São Sebastião, assim como um novo hospital no Gama com licitação para 2025.

Na educação, serão 40 novas escolas e 18 novas creches, com a abertura de 4 mil novas vagas. A pauta social também foi citada por Ibaneis Rocha ao falar dos cartões Prato Cheio, Vale Gás e Creche, bem como a inauguração dos restaurantes comunitários do Sol Nascente/Pôr do Sol e Arniqueira.

A mobilidade também foi pauta no discurso do governador. Ele citou a inauguração dos viadutos de Sobradinho e do Sudoeste e a construção dos viadutos do Itapoã/Paranoá e Riacho Fundo, além da duplicação da BR-080 na região de Brazlândia.

 

A construção da Rodoviária do Itapoã também foi mencionada entre as ações. A pavimentação em concreto rígido no DF também foi tema. Ibaneis citou a entrega da Estrutural e de parte da W3 Sul e reforçou que a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) receberá o mesmo pavimento assim que a obra do Viaduto do Riacho Fundo for concluída.

Leia Também:  Inscrições abertas para a mostra de curtas-metragens do FEMUCINE 2025

Ibaneis Rocha ainda elogiou a atuação da Casa na aprovação de leis que beneficiam a população do DF. “No ano passado foram inúmeros projetos importantes para a cidade aprovados. Há uma expectativa muito positiva para 2024. Os deputados têm colaborado bastante com a gestão. Então, só temos a agradecer aos deputados e esperamos ter um 2024 bastante proveitoso”, finalizou o governador.

Texto e reportagem por Ian Ferraz, da Agência Brasília

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Projeto “Memória e Educação” leva estudantes de escolas públicas ao Centro de Tradições Populares Boi de Seu Teodoro

Published

on

 

Entre outubro de 2025 e março de 2026, o  Instituto Alvorada Brasil realiza o projeto “Memória e Educação”, uma iniciativa que valoriza a cultura popular e a educação patrimonial no Distrito Federal.

Todas as atividades são realizadas na sede do Centro de Tradições Populares Boi de Seu Teodoro, em Sobradinho (DF), com a participação de escolas públicas convidadas de várias regiões do Distrito Federal.

Durante as visitas, os estudante terão a oportunidade de assistir a uma apresentação artística do Boi de Seu Teodoro, participar de vivências de dança e percussão, e visitar o Museu do Boi de Seu Teodoro, localizado no mesmo espaço — um acervo que guarda a memória de uma das mais importantes expressões da cultura popular do Centro-Oeste.

Para  Guará Freire, filho do saudoso mestre Teodoro Freire e responsável pela Direção Artística do projeto, é uma imensa poder iniciar a segunda edição  do projeto Memória e Educação, levando os  os estudantes das escolas públicas para a sede do Boi de Seu Teodoro, na quadra 15 de Sobrinho, sede no Centro de Tradições Populares.

“Era um grande sonho do mestre Teodoro Freire poder ensinar para as crianças, fazer oficinas, falar sobre os instrumentos, sobre as indumentárias, mostrar o seu legado, os figurinos do Bumba Meu Boi”, diz. “Os brincantes, a família, estamos todos engajados em manter a cultura popular, a tradição. E a gente realiza essa parceria com as escolas públicas, com os estudantes, fazendo oficinas, mantendo as vivências. Realmente passando o que é a cultura popular, o que é a  história do Bumba Meu Boi, com o pai Francisco, mãe Catirina, que grávida desejou comer a língua do boi”, completa.

Leia Também:  Brasília Ambiental realiza audiência pública de empreendimento no Jardim Botânico

Freire ressalta que a intenção do projeto é  divulgar cada vez mais a cultura popular e fazer valer o legado do mestre Teodoro Freire no Distrito Federal.

“Estamos muito felizes em mostrar o brilho, a tradição, os movimentos da dança, para nós é muito satisfatório poder estar ali realizando essa vivência com os alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal”, destaca. “Já recebemos uma escola de São Sebastião, a Escola Classe São Bartolomeu, em dois turnos, e prosseguiremos até março de 2026. No total, atenderemos  24 turmas, uma média de 50 alunos por vistação”, explica.

Patrimônio Cultural e Imaterial- O Boi de Seu Teodoro é reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Distrito Federal, título que reforça a importância dessa manifestação na preservação das tradições afro-brasileiras e na formação cultural das novas gerações.

Sobre o Projeto – O projeto “Memória e Educação” é uma realização do Instituto Alvorada Brasil, com o fomento do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instrumento nº 976064.
A iniciativa promove a integração entre arte, educação e patrimônio imaterial, fortalecendo o legado do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro — símbolo de resistência, criatividade e identidade afro-brasileira.

Ao longo de cinco meses, o projeto, que conta com o apoio da deputada federal Érika Kokay, contempla vivências culturais, apresentações artísticas e ações de educação patrimonial, beneficiando cerca de 2 mil estudantes da rede pública de ensino do DF.

Programação “Memória e Educação”

Leia Também:  Ministro do Turismo visita Brasília Boat Show e anuncia projeto para implantar infraestruturas náuticas em lagos de todo o país

*Outubro *

22/10/2025 – quarta-feira
08h30 às 11h30
13h30 às 16h30
Escola Classe São Bartolomeu – São Sebastião-DF.

28/10/2025 – terça-feira
08h30 às 11h30
Escola Classe Boa Vista – Fercal-DF.

31/10/2025 – sexta-feira
08h30 às 11h30
CEF Dom Bosco – São Sebastião-DF.

Novembro

03/11/2025 – segunda-feira
08h30 às 11h30
Escola Classe Lobeiral – Fercal-DF.

04/11/2025 – terça-feira
08h30 às 11h30
Escola Classe Rua do Mato – Fercal-DF.

05/11/2025 – quarta-feira
13h30 às 16h30
Escola Classe Lobeiral – Fercal-DF.

06/11/2025 – quinta-feira
13h30 às 16h30
Escola Classe Rua do Mato – Fercal-DF.

10/11/2025 – segunda-feira
08h30 às 11h30
CEF Dom Bosco – São Sebastião-DF.

11/11/2025 – terça-feira
08h30 às 11h30
CEF Dom Bosco – São Sebastião-DF.

Dezembro

02/12/2025 – terça-feira
08h30 às 11h30
CEF do Bosque – São Sebastião-DF.

03/12/2025 – quarta-feira
13h30 às 16h30
CEF do Bosque – São Sebastião-DF.

Obs.: Continuação em fevereiro/março de 2026.

Todas as atividades acontecerão na sede do Centro de Tradições Populares. As escolas convidadas levarão seus estudantes ao local para participar das ações culturais.

Serviço:

Projeto “Memória e Educação” leva estudantes de escolas públicas ao Centro de Tradições Populares Boi de Seu Teodoro

📍 Local e endereço: Centro de Tradições Populares Boi de Seu Teodoro
Av. Contorno, Quadra 15, Área Especial nº 02, Sobradinho – DF

De outubro de 2025 a março de 2026 – veja o calendário de atividades

Assessoria de Imprensa: Ísis Dantas
[email protected]

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI