BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Revisão do PDOT abre caminho para condomínios horizontais no DF

Publicado em

FGR anuncia seis novos Jardins após o sucesso do primeiro condomínio lançado em Brasília, totalmente regulamentado

 

A revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) do Distrito Federal acende o sinal verde para a expansão dos condomínios horizontais na capital. A FGR Incorporações, pioneira nesse modelo de moradia com os empreendimentos Jardins, enxerga na proposta em debate neste sábado (28) a oportunidade de replicar em Brasília o sucesso que consolidou Goiânia como referência nacional.

“Nós temos acompanhado e contribuído com este debate em Brasília há vários anos e atuamos, com subsídios técnicos, na elaboração da Lei 1027/2023, que trouxe essa regulamentação dos condomínios horizontais para a capital federal. Somos apoiadores da regulamentação, uma vez que a falta de normas abre caminho para continuidade do crescimento de condomínios ilegais na cidade”, Camila Alcântara, diretora comercial da FGR, incorporadora em Goiás que se especializou na implantação de condomínios horizontais, sendo pioneira na capital goiana neste tipo de moradia, e atualmente possui atuação em nove estados brasileiros e o Distrito Federal.

A minuta do novo PDOT estabelece parâmetros mais claros para novos parcelamentos urbanos. Entre os principais critérios estão a exigência de destinar pelo menos 15% da área total para equipamentos públicos e espaços comunitários, além de determinar um lote mínimo de 125 m², com frente mínima de 5 metros, exceto para casos específicos de regularização social.

A viabilidade desse estilo de moradia já foi comprovada pelo Jardins Genebra, entregue em maio de 2024 para 443 famílias pela FGR Incorporações na região Entre Lagos de Brasília. Trata-se do primeiro condomínio horizontal 100% regularizado de Brasília, com escrituras individuais, infraestrutura completa e alto padrão de construção.

Leia Também:  “O Bem-Amado” chega ao Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama, com Diogo Vilela no papel principal

A localização estratégica também se destaca como um fator decisivo para o sucesso do empreendimento. A recém-inaugurada rodovia DF-456, resultado de uma parceria público-privada diretamente vinculada ao Jardins Genebra, conecta o anel viário DF-001 à DF-250. Com extensão de 5,5 km, a nova via otimiza o fluxo de veículos e diminui significativamente o tempo de deslocamento para o condomínio.

Dados recentes da Brain Inteligência Estratégica revelam que dos 3.348 lotes em doze condomínios horizontais registrados já lançados no Distrito Federal, restam apenas 312 disponíveis, que são menos de 10% do total, indicando forte demanda por esse modelo residencial.

Atenta a essa tendência, a FGR Incorporações já reservou seis milhões de metros quadrados na região Entre Lagos, situada a apenas 15 minutos da Ponte JK, onde planeja lançar seis novos condomínios Jardins. A iniciativa tem respaldo em marcos jurídicos recentes, como o Decreto 46.741/2024 (Reurb) e a Lei Complementar 1.044/2025, que garantem segurança jurídica aos loteamentos fechados.

A audiência pública para debater a revisão do PDOT acontece no próximo dia 28, a partir das 9h, no auditório Lindberg Aziz Cury, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com transmissão ao vivo pelo canal Conexão Seduh no YouTube. Após essa etapa, o texto será analisado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) e, em seguida, encaminhado para votação na Câmara Legislativa.

Leia Também:  Distrito Federal vai receber 20 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções

 

Sobre a FGR Incorporações

Com quase 40 anos de atuação, 44 empreendimentos lançados em nove estados e mais de mil colaboradores, a FGR é pioneira no conceito de condomínios horizontais Jardins desde 1994. A incorporadora mantém o compromisso de promover urbanismo sustentável, seguro e inovador em todo o País.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Novembro no Rolê Cultural do CCBB Brasília: ancestralidade em movimento

Published

on

By

Mês da Consciência Negra guia a programação com histórias, oficinas, desenho ao ar livre e um grande dia de jogos para todas as idades

No mês do Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) e o Rolê Cultural – Educativo CCBB convidam o público a viver a arte como encontro, memória e futuro compartilhado. A programação costura vivências que celebram matrizes africanas e afro-brasileiras, da oralidade quilombola às Abayomi, das canções de África ao jogo como linguagem. E se estende por visitas, oficinas, contações e ações ao ar livre. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site ingressos.ccbb.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB Brasília.

Bebês e suas famílias ganham espaço afetivo com a História Contada para Bebês, que transforma histórias em experiências: As crianças exploram e interagem com os elementos das narrativas, através de peças coloridas com diferentes texturas que convidam ao toque, ao olhar curioso e à escuta.  E na Oficina Sensorial para Bebês – Pequenos Construtores, o público mirim é convidado a criar construções tridimensionais com peças feitas de diferentes madeiras brasileiras. As atividades são gratuitas, a duração é de 30 minutos, a capacidade é para 10 crianças e seus acompanhantes por sessão, sempre na sala do Educativo.

Outra atração é a Oficina de Bonecas Abayomi, uma tradição de matriz africana que transforma retalhos em afeto por meio de amarrações simples. Além de exercitar a criatividade e a coordenação, a proposta apresenta a Abayomi como símbolo de solidariedade, fortalecendo vínculos e valorizando saberes ancestrais. A atividade é gratuita, a duração é de 1 hora, a capacidade é para 20 participantes por sessão, sempre na sala do Educativo.

Quem prefere o traço encontra o Dia de Rolê: Desenho ao Ar Livre, com materiais como lápis e carvão, o público é convidado a explorar diferentes pontos de vista para registrar arquitetura e natureza. Não precisa ter experiência: é uma vivência aberta a todos, unindo expressão, contemplação e diversão. Apenas no dia 16 de novembro, de 13h às 17h, a partir de 11 anos.

A ludicidade toma conta da área externa no Dia de Rolê: Jogo, Arte e Imaginação, com criações que atravessam palavras, imagens e pertencimento. Com jogos diversos, o público pode se divertir para construir, conhecer e criar novas formas de brincar. Apenas no dia 22 de novembro, de 13h às 17h, na área externa, com classificação livre.

Em Rolê Temático – Territórios e Afetos a equipe de mediadores oferece uma visita mediada que propõe um olhar sensível a respeito da arte e da arquitetura do CCBB Brasília. Aos sábados, domingos e feriados, às 15h, o público é convidado a conhecer obras de arte presentes nos prédios do CCBB, para refletir sobre arquitetura, cultura e meio ambiente.

A programação contempla ainda visitas mediadas às exposições e ao teatro, com opção de visitas agendadas, para grupos e com interpretação em LIBRAS, contações de histórias (inclusive musicalizadas), espaços lúdicos com jogos e leitura, oficinas artísticas, atividades sensoriais para bebês e estações interativas de criação. Além das atividades para o público, o programa disponibiliza transporte gratuito para escolas públicas que realizarem agendamento de visitas. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Visitas escolares

O Educativo oferece visitas mediadas para grupos escolares, universitários e instituições por meio de agendamento, de terça-feira a sexta-feira. Há disponibilidade de transporte gratuito para escolas públicas. Antes das visitas, os professores recebem um material educativo, que deixa a experiência ainda mais completa. Conduzidas por educadores do Rolê Cultural, as visitas promovem o diálogo e a troca de saberes, a partir das características de cada grupo. O agendamento é gratuito e pode ser feito pela plataforma Mediato Conecta: conecta.mediato.art.br.

 

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

 

Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.

 

Programação completa:

Rolê na Exposição
Voltada para escolas e grupos, a visita é um convite ao olhar coletivo com escuta, troca e reflexão sobre as obras, os artistas e os conceitos presentes nas exposições. Escolas públicas podem ter transporte gratuito para as visitas.
Data: Terça a sexta-feira: às 9h, 10h, 10h30, 14h, 15h e 19h. Sábados, às 9h. Os horários de 9h, 14h e 15h são duplos, permitindo agendamento de 88 pessoas.
Duração: 1h30
Capacidade: 44 pessoas
Classificação: Livre                
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Agendamento: conecta.mediato.art.br

Leia Também:  "Tô no Cineminha", série internacional de cineconcertos para bebês e crianças de 10 a 12/10 na CAIXA Cultural Brasília

 

Rolê Espontâneo
Aberta ao público e sem necessidade de agendamento, essa atividade acontece de hora em hora e propõe mediações interativas adaptadas às diferentes faixas etárias, promovendo diálogos sensíveis com as exposições em cartaz.
Data: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (de hora em hora)
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre                
Ponto de encontro: Balcão do Educativo

Rolê Temático Territórios e Afetos
Aberta ao público e sem necessidade de agendamento. Visita com foco em arte e arquitetura. No mês do aniversário do CCBB, o Rolê Cultural oferece uma visita às obras de arte e aos jardins do CCBB, para refletir sobre arquitetura, cultura e meio ambiente. Após a visita, os participantes são convidados a interagir com um “mapa afetivo e poético” do Plano Piloto e seu entorno.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 15h

Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre    
Ponto de encontro: Balcão do Educativo

 

Rolê com LIBRAS
Semanalmente os encontros dinâmicos e acessíveis aproximam pessoas surdas e ouvintes por meio da arte e da cultura. A cada edição, o público vivencia uma atividade diferente, como visitas às exposições, jogos teatrais, narrações de histórias ou jogos de mesa, sempre com um intérprete de LIBRAS.
Data: Sextas-feiras, às 16h
Duração: 1h
Capacidade: 25 pessoas
Classificação: Livre                
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Sala do Rolê Cultural

O público encontra dois espaços dedicados à diversão e ao conhecimento.

Espaço Jogos reúne jogos de mesa vindos de diferentes partes do mundo, com propostas que vão dos tradicionais aos contemporâneos, sempre conectados a linguagens artísticas, promovendo experiências lúdicas e criativas.

Já o Espaço Leitura é um ambiente acolhedor, repleto de livros infantis, almofadas e estantes coloridas, que convida as crianças a mergulharem no universo da imaginação e do prazer da leitura.

Data: Terça-feira a domingo, de 9h às 20h30.
Classificação: Livre     
Ponto de encontro: Sala do Educativo

História Contada      

Com trilha sonora ao vivo, Contar e Cantar Histórias de África une música e narrativa para encantar crianças e famílias. Ao som de pandeiro, percussão e violão, um repertório de canções conduz o público por universos da arte e da literatura. A equipe do Rolê Cultural apresenta personagens e histórias da tradição oral de países como Moçambique, Congo e Angola, matrizes que têm forte influência na identidade brasileira. Cada conto é uma experiência em que a música se entrelaça à palavra, despertando imaginação, brincadeira e a escuta de saberes ancestrais.

Data: Sábados, domingos e feriados, às 15h
Duração: 1h
Capacidade: 150 pessoas
Classificação: Livre                 
Ponto de encontro: Área externa, próximo ao Casulo

Visita-espetáculo Uma Coleção de Arte Brasileira

Apresentação teatral em formato de passeio pela Coleção de Arte Banco do Brasil, com cenas e músicas que dialogam com obras de Di Cavalcanti, Djanira, Rubem Valentim, Athos Bulcão e Tomie Ohtake. O público é convidado a observar, interpretar e refletir sobre a presença e significado da arte no cotidiano.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 11h (com retirada de ingressos). Sextas-feiras, 11h, exclusivo para grupos agendados pela plataforma Conecta.
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre                
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Agendamento: conecta.mediato.art.br

Dia de Rolê: Jogo, Arte e Imaginação
Com os artistas do Coletivo Zebra5, o público poderá brincar e conhecer jogos como  Abstratus – Esculturas de Palavras, o lançamento do Jogo da Coleção de Arte BB e Poemas Passageiros. Os participantes são convidados a criar, imaginar e dialogar entre diferentes linguagens da arte. Entre conversas, risos e descobertas, a ludicidade conduz experiências estéticas e simbólicas para todas as idades. Em novembro, o acervo também ganha mais uma novidade, o Jogo das Heroínas, uma criação exclusiva do Educativo que cria narrativas ao combinar cartas ligadas à ancestralidade africana no Brasil, valorizando o protagonismo feminino, a imaginação e o senso de pertencimento.

Data: Apenas no sábado (22/11), de 13h às 17h
Classificação: Livre    

Ponto de encontro: Área externa

Espaço Conexão

O Espaço Conexão é uma estação interativa pensada para estimular a criatividade, a experimentação e o diálogo com os conteúdos das exposições. Nele, o público é convidado a explorar livremente equipamentos lúdicos, como painéis montáveis, quebra-cabeças, mural para intervenção com desenhos e outros dispositivos interativos. Um local de encontro, invenção e troca, onde aprender é brincar e criar.

Leia Também:  Hamburgueiros do DF realizam ação em prol do Rio Grande do Sul

Data: Terça-feira a domingo, de 9h às 20h30
Classificação: livre                
Ponto de encontro: Vão Central

História Contada para Bebês

Para bebês de 0 a 3 anos acompanhados de seus responsáveis, esta contação sensorial transforma histórias em experiência: peças coloridas e com diferentes texturas convidam ao toque, ao olhar curioso e à escuta. As crianças exploram e interagem com os elementos das narrativas. Em novembro, mês da Consciência Negra, os livros selecionados trazem narrativas ligadas ao tema, estimulando imaginação, identidade e pertencimento.

Data: Sábados, domingos e feriados, às 10h
Duração: 30 minutos
Capacidade: 10 crianças + acompanhantes
Classificação: De 0 a 3 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Oficina Sensorial para Bebês – Pequenos Construtores

Pequenos Construtores convida bebês e famílias a criar construções tridimensionais com peças feitas de diferentes madeiras brasileiras. Em um ambiente acolhedor, cores, texturas, formas e aromas despertam a curiosidade e a coordenação, enquanto adultos e crianças exploram e inventam juntos. Uma vivência sensorial e cultural que transforma o brincar em descoberta.

Data: Sábados, domingos e feriados às 10h30
Duração: 30 min
Capacidade: 10 crianças + acompanhantes
Classificação: De 0 a 3 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Oficina Pintura Cores da Terra

Nesta vivência, a força da oralidade quilombola inspira a criação de tintas naturais. Com pigmentos de diferentes terras, os participantes poderão colorir imagens de histórias transmitidas de geração em geração. Um encontro sensorial que articula olhar, escuta e memória com cheiros, texturas e sonoridades ancestrais.

Data: Sábados, domingos e feriados às 14h e 17h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 6 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Oficina de Desenho de Observação – Natureza Morta     
Oficina prática de desenho a partir de composições com objetos. Por meio de exercícios guiados, os participantes exploram observação, proporção, noções de volume e perspectiva, aguçando o olhar para detalhes. Ao longo do processo, cada pessoa é estimulada a imprimir sua própria personalidade nos traços, transformando a observação em criação.

Data: Terça-feira a domingo, às 19h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 8 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Oficina Bonecas Abayomi

Nesta oficina, os participantes aprendem a confeccionar bonecas Abayomi, tradição de matriz africana que transforma retalhos em afeto por meio de amarrações simples. Além de exercitar a criatividade e a coordenação, a proposta apresenta a Abayomi como símbolo de solidariedade, fortalecendo vínculos e valorizando saberes ancestrais.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 13h e 16h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 10 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Dia de Rolê: Desenho ao Ar Livre

Venha desenhar as paisagens do CCBB! Em um espaço preparado pelo Rolê Cultural, com materiais como lápis e carvão, o público é convidado a explorar diferentes pontos de vista para registrar arquitetura e natureza. Não precisa ter experiência: é uma vivência aberta a todos, unindo expressão, contemplação e diversão.

Data: Apenas no domingo (16/11), de 13h às 17h
Classificação: A partir de 11 anos

Ponto de encontro: Área externa

Rolê no Teatro e Rolê no Cinema
Escolas e demais instituições podem agendar um passeio cultural ao teatro e ao cinema acompanhadas de mediadores.

Data: conforme programação do CCBB. Confira o evento disponível em conecta.mediato.art.br

Duração: 1h

Capacidade: conforme espaço e evento em cartaz

Classificação: conforme a classificação de cada evento em cartaz
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Agendamento e programação: conecta.mediato.art.br

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.

Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

 

Serviço:

Rolê Cultural – Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Programação completa em ccbb.com.br/brasilia/programacao/ccbb-educativo 

Ingressos: ingressos.ccbb.com.br     
Agendamento para grupos e escolas: conecta.mediato.art.br

Acesso: gratuito

Classificação Indicativa: livre

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI